Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5180
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação da Educação Profissional com o Ensino Médio Integrado: do conteúdo das reformas às vozes dos sujeitos
Título(s) alternativo(s): The relationship between Vocational Education and Integrated High School: from the content of the reforms to the voices of the subjects
Autor: MOREIRA, Vagner de Almeida 
Primeiro orientador: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Segundo membro da banca: CARDOZO, Maria José Pires Barros
Terceiro membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Quarto membro da banca: CARDOZO, Lélia Cristina Silveira de Moraes
Resumo: A presente dissertação faz parte da linha de pesquisa História, Políticas Educacionais e Formação Humana, tendo como objeto de estudo a Educação Profissional na modalidade integrada ao Ensino Médio em sua oferta presencial. O estudo orientou-se pela problemática sobre a causas que levam a não identidade dos alunos com as práticas de formação que orientam a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional. A partir desta questão, o tema foi delimitado na compreensão de como a educação profissional vem sendo articulado com o ensino médio na modalidade de ensino integrado, identificando as causas que levam o distanciamento dos alunos. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa que tem seu caminho metodológico orientado pelas bases do Materialismo Histórico Dialético que foi complementado pela Análise do Conteúdo na categorização das entrevistas. Definimos como objetivo geral: analisar as causas que levam a não identificação dos alunos com a formação da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, com o estudo de campo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão campus Barra do Corda – IFMA BDC. Utilizamos como referencial teórico para esta pesquisa Manacorda (2017), Manfredi (2016), Marx (2012), Bardin (2020), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), Kuenzer (2020), Mészáros (2008), Caires e Oliveira (2016), entre outros autores que nos deram suporte teórico para a realização deste trabalho. A entrevista aplicada foi do tipo semiestruturada e contou com a participação de 02 discentes do 2° ano, 03 discentes do 3° ano, 2 discentes egressos e 04 docentes (sendo 3 docentes do ensino técnico integrado do curso de edificações e um docente de disciplina do nível médio regular). A pesquisa demonstrou que as causas que levam a não identificação dos alunos à essa modalidade de ensino são: A construção histórica sobre a Educação Profissional que perpetua as concepções de uma educação voltada para o mercado de trabalho ignorando os aspectos ontológicos; a falta de integração entre os componentes curriculares propedêuticos com os técnicos resultando em uma grande demanda de atividades aos alunos requerendo mais tempo de estudo; as novas faces do neoliberalismo que não consegue ofertar mercado de trabalho aos técnicos fazendo com que os alunos não criem expectativas em atuar na sua formação; falta de interesse pelo curso técnico, visto que os alunos se matriculam buscando a qualidade do ensino propedêutico almejando a entrada na graduação em área distinta do curso técnico; a influência externa visto que muitos alunos se matricularam na instituição por influência de familiares e a falta de leitura e dialogo dos docentes sobre as concepções do ensino integrado conforme o Projeto Político Pedagógico.
Abstract: La presente dissertación hace parte de la línea de investigación en Historia, Políticas Educativas y Formación Humana, teniendo como objeto de estudio la Educación Profesional en la modalidad integrada con la Educación Secundaria en su oferta presencial. El estudio se orientó por la problemática de las causas que llevan a no identificación de los estudiantes con las prácticas de formación que guían la integración de la Educación Secundaria con la Educación Profesional. A partir de esta cuestión, el tema se delimitó en la comprensión de cómo la educación profesional se ha articulado con la educación secundaria en la modalidad de enseñanza integrada, identificando las causas que generan el distanciamiento de los estudiantes. Esta es una investigación de naturaleza cualitativa que tiene su camino metodológico orientado por las bases del Materialismo Histórico Dialéctico, complementado por el Análisis de Contenido en la categorización de las entrevistas. Definimos como objetivo general: analizar las causas que llevan a la no identificación de los alumnos con la formación de la Educación Profesional integrada a la Educación Secundaria, con el estudio de campo en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Maranhão campus Barra do Corda – IFMA BDC. Utilizamos como referencial teórico para esta investigación a Manacorda (2017), Manfredi (2016), Marx (2012), Bardin (2020), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), Kuenzer (2020), Mészáros (2008), Caires e Oliveira (2016), entre otros autores que nos dieron soporte teórico para la realización de este trabajo. La entrevista aplicada fue del tipo semiestructurada y contó con la participación de 02 estudiantes del 2° año, 03 estudiantes del 3° año, 2 estudiantes egresados y 04 docentes (siendo 3 docentes de la enseñanza técnica integrada del curso de edificaciones y un docente de disciplina del nivel medio regular). La investigación demostró que las causas que llevan a la no identificación de los alumnos con esta modalidad de enseñanza son: la construcción histórica sobre la Educación Profesional que perpetúa las concepciones de una educación orientada al mercado laboral, ignorando los aspectos ontológicos; la falta de integración entre los componentes curriculares propedéuticos y los técnicos, resultando en una gran demanda de actividades para los alumnos que requieren más tiempo de estudio; las nuevas caras del neoliberalismo que no logra ofrecer mercado laboral a los técnicos, haciendo que los alumnos no creen expectativas de trabajar en su formación; falta de interés en el curso técnico, ya que los alumnos se matriculan buscando la calidad de la enseñanza propedéutica, aspirando a ingresar a la universidad en una área distinta al curso técnico; la influencia externa, ya que muchos alumnos se matricularon en la institución por influencia de familiares y la falta de lectura y diálogo de los docentes sobre las concepciones de la enseñanza integrada conforme al Proyecto Político Pedagógico.
Palavras-chave: Educação Profissional;
Ensino Médio Integrado.
Trabalho;
Currículo.
Educación Profesional;
Educación Secundaria Integrada;
Trabajo;
Currículo.
Área(s) do CNPq: Ensino Profissionalizante
Currículo
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: MOREIRA, Vagner de Almeida. A relação da Educação Profissional com o Ensino Médio Integrado: do conteúdo das reformas às vozes dos sujeitos. 2024. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5180
Data de defesa: 9-Jan-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAGNERDEALMEIDAMOREIRA.pdfDissertação de Mestrado3,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.