Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Polyana dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5994346521810243por
dc.contributor.advisor1BARROSO, Betania Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.contributor.referee1BARROSO, Betania Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.contributor.referee2RÊSES, Erlando da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8519891607184656por
dc.contributor.referee3SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.contributor.referee4SALES, Márcia Castilho de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9683582496655808por
dc.contributor.referee5ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.date.accessioned2024-02-16T16:57:22Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.citationSOUSA, Polyana dos Santos. Alfabetização de jovens e adultos: Autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire. 2023. 114 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5144-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como eixo central a Alfabetização de Jovens e Adultos: autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire. Tem como objetivo analisar o processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos e suas contribuições para construção da autonomia e transformação dos educandos/as alfabetizandos/as. Para construção teórica trouxemos o contexto histórico da EJA, no Brasil, com ênfase no século XX, dialogamos com as abordagens de alfabetização e apresentamos a alfabetização na perspectiva freireana. No campo metodológico trilhamos os caminhos da abordagem qualitativa de investigação e dialogamos com as categorias da totalidade, da contradição, da historicidade e da mediação do materialismo histórico dialético. A pesquisa foi regida pela abordagem interventiva da pesquisa-ação, onde tivemos oito alfabetizandos/as participantes do estudo. O lócus da investigação foi a Escola Municipal Mariana Luz. Para construção dos dados utilizamos diário de campo, gravações, realização do círculo de cultura, em que foi possível fazer o levantamento do universo vocabular e seleção da palavra geradora, onde utilizamos o texto coletivo que nos possibilitou captar as problemáticas mais recorrentes. Para análise dos dados iniciamos pelas memórias de vida os alfabetizandos/as trazem para sala de aula, apresentamos ainda como a práxis alfabetizadora freireana pode contribuir para construção da autonomia dos sujeitos, trazendo relatos e experiências dos participantes sobre como a alfabetização pautada numa educação libertadora transformou suas vidas.por
dc.description.abstractThe present dissertation has as its central axis Youth and Adult Literacy: the autonomy of individuals from the perspective of liberating education in Paulo Freire. Its objective is to analyze the literacy process in Youth and Adult Education and its contributions to the development of autonomy and transformation of the learner participants. For the theoretical framework, we presented the historical context of Youth and Adult Education in Brazil, with an emphasis on the 20th century, engaged with literacy approaches, and presented literacy from the Freirean perspective. In the methodological field, we followed the paths of qualitative research and engaged with the categories of totality, contradiction, historicity, and mediation of dialectical historical materialism. The research was guided by the interventionist approach of action research, with eight learner participants in the study. The research site was Mariana Luz Municipal School. For data collection, we used field diaries, recordings, and the implementation of a cultural circle, which allowed us to gather the vocabulary universe and select the generative word. We used collective text to capture recurring issues. To analyze the data, we began with the memories related to literacy that the learners bring to the classroom, and we also presented how the Freirean literacy praxis can contribute to the development of learners' autonomy, sharing participants' accounts and experiences of how literacy grounded in liberating education transformed their lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-02-16T16:57:22Z No. of bitstreams: 1 POLYANA DOS SANTOS SOUSAvec.pdf: 51564897 bytes, checksum: de19ce3667d6b6710363b3c2041d7191 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-16T16:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLYANA DOS SANTOS SOUSAvec.pdf: 51564897 bytes, checksum: de19ce3667d6b6710363b3c2041d7191 (MD5) Previous issue date: 2023-11-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização;por
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos;por
dc.subjectAutonomia;por
dc.subjectTransformaçãopor
dc.subjectLiteracy;eng
dc.subjectYouth and Adult Education;eng
dc.subjectAutonomy;eng
dc.subjectTransformationeng
dc.subject.cnpqEducação de Adultospor
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos: Autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freirepor
dc.title.alternativeYOUTH AND ADULT EDUCATION: The autonomy of subjects from the perspective of Paulo Freire's liberating educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLYANA DOS SANTOS SOUSAvec.pdfDissertação de Mestrado50,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.