Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5166
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de astronomia básica para estudantes da EJA
Título(s) alternativo(s): Teaching basic astronomy to EJA students
Autor: SILVA, William Danilo da 
Primeiro orientador: DINIZ, Eduardo Moraes
Primeiro membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Segundo membro da banca: SILVA NETO, Manoel Januário da
Terceiro membro da banca: SILVA, Éder Nascimento
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem, no contexto do ensino de Ciências, em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi abordado neste trabalho, o que objetivou discutir em que medida as metodologias empregadas, junto aos estudantes, vêm sendo (ou não) exitosas; objetivou-se, ainda, analisar, a partir das respostas dos participantes, a qualidade do material utilizado durante as aulas, da disciplina. Para tanto, tomou-se, como metodologia, a pesquisa ação, em uma perspectiva, onde, além de coletar os dados para resolução do problema, realizou- se uma aproximação com os participantes, estudantes da EJA, aplicando como instrumentos de pesquisa, questionários, a fim de aferir seu grau de conhecimento com o tema Astronomia. As respostas foram, então, discutidas à luz de estudos como os de Dittz (2021), Ferroni (2007), Quintanilha (2021), Silva (2019), entre outros, além de promover-se oito encontros, nos quais foram trabalhadas temáticas inerentes ao tema, das quais se construiu o produto Educacional Ensino de Astronomia Básica para estudantes do EJA. Concluiu-se que como integrante do currículo da escola básica, a disciplina Ciências deve ser trabalhada em uma perspectiva de significação, selecionando cuidadosamente temas como a Astronomia, em consonância com uma escolha adequada de materiais didáticos que possibilitem, aos estudantes, fazer a articulação necessária entre os conteúdos trabalhados e os aspectos do cotidiano.
Abstract: The teaching and learning process, in the context of Science teaching, in Youth and Adult Education (YAE) classes, was addressed in this work, which aimed to discuss to what extent the methodologies applied with students, have been (or not) successful; Its aim was also to analyze, based on the participants' responses, the quality of the material used during classes in this subject. To this end, action research was taken as a methodology, from a perspective, where, in addition to collecting data to solve the problem, an approach was made with the participants, YAE students, applying questionnaires, and in order to assess their level of knowledge on the topic of Astronomy. The responses were then discussed in the light of studies such as those by Dittz (2021), Ferroni (2007), Quintanilha (2021), Silva (2019), among others, in addition to promoting eight meetings, which themes were worked based on the topic, and the product was constructed, an Educational BasicTeach to EJA students. It was concluded that, as part of the basic school curriculum, the subject Science must be worked from a perspective of meaning, selecting carefully themes such as Astronomy, in line with an adequate choice of teaching materials that enable students to make the necessary articulation between the contents worked on and everyday aspects.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA);
ciências;
metodologia;
recursos didáticos.
Youth and Adult Education (YAE);
science;
methodology;
didactic resources.
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Astronomia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SILVA, William Danilo da. Ensino de astronomia básica para estudantes da EJA. 2023. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5166
Data de defesa: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAMDANILODASILVA.pdfDissertação de Mestrado14,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.