Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5197
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero e poder na consolidação da Dinastia de Avis: os modelos e contramodelos de reis e rainhas na crónica de D. João I (1383-1438)
Título(s) alternativo(s): Gender and power in the consolidation of the Avis Dynasty: the models and counter-models of kings and queens in the chronicle of King João I (1383-1438)
Autor: PEREIRA, Camila Rabelo 
Primeiro orientador: ZIERER, Adriana Maria de Souza
Primeiro membro da banca: ZIERER, Adriana Maria de Souza
Segundo membro da banca: BACCEGA, Marcus Vinicius de Abreu
Terceiro membro da banca: ABRANTES, Elizabeth Sousa
Resumo: Realizamos nesta pesquisa uma análise das relações de gênero e poder entre 1383 a 1438, a partir do discurso presente na Crónica de D. João I, em que o autor Fernão Lopes buscou legitimar a dinastia avisina. O Movimento de Avis em Portugal (1383-1385) possibilitou a ascensão de uma nova dinastia que desenvolveu um discurso político apologético e legitimador acerca do seu lugar social. Nesse contexto a narrativa tinha como objetivo validar o domínio avisino, para isso o cronista habilmente utilizou-se de aspectos culturais já existentes no reino português na tentativa de forjar uma identidade coletiva. Além do relato, também usamos a hagiografia Milagres Medievais, numa colectânea mariana alcobacense, pois os padrões sociais que caracterizam o feminino e o masculino estabelecidos na crônica, são pautados na doutrina cristã da Idade Média. O autor da cronística histórica atribui características aos personagens distinguindo a diferença entre os sexos, e de acordo com as relações que eles mantinham através dos interesses políticos. Os reis e as rainhas foram usados como modelos de comportamento para as mulheres e os homens que participavam da corte lusa.
Abstract: Realizamos en esta investigación un análisis de las relaciones de género y poder entre 1383 y 1438, a partir del discurso presente en la Crónica de D. João I, en el que el autor Fernão Lopes buscó legitimar la dinastía aviar. El Movimiento Avis en Portugal (1383-1385) permitió el surgimiento de una nueva dinastía que desarrolló un discurso político de disculpa y legitimación sobre su lugar social. En este contexto, la narración tenía como objetivo validar el dominio aviar, para esto el cronista utilizó hábilmente aspectos culturales que ya existían en el reino portugués en un intento de forjar una identidad colectiva. Además del informe, también utilizamos la hagiografía Milagros medievales, en una colección mariana de Alcobacia, porque los patrones sociales que caracterizan lo femenino y lo masculino establecidos en la crónica se basan en la doctrina cristiana de la Edad Media. El autor de la crónica histórica atribuye características a los personajes al distinguir la diferencia entre los sexos y de acuerdo con las relaciones que mantuvieron a través de los intereses políticos. Los reyes y las reinas se utilizaron como modelos a seguir para las mujeres y los hombres que participaron en la corte portuguesa.
Palavras-chave: gênero;
literatura;
Movimento de Avis;
poder;
Portugal.
Avis Mover;
género;
la literatura;
poder;
Portugal.
Área(s) do CNPq: Análise Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: PEREIRA, Camila Rabelo. Gênero e poder na consolidação da Dinastia de Avis: os modelos e contramodelos de reis e rainhas na crónica de D. João I (1383-1438). 2019. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5197
Data de defesa: 26-Jul-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILARABELOPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado1,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.