Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5118
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso do aplicativo WhatsApp como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no IEMA Pleno Rio Anil
Título(s) alternativo(s): Using the WhatsApp application as a teaching resource in Language classes Portuguese at IEMA Pleno Rio Anil
Autor: BAIMA, Girlene Miranda 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa
Terceiro membro da banca: SANTOS, Nadson Araujo dos
Quarto membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Quinto membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Resumo: Esta pesquisa define por objetivo geral analisar a aplicabilidade do WhatsApp por meio da elaboração de estratégias pedagógicas para os docentes em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A problemática foi delineada a partir do seguinte questionamento: Como o aplicativo WhatsApp poderá ser utilizado como recurso didático para os docentes em aulas de Língua Portuguesa? A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários on-line realizados com Google Formulários. Para análise e interpretação dos dados, foram usados gráficos para as perguntas quantitativas e quadro de respostas para as perguntas qualitativas. O produto da pesquisa foi um E-book com estratégias pedagógicas para o uso do aplicativo WhatsApp em aulas de Língua Portuguesa, com o objetivo de integrar as tecnologias digitais de educação na prática pedagógica dos docentes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno Rio Anil. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que a prática pedagógica, por meio de estratégias metodológicas utilizando as tecnologias digitais, é importante para o desenvolvimento de atividades que envolvam a colaboração e interação comunicativa. Apontam que o quadro docente possui boa qualificação profissional, pois participa sempre das formações continuadas promovidas pela instituição, mas há problemas de infraestrutura na escola, dificultando o desenvolvimento de atividades com as tecnologias digitais em sala de aula. Os resultados sinalizaram que o celular e o aplicativo WhatsApp oferecem vantagens como recurso didático, pelas possibilidades de produção e compartilhamento de informações e textos multimodais oferecidos nas aulas de Língua Portuguesa, no entanto, ainda há limitações quanto à dispersão dos estudantes e do uso inadequado desses recursos para fins não didáticos. Revelam, também, que frente às demandas educacionais e ao novo perfil do aluno, o professor precisa estar atualizado e assistido por uma estrutura adequada que lhe permita desenvolver suas competências digitais e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e criativo.
Abstract: This research defines the general objective of analyzing the applicability of WhatsApp through the elaboration of pedagogical strategies for teachers in Portuguese Language classes in High School The problem was outlined from the following question: How can the WhatsApp application be used as a teaching resource for teachers in Portuguese language classes? The methodology used was the case study, with a qualitative approach, of an exploratory and descriptive nature. The data collection instruments were the online questionnaires carried out with Google Forms. For data analysis and interpretation, graphs were used for quantitative questions and an answer table for qualitative questions. The research product was an E-book with pedagogical strategies for using the WhatsApp application in Portuguese language classes, with the aim of integrating digital education technologies into the pedagogical practice of teachers at the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA) Pleno Rio Anil. The results obtained in the research indicate that the pedagogical practice, through methodological strategies using digital technologies, are important for the development of activities that involve collaboration and communicative interaction. They also point out that the teaching must have professional qualifications, as they always participate in continuing education promoted by the institution, unfortunately there are infrastructure problems at the school, making it difficult to create activities using digital technologies in the classroom. The results indicated that the use of cell phones and the WhatsApp application are advantageous as a teaching resource due to the possibilities of producing and sharing multimodal information and texts offered in Portuguese language classes, however, there are still limitations regarding the dispersion of students and the inappropriate use of these tools for non-didactic purposes. They also reveal that, in view of the educational demands and the new student profile, the teacher needs to be updated and assisted by an adequate structure that allows him to develop his digital skills and make the teaching and learning process more dynamic and creative.
Palavras-chave: Prática pedagógica;
WhatsApp;
Formação Continuada;
Língua Portuguesa;
Tecnologias Digitais
Pedagogical practice;
Whatsapp;
Continuing Education;
Portuguese Language;
Digital Technologies
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: BAIMA, Girlene Miranda. O uso do aplicativo WhatsApp como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no IEMA Pleno Rio Anil. 2023. 144 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5118
Data de defesa: 26-Mai-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Girlene_Miranda_Baima.pdfDissertação de Mestrado47,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.