Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5111
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Frederico Carvalho da | - |
dc.contributor.advisor1 | ARAÚJO, Valdiane Sales | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0818801264632485 | por |
dc.contributor.referee1 | ARAÚJO, Valdiane Sales | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0818801264632485 | por |
dc.contributor.referee2 | GUERINI, Silvete Coradi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0527275499843168 | por |
dc.contributor.referee3 | SOUZA, Valeska Martins de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9749585288939624 | por |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T12:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Frederico Carvalho da. O conceito de função em livros didáticos do novo ensino médio. 2022. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5111 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta, como foco principal, uma discussão sobre o conceito de função trazido por livros didáticos do novo Ensino Médio aprovados pelas escolas públicas do país no programa do PNLD de 2021. Tendo em vista a grande importância do entendimento desse assunto para a vida acadêmica e para a sociedade, realizou-se uma pesquisa em três livros didáticos de matemática do “Novo Ensino Médio”, a fim de analisar como o assunto é introduzido aos estudantes. A análise foi feita com base nas necessidades referidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fazendo ligação com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Durante a realização do trabalho, foi possível perceber a relevância de se analisar um livro didático haja visto que é uma das principais ferramentas utilizadas em sala de aula, que visa a facilitar o processo de ensino e o processo de aprendizagem. Ao não estar de acordo com os objetivos traçados pelo professor, distanciando-se da proposta de ensino e limitando as possibilidades de explorar os conceitos, o livro didático pode não cumprir o seu papel de dar suporte ao professor e ao aluno no processo de ensino e aprendizagem. Para o estudo utilizou-se a abordagem qualitativa, para analisar as definições, representações, exemplificações e abordagens do tema, sendo apresentadas considerações e conclusões a respeito do referido assunto. | por |
dc.description.abstract | The present study presents, as main focus, a discussion on the concept of function brought by the textbooks of the “New High School” approved by public schools in the country in the PNLD of 2021 program. academically and for society, a research was carried out in three mathematics textbooks of the New High School, in order to analyze how the subject is introduced to high school students. The analysis was based on the needs mentioned in the National Curricular Common Base (BNCC) and making a connection with the Theory of Meaningful Learning (TAS). During the work, it was possible to perceive the relevance of analyzing a textbook, since it is one of the main tools used in the classroom, which aims to facilitate the teaching process and the learning process. By not being in agreement with the objectives outlined by the teacher, distancing itself from the teaching proposal and limiting the possibilities of exploring the concepts, the textbook may not fulfill its role of supporting the teacher and the student in the teaching process and learning. For the study, a qualitative approach was used to analyze the definitions, representations, exemplifications and approaches to the theme, presenting considerations and conclusions regarding the referred subject. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-01-31T12:24:16Z No. of bitstreams: 1 FREDERICOCARVALHODASILVA.pdf: 5511186 bytes, checksum: fc7ceadb10929a771091d507f75707c8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-31T12:24:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FREDERICOCARVALHODASILVA.pdf: 5511186 bytes, checksum: fc7ceadb10929a771091d507f75707c8 (MD5) Previous issue date: 2022-08-08 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Função; | por |
dc.subject | BNCC; | por |
dc.subject | TAS; | por |
dc.subject | PNLD. | por |
dc.subject | Function; | eng |
dc.subject.cnpq | Política Educacional | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.title | O conceito de função em livros didáticos do novo ensino médio | por |
dc.title.alternative | The concept of function in new high school textbooks | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FREDERICOCARVALHODASILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.