Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5144
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetização de jovens e adultos: Autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): YOUTH AND ADULT EDUCATION: The autonomy of subjects from the perspective of Paulo Freire's liberating education
Autor: SOUSA, Polyana dos Santos 
Primeiro orientador: BARROSO, Betania Oliveira
Primeiro membro da banca: BARROSO, Betania Oliveira
Segundo membro da banca: RÊSES, Erlando da Silva
Terceiro membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Quarto membro da banca: SALES, Márcia Castilho de
Quinto membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Resumo: A presente dissertação tem como eixo central a Alfabetização de Jovens e Adultos: autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire. Tem como objetivo analisar o processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos e suas contribuições para construção da autonomia e transformação dos educandos/as alfabetizandos/as. Para construção teórica trouxemos o contexto histórico da EJA, no Brasil, com ênfase no século XX, dialogamos com as abordagens de alfabetização e apresentamos a alfabetização na perspectiva freireana. No campo metodológico trilhamos os caminhos da abordagem qualitativa de investigação e dialogamos com as categorias da totalidade, da contradição, da historicidade e da mediação do materialismo histórico dialético. A pesquisa foi regida pela abordagem interventiva da pesquisa-ação, onde tivemos oito alfabetizandos/as participantes do estudo. O lócus da investigação foi a Escola Municipal Mariana Luz. Para construção dos dados utilizamos diário de campo, gravações, realização do círculo de cultura, em que foi possível fazer o levantamento do universo vocabular e seleção da palavra geradora, onde utilizamos o texto coletivo que nos possibilitou captar as problemáticas mais recorrentes. Para análise dos dados iniciamos pelas memórias de vida os alfabetizandos/as trazem para sala de aula, apresentamos ainda como a práxis alfabetizadora freireana pode contribuir para construção da autonomia dos sujeitos, trazendo relatos e experiências dos participantes sobre como a alfabetização pautada numa educação libertadora transformou suas vidas.
Abstract: The present dissertation has as its central axis Youth and Adult Literacy: the autonomy of individuals from the perspective of liberating education in Paulo Freire. Its objective is to analyze the literacy process in Youth and Adult Education and its contributions to the development of autonomy and transformation of the learner participants. For the theoretical framework, we presented the historical context of Youth and Adult Education in Brazil, with an emphasis on the 20th century, engaged with literacy approaches, and presented literacy from the Freirean perspective. In the methodological field, we followed the paths of qualitative research and engaged with the categories of totality, contradiction, historicity, and mediation of dialectical historical materialism. The research was guided by the interventionist approach of action research, with eight learner participants in the study. The research site was Mariana Luz Municipal School. For data collection, we used field diaries, recordings, and the implementation of a cultural circle, which allowed us to gather the vocabulary universe and select the generative word. We used collective text to capture recurring issues. To analyze the data, we began with the memories related to literacy that the learners bring to the classroom, and we also presented how the Freirean literacy praxis can contribute to the development of learners' autonomy, sharing participants' accounts and experiences of how literacy grounded in liberating education transformed their lives.
Palavras-chave: Alfabetização;
Educação de Jovens e Adultos;
Autonomia;
Transformação
Literacy;
Youth and Adult Education;
Autonomy;
Transformation
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SOUSA, Polyana dos Santos. Alfabetização de jovens e adultos: Autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire. 2023. 114 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5144
Data de defesa: 6-Nov-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLYANA DOS SANTOS SOUSAvec.pdfDissertação de Mestrado50,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.