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Tipo do documento: Dissertação
Título: Caretas e máscaras: design em correspondências com os materiais no artesanato da Costa Rica e do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Grimaces and masks: design in correspondence with materials in the crafts of Costa Rica and Maranhão
Autor: ALPÍZAR, Gloriana Solís 
Primeiro orientador: NORONHA, Raquel Gomes
Primeiro membro da banca: NORONHA, Raquel Gomes
Segundo membro da banca: SANTOS, Denilson Moreira
Terceiro membro da banca: CARDOSO, Letícia Conceição Martins
Quarto membro da banca: GONZÁLEZ, Mercedes Martínez
Resumo: Nesta pesquisa aborda-se o uso dos materiais como parte imprescindível na prática do design, sendo estes a forma em que os designers passam as suas ideias do mundo intangível ao mundo tangível da produção. Busca-se responder a pergunta: o que podemos aprender com os processos criativos de artesãos de máscaras e caretas, entre os Borucas da Costa Rica, e um mestre maranhense de caretas de Cazumba, sobre o uso qualitativo dos materiais no campo do design? Inclui-se a participação e o fluxo dos materiais de forma física e simbólica dentro da sociedade. Além disto, mostra-se, por meio de relações de correspondência, o encontro entre designers e artesãos, entre o Maranhão e Costa Rica, através do tema do fazer caretas e máscaras, assim como os processos criativos e produtivos que incluem cada uma destas. Mediante diferentes teorias e análises se expõe a inferência da criatividade, a imaginação, a intuição e o contato constante com os materiais. Da mesma forma se evidenciam as variantes que podem trazer os aspectos sociais, históricos e culturais. Desse modo, esta pesquisa surge como um laço para nos adentrar nos processos colaborativos do design conforme o Design Anthropology. Trabalhou-se tendo em conta os artesãos como copesquisadores desta investigação, apresentando eles como parte fundamental deste trabalho. A experiência em campo é resultante do compartilhar diretamente com os cinco artesãos, mediante a observação participante e as relações de correspondência com eles e o entorno. Assim, a análise resultante é parte de uma triangulação entre as teorias pesquisadas, as experiências das pesquisadoras no campo e o saber dos copesquisadores, para tangibilizar esta análise, foram desenvolvidos gráficos que ilustram a mesma. Atendidos os objetivos, deixa-se uma proposta de reflexão sobre o acontecer nas práticas cotidianas de nós como designers, além de exemplos resultantes de como o trabalho por meio das correspondências teve respostas orgânicas ao logo desta pesquisa.
Abstract: In this research we discuss the use of materials as an essential part in the practice of the Design, being the way the designers transmit their ideas from the intangible world to the tangible world of production. We try to answer the question: what we can learn with the creative process of masks and grimaces craftsmen, between the Borucas from Costa Rica and a master of Cazumba grimaces from Maranhão, Brazil, about the qualitative use of the material in the Design? It's also discussed the participation and the flow of the materials in a physical and symbolic way in the society. Besides that, through correspondence relations, the encounter of designers and craftsmen between Maranhão e Costa Rica, through the theme of making masks and grimaces as well as the creative process that involves them. Through different theories and analysis the interference of creativity, imagination and intuition and the constant contact with the materials is exposed. The same way we show the variants that can bring social, historical and cultural aspects. Like this, the present research emerges as a link to guide us through the collaborative process of the Design as per the Design Anthropology. We took in consideration the craftsmen as co-researchers of this investigation, and presenting them as a fundamental part of this work. The experience in the field is a result of sharing directly with the five craftsmen, through participant observation and the correspondence relations with them and the environment. Thus, the resulting analysis is part of a triangulation between the theories researched, the experiences of the researchers in the field and the knowledge of the co researchers, in order to make this analysis tangible, graphics were developed to illustrate it. Once the objectives are met, there is a proposal for reflection on what happens in the daily practices of us as designers, in addition to examples resulting from how the work through correspondence had organic responses to the logo of this research.
Palavras-chave: artesanato;
colaborativo;
correspondências;
Design;
materiais;
collaborative;
crafts;
correspondence;
Design;
materials.
Área(s) do CNPq: Desenho Industrial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: ALPÍZAR, Gloriana Solís. Caretas e máscaras: design em correspondências com os materiais no artesanato da Costa Rica e do Maranhão. 2020. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5151
Data de defesa: 13-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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