Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, William Danilo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978993763333990por
dc.contributor.advisor1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee2SILVA NETO, Manoel Januário da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869069020062706por
dc.contributor.referee3SILVA, Éder Nascimento-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122802210339152por
dc.date.accessioned2024-02-29T11:24:41Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationSILVA, William Danilo da. Ensino de astronomia básica para estudantes da EJA. 2023. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5166-
dc.description.resumoO processo de ensino e aprendizagem, no contexto do ensino de Ciências, em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi abordado neste trabalho, o que objetivou discutir em que medida as metodologias empregadas, junto aos estudantes, vêm sendo (ou não) exitosas; objetivou-se, ainda, analisar, a partir das respostas dos participantes, a qualidade do material utilizado durante as aulas, da disciplina. Para tanto, tomou-se, como metodologia, a pesquisa ação, em uma perspectiva, onde, além de coletar os dados para resolução do problema, realizou- se uma aproximação com os participantes, estudantes da EJA, aplicando como instrumentos de pesquisa, questionários, a fim de aferir seu grau de conhecimento com o tema Astronomia. As respostas foram, então, discutidas à luz de estudos como os de Dittz (2021), Ferroni (2007), Quintanilha (2021), Silva (2019), entre outros, além de promover-se oito encontros, nos quais foram trabalhadas temáticas inerentes ao tema, das quais se construiu o produto Educacional Ensino de Astronomia Básica para estudantes do EJA. Concluiu-se que como integrante do currículo da escola básica, a disciplina Ciências deve ser trabalhada em uma perspectiva de significação, selecionando cuidadosamente temas como a Astronomia, em consonância com uma escolha adequada de materiais didáticos que possibilitem, aos estudantes, fazer a articulação necessária entre os conteúdos trabalhados e os aspectos do cotidiano.por
dc.description.abstractThe teaching and learning process, in the context of Science teaching, in Youth and Adult Education (YAE) classes, was addressed in this work, which aimed to discuss to what extent the methodologies applied with students, have been (or not) successful; Its aim was also to analyze, based on the participants' responses, the quality of the material used during classes in this subject. To this end, action research was taken as a methodology, from a perspective, where, in addition to collecting data to solve the problem, an approach was made with the participants, YAE students, applying questionnaires, and in order to assess their level of knowledge on the topic of Astronomy. The responses were then discussed in the light of studies such as those by Dittz (2021), Ferroni (2007), Quintanilha (2021), Silva (2019), among others, in addition to promoting eight meetings, which themes were worked based on the topic, and the product was constructed, an Educational BasicTeach to EJA students. It was concluded that, as part of the basic school curriculum, the subject Science must be worked from a perspective of meaning, selecting carefully themes such as Astronomy, in line with an adequate choice of teaching materials that enable students to make the necessary articulation between the contents worked on and everyday aspects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-02-29T11:24:41Z No. of bitstreams: 1 WILLIAMDANILODASILVA.pdf: 15021312 bytes, checksum: 6003429ddfcdbc347c02179cb67331f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-29T11:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WILLIAMDANILODASILVA.pdf: 15021312 bytes, checksum: 6003429ddfcdbc347c02179cb67331f3 (MD5) Previous issue date: 2023-12-04eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA);por
dc.subjectciências;por
dc.subjectmetodologia;por
dc.subjectrecursos didáticos.por
dc.subjectYouth and Adult Education (YAE);eng
dc.subjectscience;eng
dc.subjectmethodology;eng
dc.subjectdidactic resources.eng
dc.subject.cnpqEducação de Adultospor
dc.subject.cnpqAstronomiapor
dc.titleEnsino de astronomia básica para estudantes da EJApor
dc.title.alternativeTeaching basic astronomy to EJA studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAMDANILODASILVA.pdfDissertação de Mestrado14,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.