Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5160
Tipo do documento: Tese
Título: Formação profissional em serviço social sob as reformas neoliberais da educação superior no Brasil: tendências entre a formação por competência e a formação humano-genérica
Título(s) alternativo(s): Professional training in social work under the neoliberal reforms of higher education in Brazil: trends between competence-based training and human-generic training
Autor: TORREÃO, Marlene Corrêa 
Primeiro orientador: ABREU, Marina Maciel
Primeiro membro da banca: ABREU, Marina Maciel
Segundo membro da banca: CARNEIRO, Annova Miriam Ferreira
Terceiro membro da banca: CARDOSO, Franci Gomes
Quarto membro da banca: SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos
Quinto membro da banca: BRANDÃO, Selma Maria Silva de Oliveira
Resumo: Estudo sobre a formação profissional em Serviço Social, demarcada no confronto entre a sustentação do projeto pedagógico-crítico preconizado pela ABESS/1996 e o projeto neoliberal da educação superior no Brasil no atual contexto de crise do capital. Procura captar o nexo orgânico entre trabalho, educação e formação, particularizado no movimento de recomposição e sustentação da hegemonia do capital, que materializadas na reestruturação do processo de produção e de trabalho e nas políticas de ajuste neoliberais imprimem novos conteúdos aos processos formativos, colocando a necessidade de (re) adequações dos sistemas educacionais. Desenvolve a ideia de que a educação como expressão da práxis social, apresenta-se erigida no âmbito da luta de classe, figurada em projetos antagônicos vinculados aos projetos societários em permanente confronto. Analisa que a atual reestruturação da produção e do trabalho implementada pelo capital, requisita um novo perfil de trabalhador compatível à chamada cultura da qualidade total, portanto, polivalente, flexível, que pressiona os sistemas educacionais à formação deste homem de novo tipo. Nesse quadro, os pressupostos da formação assentam-se nos parâmetros, postos pela ideologia da competência. Entretanto, nas contradições da crise de hegemonia na atualidade, destaca um projeto de educação orientado pela necessidade histórica da emancipação da classe trabalhadora – base da emancipação da humanidade – ao qual se vincula a construção de uma formação profissional humano-genérica. O Serviço Social pela função educativa que exerce na sociedade se vincula contraditoriamente à formação da cultura na luta de hegemonias políticas, é permanentemente desafiado a contribuir no processo de unificação da teoria e prática como devir histórico (GRAMSCI, 1999) nas condições objetivas de sua inserção nas relações sociais, na perspectiva dos interesses das classes subalternas. Problematiza que a formação profissional em Serviço Social inserida nesta totalidade, é fortemente impactada, particularmente com o avanço da formação na modalidade à distância, que objetivada como tendência predominante no ensino superior, desconfigura e rebaixa a qualidade da formação pretendida na direção das Diretrizes Curriculares da ABESS/1996 no âmbito do projeto ético-político profissional. Por fim, com base na particularidade da formação profissional no Maranhão analisa que as reformas neoliberais para a educação superior acirram no Serviço Social as contradições do processo de formação refletidas nas tensões entre duas diretrizes curriculares: ABEPSS/1996 e CNE/2002, e assim, tensionam esse processo entre a materialização da formação por competência com o retorno da formação pragmática-instrumental e a formação humano-genérica, vinculada à organização de uma nova cultura, no movimento de constituição da classe subalterna como força hegemônica - que supõe a unificação da teoria e prática, como devir histórico.
Abstract: Research based on professional formation in Social Services, operated between the support of the pedagogical-critical project recommended by ABESS/1996 and the neoliberal project of higher education in Brazil in the current context of capital crisis. It seeks to capture the organic nexus between work, education and training, particularized in the movement to recompose and sustain the hegemony of capital, which, materialized in the restructuring of the production and work process and in neoliberal adjustment policies, imprint new contents on the formative processes, posing the need for (re)adjustments of educational systems. It develops the idea that education, as an expression of social praxis, is established in the context of the class struggle, figured in antagonistic projects linked to societal projects in permanent confrontation. It analyzes that the current restructuring of production and work implemented by capital, requiring a new profile of employee compatible with the so-called culture of total quality, therefore, polished, flexible, which pressures the educational systems to form this new type of man. In this context, the assumptions of training are based on the parameters, set by the ideology of competence. However, in the contradictions of the current crisis of hegemony, it highlights an education project guided by the historical need for the emancipation of the working class – the basis of the emancipation of humanity – to which the construction of a human-generic professional training is linked. Social Services, due to the educational function it plays in society, is contradictorily linked to the formation of culture in the struggle for political hegemonies, it is permanently challenged to contribute to the process of unification of theory and practice as a historical becoming (GRAMSCI, 1999) in the objective conditions of its insertion in social relations, from the perspective of the interests of the subaltern classes. It problematizes that the professional training in Social Services inserted in this totality, is strongly impacted, particularly with the advance of training in the distance modality, which objectified as a predominant trend in higher education, misconfigures and lowers the quality of the intended training in the direction of the Curricular Guidelines of ABESS/1996 within the scope of the professional ethical-political project. Finally, based on the particularity of professional training in Maranhão, it analyzes that the neoliberal reforms for higher education intensifying Social Services’ contradictions of the training process reflected in the tensions between two curricular guidelines: ABEPSS/1996 and CNE/2002, and thus, tensioning this process between the materialization of training by competence with the return of pragmatic- instrumental training and human-generic training, linked to the organization of a new culture, in the movement of constitution of the subaltern class as a hegemonic force - which supposes the unification of theory and practice, as a historical becoming.
Palavras-chave: Reformas Neoliberais; .
Projetos Educacionais em Confronto;
formação profissional em serviço social;
formação por competência;
formação humano-genérica.
Neoliberal Reforms;
Confrontational Educational Projects;
professional formation in social services;
competency-based training;
human-generic formation.
Área(s) do CNPq: Serviço Social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSO
Citação: TORREÃO, Marlene Corrêa. Formação profissional em serviço social sob as reformas neoliberais da educação superior no Brasil: tendências entre a formação por competência e a formação humano-genérica. 2024. 216 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5160
Data de defesa: 22-Jan-2024
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLENECORRÊATORREÃO.pdfTese de Doutorado2,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.