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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise dos efeitos argumentativos das parábolas de Jesus Cristo: Uma pesquisa à luz da metáfora
Título(s) alternativo(s): Analysis of the argumentative effects of the parables of Jesus Christ: A survey in the light of metaphor
Autor: SILVA, Ivânia Oliveira Dias e 
Primeiro orientador: CARNEIRO, Monica Fontinelle
Primeiro membro da banca: CARNEIRO, Monica Fontinelle
Segundo membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Terceiro membro da banca: SILVA, Claudiene Diniz da
Quarto membro da banca: MUGSCHL, Sônia Maria Correa Pereira
Resumo: Este trabalho, inserido nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva e, atrelado à Análise do Discurso, tem como objetivo analisar os efeitos argumentativos presentes nas parábolas de Jesus Cristo, sob a perspectiva da Teoria das Metáforas Conceptuais. Para isso, inicialmente, procura-se compreender algumas particularidades sobre o gênero, bem como os conceitos dados por alguns autores que investigam a temática. Em seguida, com base em Bakhtin (1997), verifica-se as características dadas pelo autor para as diversas manifestações linguísticas, na tentativa de qualificar a parábola como gênero discursivo. Durante este trabalho científico, são usadas como corpus três parábolas que estão registradas no evangelho de Lucas, capítulo 15, a saber: a parábola da ovelha perdida, a parábola da moeda perdida e a parábola do filho perdido, sendo que esses textos bíblicos foram examinados sob o viés dos estudos linguísticos cognitivo- discursivos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo-exploratória. É também bibliográfica e documental. A questão norteadora diz respeito à linguagem metafórica presente nas parábolas de Jesus e sua contribuição como estratégia para convencer e/ou persuadir o auditório. Para tanto, trabalha-se com a hipótese de que a argumentatividade presente nas parábolas de Jesus está relacionada com cognição e entendimento da mensagem, pela emergência e negociação de sentidos por meio da linguagem figurada. A revisão bibliográfica baseia-se em textos que tratam da abordagem da metáfora e a ampliação de seu conceito no que se refere a sua multidisciplinaridade. Devido a abrangência em vários domínios de conhecimento, Vereza (2007; 2010; 2013; 2016) contribui com a análise da metáfora na linguagem em uso e a conciliação entre cognição e discurso. Esse novo prisma determina uma dada orientação argumentativa, pois é a partir de desdobramentos ou mapeamentos discursivos que desempenha um papel, tanto cognitivo quanto argumentativo, cujo encadeamento discursivo se dá por nichos metafóricos. Por meio de Amossy (2017; 2018), busca-se fundamentos para o estudo concreto do discurso argumentativo, de sorte que, o instrumentalize teórico-metodologicamente. O enfoque dado ao estudo das parábolas dá-se por meio de: Bailey (1985), Jeremias (1986), Kunz (2014) e Sant’Anna (2010). A dissertação demonstra a relevância da pesquisa, destacando os efeitos da argumentação e da metáfora nas parábolas selecionadas, e contribuindo com dados significativos para futuros trabalhos que venham tratar deste tema, além de incentivar o desenvolvimento de outras investigações nesse âmbito.
Abstract: This work, inserted in the theoretical assumptions of Cognitive Linguistics and linked to Discourse Analysis, aims to analyze the argumentative effects present in the parables of Jesus Christ, from the perspective of the Theory of Conceptual Metaphors. For this, initially, we seek to understand some particularities about the genre, as well as the concepts given by some authors who investigate this theme. Then, based on Bakhtin (1997), the characteristics given by the author to the various linguistic manifestations are verified, to qualify the parable as a discursive genre. During this study, are used as corpus, namely: the parable of the lost sheep, the parable of the lost coin and the parable of the lost son. This is qualitative research, of a descriptive-exploratory nature. It is also bibliographical and documentary. The question that guided the research concerns the metaphorical language present in the parables of Jesus and its contribution as a strategy to convince and/or persuade the audience. For that, we worked with the hypothesis that the argumentativeness present in the parables of Jesus is related to cognition and understanding of the message, through the emergence and negotiation of meanings through figurative language. The bibliographic review is based on texts that deal with the metaphor approach and the expansion of its concept about its multidisciplinarity. Due to coverage in several domains of knowledge, Vereza (2007; 2010; 2013; 2016) contributes to the study of metaphor in language in use, and the conciliation between cognition and discourse. This new prism determines a given argumentative orientation, and it is from discursive unfoldings or mappings that they play a role, both cognitive and argumentative, whose discursive chaining takes place through “metaphorical niches”. Through Amossy (2017; 2018), foundations were sought for the concrete study of argumentative discourse, so that, theoretically- methodologically, it instrumentalizes it. The focus given to the study of parables was given through: Bailey (1985), Jeremiah (1986), Kunz (2014) e Sant'Anna (2010). The research demonstrates the relevance of the study, highlighting the effects of argumentation and metaphor in the selected parables, and contributing with significant data for future works that will deal with this theme, in addition to encouraging the development of other investigations in this area.
Palavras-chave: metáforas conceptuais;
parábola;
argumentação
conceptual metaphors;
parable;
argumentation
Área(s) do CNPq: Teoria Literária
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: SILVA, Ivânia Oliveira Dias e. Análise dos efeitos argumentativos das parábolas de Jesus Cristo: Uma pesquisa à luz da metáfora. 2022. 78 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras- Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5104
Data de defesa: 27-Dez-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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