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dc.creatorNUNES, Jaylson Franklin Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2538950793762161por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Elizeu Serra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2865243245614011por
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Elizeu Serra de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2865243245614011por
dc.contributor.referee2SILVA, José de Ribamar Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418404538115970por
dc.contributor.referee3SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.date.accessioned2024-02-16T14:48:10Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.identifier.citationNUNES, Jaylson Franklin Mendonça. Precarização do trabalho docente: Análise em uma IES privada de São Luís - MA. 2023. 101 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconomico /CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5142-
dc.description.resumoEsta dissertação trata da precarização do trabalho docente no ensino superior privado em consequência dos avanços do capital. O objetivo geral é analisar os principais determinantes da precarização do trabalho docente em Instituições de Ensino Superior - IES privadas no Brasil, no capitalismo contemporâneo. Para tanto, analisou-se a tendência à precarização do trabalho no capitalismo contemporâneo, o processo de acumulação do capital no setor educacional superior no Brasil, e as evidências da precarização do trabalho docente, tendo como objeto de pesquisa uma IES privada de São Luís, capital do Estado do Maranhão. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica e documental, incluindo a análise da evolução histórica das instituições de ensino privadas no Brasil no período de 1995 a 2021. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário estruturado elaborado a partir de uma tipologia de precarização social do trabalho constituída por seis indicadores. Observou-se que a extensão da jornada de trabalho, a exigência de polivalência, a redução da capacidade de decisão e o número excessivo de demandas dentro e fora do horário de trabalho contribuem para um cenário de adoecimento mental com expressões diversas que também é agravado pela sensação de insegurança proveniente pelas demissões e pela percepção de que a remuneração está aquém do trabalho empreendido. Todas essas evidências apontadas na pesquisa, denotam que os processos de mercantilização e de oligopolização da educação superior privada tem sido nocivo à categoria dos docentes. Soma-se a estas evidências, a percepção de que os investimentos realizados para impulsionar ainda mais o crescimento da EaD, juntamente com a redução da oferta de cursos e turmas na modalidade presencial demonstram que esta é uma das principais estratégias das mantenedoras para o aumento na quantidade de alunos sem que haja necessidade de contratação de mais docentes.por
dc.description.abstractThis dissertation deals with the precariousness of teaching work in private higher education as a result of advances in capital. The general objective is to analyze the main determinants of the precariousness of teaching work in Higher Education Institutions - private HEIs in Brazil, in contemporary capitalism. To this end, the tendency towards precarious work in contemporary capitalism, the process of capital accumulation in the higher education sector in Brazil, and evidence of the precariousness of teaching work were analyzed, with the research object being a private HEI in São Luís, capital of the State of Maranhão. The methodological procedures included bibliographic and documentary research, including the analysis of the historical evolution of private educational institutions in Brazil from 1995 to 2021. Data collection was carried out through the application of a structured questionnaire prepared based on a precariousness typology social work system consisting of six indicators. It was observed that the extension of the working day, the requirement for versatility, the reduction in decision-making capacity and the excessive number of demands within and outside working hours contribute to a scenario of mental illness with different expressions, which is also aggravated by feeling of insecurity arising from layoffs and the perception that the remuneration is below the work undertaken. All this evidence highlighted in the research shows that the processes of commercialization and oligopolization of private higher education have been harmful to the category of teachers. In addition to this evidence, the perception that the investments made to further boost the growth of distance learning, together with the reduction in the offer of courses and classes in the face-to-face modality demonstrate that this is one of the main strategies of the sponsors to increase the number of students without the need to hire more teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-02-16T14:48:10Z No. of bitstreams: 1 Jaylson_Vr.pdf: 43780523 bytes, checksum: 64337c465d14d238be9ebc09f4dcf24d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-16T14:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jaylson_Vr.pdf: 43780523 bytes, checksum: 64337c465d14d238be9ebc09f4dcf24d (MD5) Previous issue date: 2023-09-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprecarização;por
dc.subjecttrabalho docente;por
dc.subjectensino superior;por
dc.subjectoligopolização;por
dc.subjectEaDpor
dc.subjectprecariousness;eng
dc.subjectteaching work;eng
dc.subjectuniversity education;eng
dc.subjectoligopolization;eng
dc.subjectEaDeng
dc.subject.cnpqCapital Humanopor
dc.titlePRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: análise em uma IES privada de São Luís - MApor
dc.title.alternativeThe precariousness of teaching work: An analyze in Higher Education Institutions - private HEIs in São Luís –Maeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

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