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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem de frações e suas operações por meio da resolução de problemas: uma experiência com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Learning fractions and their operations through problem solving: an experience with sixth grade students at a federal public school in Maranhão
Autor: FERREIRA, João Otavio Silva 
Primeiro orientador: COSTA, Manoel dos Santos
Primeiro membro da banca: COSTA, Manoel dos Santos
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: PAGANI, Érica Marlúcia Leite
Resumo: Dentre os conteúdos (objetos de conhecimentos) de Matemática desenvolvidos na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, as frações são um dos que geram algumas dificuldades para os estudantes, principalmente ao chegarem nos anos finais do Ensino Fundamental, pois até então estavam acostumados a lidar com os números naturais. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é promover a aprendizagem dos conceitos de frações e suas operações com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental por meio da Resolução de Problemas, de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, e os dados foram construídos por meio da observação participante dos registrados realizados no diário de campo e na análise documental. Os documentos investigados foram os manuscritos (as resoluções) feitos pelos estudantes para os problemas propostos e que foram entregues ao pesquisador para análise. Foi desenvolvida uma sequência didática com 8 (oito) problemas, trabalhados em uma turma do 6o ano de uma escola federal no Estado do Maranhão. Os dados coletados e analisados mostraram que o trabalho realizado, a partir da Resolução de Problemas, possibilitou aos estudantes a aprendizagem dos conceitos relativos à fração e suas operações. Apesar de a maioria de os alunos já ter estudado essa tremática no 5o ano, inicialemente apresentaram dúvidas frequentes em relação aos problemas apresentados, principalmente quando foram resolvidos individualmente. No entanto, na fase em que eles se reuniram em pequenos grupos para solucionar os problemas, sentiram-se mais estimulados. Dessa forma, foi possível observar que tiveram uma relevante progressão quanto ao aprendizado desse conteúdo, o que demostra que, quando os trabalhos são desenvolvidos por meio da resolução de problemas em pequenos grupos, os estudantes sentem-se com vontade de aprender Matemática. Além disso, a pesquisa evidenciou o desenvolvimento de habilidades ligadas à resolver problemas como a experimentação, a elaboração de conjecturas e formalização de conceitos e procedimentos matemáticos.
Abstract: Among the contents (objects of knowledge) of Mathematics developed in Basic Education, specifically in Primary Education, fractions are one of those that generate some difficulty for students, especially when they reach the final years of Primary Education, because until then they had been used to dealing with natural numbers. Thus, the aim of this research is to build learning about the concepts of fractions and their operations with students in the sixth year of elementary school through Problem Solving, in accordance with the Common National Curriculum Base (BNCC) guidelines. A qualitative research methodology was used and the data was gathered through participant observation, field diary entries and document analysis. The documents investigated were the manuscripts (the solutions) made by the students to the proposed problems, which were given to the researcher for analysis. A didactic sequence was developed with 8 (eight) problems, worked on in a 6th grade class at a federal school in the state of Maranhão. The data collected and analyzed showed that the work carried out using Problem Solving enabled the students to learn concepts related to fractions and their operations. Although most of the students had already studied this subject in 5th grade, they initially had doubts about the problems presented, especially when they were solved individually. However, when they got together in small groups to solvethe problems, they felt more stimulated, so it was possible to see that they made significant progress in learning this content, which shows that when the work is done by solving problems in small groups, the students feel like learning math. In addition, the research showed the development of skills linked to solving problems, such as experimentation, making conjectures and formalizing mathematical concepts andprocedures.
Palavras-chave: educação matemática;
Ensino Fundamental;
aprendizagem de frações;
resolução de problemas.
mathematics education. . .
Elementary School;
fraction learning;
problem solving.
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Matemática
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: FERREIRA, João Otavio Silva. Aprendizagem de frações e suas operações por meio da resolução de problemas: uma experiência com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal do Maranhão. 2024. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5134
Data de defesa: 16-Jan-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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