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dc.creatorOLIVEIRA, Clarice Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4579707075684946por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Antonio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837741521158774por
dc.contributor.referee1FERREIRA, Antônio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837741521158774por
dc.contributor.referee2TEIXEIRA, Cristiane de Sousa Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9594853947945982por
dc.contributor.referee3DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.date.accessioned2024-02-16T15:31:15Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Clarice Alves de. Políticas educacionais de enfrentamento às situações de violência escolar: Uma análise da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos de uma escola da rede pública estadual de educação do Piauí. 2023. 132 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5143-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo Políticas educacionais de enfrentamento às situações de violência na escola, da rede pública estadual de educação do Piauí e traz o seguinte problema de pesquisa: quais os impactos da política de enfrentamento às situações de violência escolar da rede pública estadual de educação do Piauí, a partir da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos da escola? Dessa maneira, tem como objetivo geral: Analisar os impactos da política de enfrentamento às situações de violência escolar da rede pública estadual de educação do Piauí, a partir da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos da Escola, escolhida. E como objetivos específicos: discorrer sobre a política estadual de enfrentamento às situações de Violência Escolar, demonstrando o impacto da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos; caracterizar os principais tipos de violências que ocorrem dentro da escola e o perfil dos sujeitos que nelas estão envolvidos, a partir do banco de dados com registros de ocorrências relacionadas a conflitos e/ou atos infracionais produzidos nesse espaço; identificar se os princípios e diretrizes que fundamentam a mediação de conflitos e as práticas restaurativas estão inseridos na Proposta Pedagógica (PP) da escola; descrever como o Comitê de Mediação de Conflitos da referida Escola está constituído e como desenvolve suas atribuições; propor junto à escola um curso de formação aos professores e demais profissionais da educação, voltado para o enfrentamento das situações de violência escolar. A perspectiva metodológica adotada foi a da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental- Projeto Político Pedagógico da escola, Regimento Interno, Documento de Criação do Comitê de mediação, dados estatísticos do atlas da violência do ano de 2021, dados estatísticos da Companhia de Policiamento Escolar (CIPE) nos anos de 2014 a 2022, a entrevista semiestruturada e revisão bibliográfica. A base teórica foi pautada nos autores: Freire (1996), Abramovay e Rua (2002), Charlot (2002), Bourdieu (2014), dentre outros. Como produto final da pesquisa elaboramos um Curso de formação de professores voltado para enfrentamento das situações de violência escolar, que será desenvolvido num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), voltado para enfrentamento das situações de violência escolar, através da mediação de conflitos. Os resultados apontam que: a) a política estadual de enfrentamento às situações de violência escolar advém da área jurídica, mas no decorrer dos anos tem ganhado espaço no ambiente escolar e figurado como um meio alternativo de resolução de conflitos que surgem na escola, favorecendo assim, a cultura de paz; b) não existe um banco de dados na escola investigada, com os registros dos principais tipos de violências que ocorrem dentro da escola e o perfil dos sujeitos que nelas estão envolvidos; c) a PP não aborda de forma clara e explícita a mediação de conflitos; d) o comitê é constituído por doze pessoas, mas alguns membros precisam entender seus papéis perante a escola; e) a política educacional, através do comitê de mediação, ainda não está estabelecida, efetivamente.por
dc.description.abstractThe present dissertation, has as its object of study Educational policies to face to situations of violence at the school, of the state public education network of Piauí, and brings the following research problem: what are the impacts of the policy to confront situations of school violence of the state public education network of Piauí, based on the performance of the Conflict Mediation Committee of the school? In this way, it has as its general objective: To analyze the impacts of the policy to confront situations of school violence in the state public education network of Piauí, based on the performance of the Conflict Mediation Committee of the School, located in - Piauí. And as specific objectives: to discuss the state policy for confronting situations of School Violence, demonstrating the impact of the Conflict Mediation Committee; to characterize the main types of violence that occur within the school and the profile of the subjects involved in them, based on the database with records of occurrences related to conflicts and/or infractions produced in that space; identify whether the principles and guidelines that support conflict mediation and restorative practices are included in the school’s Pedagogical Project (PP); describe how the Conflict Mediation Committee of the referred School is constituted and how it develops its attributions; propose a training course for teachers and other education professionals at the school, aimed at dealing with situations of school violence. The methodological perspective adopted was that of a qualitative approach, using document analysis as data collection instruments – Political Pedagogical Project of the school, Internal Regulations, Document of Creation of the Mediation Committee, statistical data from the atlas of violence of the year 2021, data statistics from the School Policing Company (CIPE) in the years 2014 to 2022, the semi-structured interview and bibliographic review. The theoretical basis was based on the authors: Freire (1996), Abramovay and Rua (2002), Charlot (2002), Bourdieu (2014), among others. As a final product of the research, we developed a teacher training course aimed at facing situations of school violence, which will be developed in a Virtual Learning Environment (AVA), aimed at facing situations of school violence, through the mediation of conflicts. The results indicate that: a) the state policy for combating situations of school violence comes from the legal 18po , but over the years it has gained space in the school environment and appears as na alternative means of resolving conflicts that arise at school, thus favoring , the culture of peace; b) there is no database, at the school investigated, with records of the main types of violence that occur within the school and the profile of the subjects involved in them; c) the PP does not clearly and explicitly address conflict mediation; d) the committee is made 18po f twelve people, but some members need to understand their roles before the school; e) the educational policy, through the mediation committee, has not yet been effectively established.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-02-16T15:31:15Z No. of bitstreams: 1 Clarice Alves de Oliveira.pdf: 65466071 bytes, checksum: 9133f156e3d4ec55aedcbd944581f620 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-16T15:31:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clarice Alves de Oliveira.pdf: 65466071 bytes, checksum: 9133f156e3d4ec55aedcbd944581f620 (MD5) Previous issue date: 2023-10-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticas educacionais;por
dc.subjectmediação de conflitos;por
dc.subjectviolência escolar;por
dc.subjectescola públicapor
dc.subjecteducational public policies;eng
dc.subjectconflict mediation;eng
dc.subjectschool violence;eng
dc.subjectpublic schooleng
dc.subject.cnpqPsicologia Educacionalpor
dc.titlePolíticas educacionais de enfrentamento às situações de violência escolar: Uma análise da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos de uma escola da rede pública estadual de educação do Piauípor
dc.title.alternativeEducational policies to cope with situations of School violence: An analysis of the performance of the Conflict Mediation Committee of a school of the state public education network of Piauíeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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