Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDINIZ, Natália Viana-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3339830536123153por
dc.contributor.advisor1CUNHA, Darliane Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993324017321694por
dc.contributor.advisor-co1PORTE, Marcelo de Santana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937619771449775por
dc.contributor.referee1CUNHA, Darliane Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993324017321694por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Clóvis Bôsco Mendonça-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316397090000por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Newton Narciso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2964542703674339por
dc.date.accessioned2024-03-13T12:12:36Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationDINIZ, Natália Viana. A evidenciação dos objetivos de desenvolvimento sustentável: um estudo nos portos e terminais portuários brasileiros. 2023. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5194-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a evidenciação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos relatórios publicados pelos portos e terminais portuários brasileiros com maiores movimentações de carga. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, onde inicialmente identificou-se os portos e terminais portuários brasileiros com maiores movimentações de carga e a publicidade de relatórios não financeiros pelas autoridades portuárias e empresas possuidoras dos terminais portuários. Em seguida foi realizada uma análise qualitativa, por meio de uma revisão sistemática de literatura, dos ODS mais abordados pelo setor portuário e pela indústria marítima na literatura científica, assim como, uma análise quantitativa, sobre as tendências de publicações, a partir de um estudo bibliométrico. Por último foi realizada uma análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade, integrado e anual publicados pelos portos e terminais portuários selecionados, para identificação das principais práticas sustentáveis alinhadas aos ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura), 13 (ação contra a mudança global do clima) e 14 (vida na água). Os resultados do estudo ressaltaram o direcionamento do setor portuário brasileiro em desenvolver mecanismos sustentáveis intermediados por tecnologias, como radares e câmeras, assim como, incentivar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, reforçando o compromisso com o ODS 9. Do mesmo modo, destacou-se iniciativas que promovem a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), operações mais eficientes e que auxiliam a transição energética, destacando também o comprometimento do setor com o ODS 13. Entretanto, observou-se um reduzido quantitativo de práticas voltadas para o ODS 14, relacionado a vida na água, mesmo sendo esse ODS um dos mais alinhados ao core business portuário, ressaltando-se os programas de monitoramento. Conclui-se que os resultados dessa pesquisa fornecem as principais práticas sustentáveis alinhadas aos ODS 9, 13 e 14 aplicadas pelos portos e terminais portuários brasileiros, fomentando o debate sobre sustentabilidade portuária e reforçando a importância da aplicação dos ODS como um instrumento para o alcance de uma sociedade econômica e socialmente sustentável.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the disclosure of the Sustainable Development Goals in the reports published by the Brazilian ports and port terminals with the highest cargo throughput. This is an exploratory and descriptive study, which initially identified the Brazilian ports and port terminals with the highest cargo throughput and the publication of non-financial reports by the port authorities and the companies that own the port terminals. This was followed by a qualitative analysis, through a systematic literature review, of the SDGs most addressed by the port sector and the maritime industry in the scientific literature, as well as a quantitative analysis of publication trends, based on a bibliometric study. Finally, a content analysis was carried out of the integrated and annual sustainability reports published by the selected ports and port terminals, to identify the main sustainable practices aligned with SDG 9 (industry, innovation and infrastructure), 13 (action against global climate change) and 14 (life on the water). The results of the study highlighted the direction of the Brazilian port sector in developing sustainable mechanisms mediated by technologies such as radars and cameras, as well as encouraging investment in research and development, reinforcing the commitment to SDG 9. Likewise, initiatives that promote the reduction of greenhouse gas (GHG) emissions, more efficient operations and that help with the energy transition were highlighted, as well as the sector's commitment to SDG 13. However, a small number of practices focused on SDG 14, related to life on the water, were observed, even though this SDG is one of the most aligned with the port's core business, with monitoring programs standing out. It is concluded that the results of this research provide the main sustainable practices aligned with SDGs 9, 13 and 14 applied by Brazilian ports and port terminals, fostering the debate on port sustainability and reinforcing the importance of applying the SDGs as an instrument for achieving an economically and socially sustainable society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-03-13T12:12:36Z No. of bitstreams: 1 NATÁLIAVIANADINIZ.pdf: 1335031 bytes, checksum: 356cee7f9bfcf467763f1ce24fbeff75 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-13T12:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NATÁLIAVIANADINIZ.pdf: 1335031 bytes, checksum: 356cee7f9bfcf467763f1ce24fbeff75 (MD5) Previous issue date: 2023-12-21eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.description.sponsorshipEMAPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentável;por
dc.subjectsetor portuário brasileiro;por
dc.subjectpráticas sustentáveis;por
dc.subjecttecnologias;por
dc.subjecttransição energética.por
dc.subjectSustainable Development Goals;eng
dc.subjectBrazilian port sector;eng
dc.subjectsustainable practices;eng
dc.subjectechnologies;eng
dc.subjecttenergy transition.eng
dc.subject.cnpqConservação da Naturezapor
dc.subject.cnpqPortopor
dc.subject.cnpqEngenhariaspor
dc.titleA evidenciação dos objetivos de desenvolvimento sustentável: um estudo nos portos e terminais portuários brasileirospor
dc.title.alternativeThe disclosure of sustainable development objectives: a study of Brazilian ports and port terminalseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATÁLIAVIANADINIZ.pdfDissertação de Mestrado1,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.