Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5184
Tipo do documento: Dissertação
Título: Esta é a “minha” escola? Representações Sociais de jovens do Ensino Médio sobre o pertencimento à instituição escolar
Título(s) alternativo(s): Is this "my" school? Social representations of high school students about belonging to the school institution
Autor: DINIZ, Marina Murphy 
Primeiro orientador: BONFIM, Maria Núbia Barbosa
Primeiro membro da banca: BONFIM, Maria Núbia Barbosa
Segundo membro da banca: PORTELA, Edinólia Lima
Terceiro membro da banca: JESUS, Dourivan Câmara Silva de
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA), partiu das seguintes questões norteadoras: como os estudantes veem a escola e se veem nela? Sentem que pertencem a essa instituição? O objetivo do estudo se constituiu em compreender as representações sociais de estudantes de duas escolas públicas de Ensino Médio de São Luís sobre o pertencimento escolar, e os objetivos específicos discutir como se constitui o papel da escola na construção identitária, em especial na adolescência; identificar a relação entre o pertencimento, a identidade e a escolarização dos estudantes e, por fim, analisar as categorias centrais que dão sentido ao vínculo do estudante com a escola, a partir da fala dos próprios alunos. No desenvolvimento do estudo, discutiu o papel da escola na construção identitária, identificou a relação entre pertencimento, identidade e escolarização e analisou as categorias centrais que dão sentido ao vínculo do discente com a escola. A discussão teórica inicia com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012, 2015; JODELET, 2008; JOVCHELOVITCH, 1995, OLIVEIRA, 2004; SÁ 1995; GUARESCHI, 1995), passa a discutir a relação entre representações sociais, identidade e pertencimento (DUVEEN, 1995, 1998; DESCHAMPS; MOLINER, 2009; CIAMPA, 1984; JODELET, 1998), a fim de compreender o lugar do pertencimento nessas relações para, em seguida, discutir as representações sociais e a escola (ARRUDA, 1998; SÁ; ARRUDA, 2000; SOUSA, 2002; ALVES-MAZZOTTI, 2008). Para delinear quem são os estudantes que escutamos, buscamos as referências teóricas de Berger; Luckmann (2004), Ariès (1975), Coutinho (2009), Saviani (2019) e Freire (2018), bem como indicamos a diversidade de juventudes que existe no Brasil e na cidade de São Luís a partir de pesquisas nacionais e locais, enfatizando marcadores que caracterizam esses jovens, como raça, classe, gênero, sexualidade, local de moradia e acesso à tecnologia. Para alcançar os objetivos estabelecidos, a pesquisa foi realizada de forma exploratória e qualitativa. Os campos de estudo foram delineados a partir da colaboração dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar, e os dados obtidos por meio da aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, através da plataforma Google Forms, no primeiro semestre de 2022, com 89 estudantes. A partir das respostas, foram depreendidas onze dimensões de análise, organizadas em: representações prévias sobre a escola, significados sobre ser estudante, as relações com o outro (colegas e professores), significados atribuídos à escola e sentidos sobre o pertencimento escolar. Foi possível depreender que as representações sobre o Liceu Maranhense estão ancoradas na tradição histórica da escola, enquanto no Centro de Ensino Santa Teresa vinculadas à sua territorialidade e ligação com as pessoas que lá estão. A avaliação sobre si enquanto discente e da relação com professores e colegas é positiva, o que é demonstrado pela facilidade para falar sobre essas questões. Os significados da escola apontam para representações ancoradas nos relacionamentos interpessoais, enquanto o pertencimento em si indica uma objetivação atrelada ao acolhimento, sem esquecer da importância da dimensão pedagógica. Por fim, são também significativos os silêncios e ausências presentes na pesquisa, que nos suscitam reflexões e inquietam sobre a necessidade de nos questionarmos sobre os impactos do não pertencimento ao ambiente escolar e as consequências da pandemia para esses estudantes.
Abstract: The present research, developed within the scope of the Graduate Program in Education at the Federal University of Maranhão (PPGE-UFMA), was guided by the following questions: How do students perceive the school and their place within it? Do they feel a sense of belonging to this institution? The objective of the study was to understand the social representations of students from two public high schools in São Luís regarding school belonging. The specific objectives were to discuss the role of the school in identity construction, particularly during adolescence; to identify the relationship between belonging, identity, and student schooling; and finally, to analyze the central categories that give meaning to the student's connection to the school based on the students' own voices. In the development of the study, the role of the school in identity construction was discussed, the relationship between belonging, identity, and schooling was identified, and the central categories that give meaning to the student's connection to the school were analyzed. The theoretical discussion begins with the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2012, 2015; JODELET, 2008; JOVCHELOVITCH, 1995, OLIVEIRA, 2004; SÁ 1995; GUARESCHI, 1995), then moves on to discuss the relationship between social representations, identity, and belonging (DUVEEN, 1995, 1998; DESCHAMPS; MOLINER, 2009; CIAMPA, 1984; JODELET, 1998), in order to understand the place of belonging in these relationships, and subsequently discusses social representations and the school (ARRUDA, 1998; SÁ; ARRUDA, 2000; SOUSA, 2002; ALVES-MAZZOTTI, 2008). To delineate who the students we listened to are, we drew on theoretical references from Berger; Luckmann (2004), Ariès (1975), Coutinho (2009), Saviani (2019), Freire (2018), and indicated the diversity of youth that exists in Brazil and in the city of São Luís based on national and local research, emphasizing markers that characterize these young people, such as race, class, gender, sexuality, place of residence, and access to technology. To achieve the established objectives, the research was conducted in an exploratory and qualitative manner. The fields of study were delineated based on the collaboration of the subjects involved in daily school life, and the data were obtained through the application of a questionnaire with open and closed questions using the Google Forms platform in the first semester of 2022, with 89 students. From the responses, eleven dimensions of analysis were inferred, organized into: previous representations about the school, meanings of being a student, relationships with others (peers and teachers), meanings attributed to the school, and senses of school belonging. It was possible to infer that the representations of Liceu Maranhense are anchored in the school's historical tradition, while at Centro de Ensino Santa Teresa, they are linked to its territoriality and connection with the people there. The self-evaluation as a student and the evaluation of the relationship with teachers and peers are positive, as demonstrated by the ease of discussing these issues. The meanings of the school point to representations anchored in interpersonal relationships, while belonging itself indicates an objectification linked to hospitality, without forgetting the importance of the pedagogical dimension. Finally, the silences and absences present in the research are also significant, prompting reflections and raising concerns about the need to question the impacts of non-belong
Palavras-chave: Ensino Médio;
representações sociais;
pertencimento;
high school;
social representations;
belonging.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: DINIZ, Marina Murphy. Esta é a “minha” escola? Representações Sociais de jovens do Ensino Médio sobre o pertencimento à instituição escolar. 2023. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5184
Data de defesa: 10-Mai-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARINAMURPHYDINIZ.pdfDissertação de Mestrado1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.