Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5117
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Ciências inclusivo para surdos: uma proposta reflexiva de recurso pedagógico voltado para os anos finais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Inclusive Science Teaching for the deaf: A reflective proposal for a pedagogical resource aimed at the final years of Elementary School
Autor: COELHO, Evene Thais Austriaco 
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira
Terceiro membro da banca: GOMES, Ana Clédina Rodrigues
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: COSTA, Hawbertt Rocha
Resumo: Esta pesquisa é um estudo de caso que trata sobre a inclusão educacional de estudantes surdos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências da natureza, que ocorre em escolas do Ensino Fundamental (anos finais) da cidade de Codó (MA). O objetivo geral foi investigar a condução do ensino de Ciências na perspectiva de professores (as) e intérpretes de Libras atuantes nas escolas de Codó (MA), visando a elaboração de um recurso didático inclusivo para surdos. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o procedimento de contato com as escolas e com os colaboradores da pesquisa foi realizado de forma (híbrida) e os instrumentos de coleta de dados encaminhados por meio das ferramentas de comunicação social virtual (E-mail e WhatsApp). O lócus de estudo foi constituído pelo polo de escolas de Ensino Fundamental (anos finais) que compõem a zona urbana da cidade de Codó. Os participantes da pesquisa foram os (as) professores (as) de Ciências e intérpretes de Libras presentes nas escolas públicas selecionadas. Como base teórica e subsídio para as análises, foram utilizados os seguintes autores e autoras: Goldfeld (1997), Mantoan (2003), Ramos (2016), Carvalho (2014), Gesser (2012), Quadros (2019), Skliar (2015), Honora (2014), Lacerda et al. (2021), Chassot (2003), Carvalho (2020), Cachapuz et al. (2015), Delicoizov e Angotti et al. (2018), Krasilchick (2000) e entre outros (as). Quanto à metodologia da pesquisa, esta seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa em educação, realizada a partir das análises de dois questionários. Foi realizada a análise de conteúdo, que consistiu na retirada das unidades de significados para a construção de uma rede sistêmica para representação dos dados. A partir das análises, pode-se identificar que a inclusão vem aos poucos sendo realizada nas escolas públicas de Codó. Porém constatou-se que os (as) professores (as) de Ciências ainda se sentem inseguros com relação a inclusão. Enfatizou-se à importância que deve ser dada ao incentivo de capacitações aos docentes e a oferta de recursos didáticos voltados para a melhoria da qualidade da educação ofertada aos estudantes com deficiência, como os alunos surdos. Espera-se que a elaboração do livro paradidático Tina, a curiosa e os seres clorofilados e o Guia de Orientação Pedagógica, possam contribuir com os alunos surdos e professores (as) de Ciências, incentivando novas pesquisas e produções acadêmicas.
Abstract: This research is a case study about the educational inclusion of deaf students in the teaching and learning process of Natural Sciences, which takes place in Elementary Schools (final years) in the city of Codó (MA). The general objective was to investigate the direction of Science teaching from the perspective of teachers and sign language interpreters working in schools in Codó (MA), aiming at the elaboration of an inclusive didactic resource for the deaf. As a result of the Covid-19 pandemic, contact with schools and research collaborators took place in a hybrid way and data collection instruments were sent through virtual social communication tools (E-mail and WhatsApp). The locus of study was constituted by the pole of Elementary Schools (final years) inserted in the urban area of the city of Codó. The research participants were Science teachers and Libras interpreters working in the selected public schools. As a theoretical basis and support for the analyses, the following authors were used: Goldfeld (1997), Mantoan (2003), Ramos (2016), Carvalho (2014), Gesser (2012), Quadros (2019), Skliar (2015), Honora (2014), Lacerda et al. (2021), Chassot (2003), Carvalho (2020), Cachapuz et al. (2015), Delicoizov and Angotti et al. (2018), Krasilchick (2000) and among others. As for the research methodology, it followed a qualitative and quantitative approach in education, based on the analysis of two questionnaires. Content analysis was carried out, which consisted of removing the meaning units for the construction of a systemic network for data representation. From the analyses, it can be identified that inclusion is gradually being carried out in public schools in Codó. However, it was found that Science teachers still feel insecure about inclusion. Emphasis was placed on the importance that should be given to encouraging training for teachers and the provision of didactic resources aimed at improving the quality of education offered to students with disabilities, such as deaf students. It is hoped that the elaboration of the paradidactic book Tina, the curious and the chlorophyllated beings and the Pedagogical Handbook Guide can contribute to deaf students and Science teachers, encouraging new research and academic productions.
Palavras-chave: Ensino de Ciências;
Inclusão;
Surdos
Science teaching;
Inclusion;
Deaf
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: COELHO, Evene Thais Austriaco. Ensino de Ciências inclusivo para surdos: Uma proposta reflexiva de recurso pedagógico voltado para os anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 216 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5117
Data de defesa: 20-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evene_julho_2023.pdfDissertação de Mestrado91,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.