Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5122
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mediação do professor no ensino de História a partir da Teoria de Reuven Feuerstein: Uma proposta pedagógica para o ensino fundamental nos anos finais
Título(s) alternativo(s): Teacher mediation in teaching History based on Reuven Feuerstein's Theory: A pedagogical proposal for elementary education in the final years
Autor: SOUZA, Kellyenne Silveira 
Primeiro orientador: REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos
Primeiro membro da banca: REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos
Segundo membro da banca: CAMPOS, Marize Helena de
Terceiro membro da banca: CAVALCANTI, Erinaldo Vicente
Resumo: Apresenta-se a mediação da aprendizagem no ensino da disciplina de História a partir dos pilares teóricos de Reuven Feuerstein com vista a construção de uma proposta pedagógica de mediação da aprendizagem com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental no Centro Cultural e Educacional da Vila Embratel. Destaca-se o papel do professor como mediador e colaborador no processo de ensino e aprendizagem, bem como sua interação com os alunos. Na construção do trabalho utiliza-se a revisão bibliográfica relativa ao tema e a problemática da pesquisa baseada nas ideias e concepções de teóricos especialistas na área trabalhada. Busca-se um referencial teórico e metodológico a partir dos aportes de Feuerstein (2014), Meier e Garcia (2007), Muzás (2008), Freire (2011), Zanatta da Ros (2002), entre outros, fundamentais para efetivação deste estudo. Utiliza-se a metodologia da pesquisa-ação, concebida e realizada em estreita associação com uma ação coletiva, com envolvimento da pesquisadora e dos alunos de modo cooperativo. A coleta de dados foi desenvolvida a partir de um questionário aplicado aos alunos da referida escola, e os resultados foram tabulados com base na modelagem da proposta pedagógica com uso da mediação de Feuerstein (2014). Concluiu-se que a proposta pedagógica a partir da Experiência de Aprendizagem Mediada se revelou satisfatória na formação de conceitos, habilidades e atitudes por parte dos alunos do 6º ano do Centro Cultural e Educacional da Vila Embratel.
Abstract: The mediation of learning in the teaching of History is presented from the theoretical pillars of Reuven Feuerstein with a view to building a pedagogical proposal for mediation of learning with students of the sixth year of Elementary School at the Cultural and Educational Center of Vila Embratel. The role of the teacher as a mediator and collaborator in the teaching and learning process is highlighted, as well as their interaction with students. In the construction of the work, a bibliographic review related to the theme and the research problem is used, based on the ideas and conceptions of specialist theorists in the area worked. A theoretical and methodological framework is sought from the contributions of Feuerstein (2014), Meier and Garcia (2007), Muzás (2008), Freire (2011), Zanatta da Ros (2002), among others, fundamental for the accomplishment of this study. . The methodology of action research is used, conceived and carried out in close association with a collective action, with the involvement of the researcher and the students in a cooperative way. Data collection was developed from a questionnaire applied to the students of that school, and the results were tabulated based on the modeling of the pedagogical proposal using Feuerstein's (2014) mediation. It was concluded that the pedagogical proposal from the EAM proved to be satisfactory in the formation of concepts, skills and attitudes on the part of the students of the 6th year of the Cultural and Educational Center of Vila Embratel.
Palavras-chave: Ensino de História;
Mediação da aprendizagem;
Ensino Fundamental
Story;
Learning mediation;
Elementary School
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: SOUZA, Kellyenne Silveira. A mediação do professor no ensino de História a partir da Teoria de Reuven Feuerstein: Uma proposta pedagógica para o ensino fundamental nos anos finais. 2022. 122 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5122
Data de defesa: 1-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLYENNE_SILVEIRA_SOUZA.pdfDissertação de Mestrado61,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.