Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, Antonia Luziane Silva de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9985482628920314por
dc.contributor.advisor1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814177911312131por
dc.contributor.referee3CARNEIRO, Waltersar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3240348860015664por
dc.date.accessioned2024-01-12T14:43:24Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.citationCASTRO, Antonia Luziane Silva de. Escrita/reescrita de textos: O ciclo de ensino aprendizagem como caminho metodológico nas aulas de Língua Portuguesa do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Bacabal – MA. 2023. 90 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras- Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5103-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda o processo de escrita/reescrita de textos na escola, de modo a apresentar propostas didáticas baseadas nas contribuições da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem para o processo de ensino de leitura e escrita de alunos do 3º ano do ensino médio. Para tanto, apresentamos no presente estudo os conceitos e fundamentos dessa ferramenta de ensino, evidenciando a estrutura e análise de gêneros textuais presentes no currículo escolar. As problemáticas que conduzem este trabalho, baseiam-se na constante necessidade de melhorias nas práticas educativas, como por exemplo, o desenvolvimento de metodologias de ensino, que aplicadas no âmbito escolar, auxiliam e contribuem com o avanço da educação, principalmente no desenvolvimento das habilidades pertinentes a leitura e a escrita. Além disso, objetivando avaliar as contribuições do ciclo de ensino aprendizagem, buscamos questionar como o uso dessa metodologia, pode contribuir no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de estudantes do 3º ano do ensino médio. Nesse sentido, em busca de respostas, objetivamos analisar como o processo de escrita/reescrita de textos, através da metodologia do ciclo de ensino aprendizagem, auxilia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de aluno dos anos finais do ensino médio, tendo como base o gênero argumentativo dissertação escolar. Para tanto, nos fundamentaremos, principalmente, nos estudos Silva (2016) e Lima (2014), que trazem perspectivas sobre a metodologia em estudo; nos construtos teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP) e no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), que abordam o ensino de Língua Portuguesa no contexto escolar brasileiro; nos estudos de Bronckart (2007), que propõe um modelo de arquitetura textual construído com base nas capacidades de linguagem; além, do aporte teórico de organização das práticas de linguagem (Marcuschi, 2008). Em relação ao tipo de pesquisa, adotamos a pesquisa-ação, uma vez que ela permite aos atores envolvidos a construção de teorias e estratégias, que validadas dentro do seu campo de estudo, acarretam mudanças desejáveis para questionar ou solucionar uma problemática. Ao final desse estudo, buscamos constatar como o uso da abordagem sistêmico-funcional, associada à concepção de letramento como prática social para o estudo e análise de textos, propicia a compreensão dos gêneros e seus diversos propósitos nos variados domínios sociais.por
dc.description.abstractThis research addresses the process of writing/rewriting texts at school, in order to present didactic proposals based on the contributions of the methodology of the teaching-learning cycle to the process of teaching reading and writing to students in the 3rd year of high school. Therefore, in this study, we will present the concepts and foundations of this teaching tool, highlighting the structure and analysis of textual genres present in the school curriculum. The issues that drive this work are based on the constant need for improvements in educational practices, such as the development of teaching methodologies, which applied in the school environment, help and contribute to the advancement of education, especially in the development of skills relevant to reading and writing. In addition, aiming to evaluate the contributions of the teaching-learning cycle, we seek to question how the use of this methodology can contribute to the development of reading and writing skills of students in the 3rd year of high school. In this sense, in search of answers, we aim to analyze how the process of writing/rewriting texts, through the methodology of the teaching-learning cycle, helps in the development of reading and writing skills of students in the final years of high school, based on the argumentative genre school dissertation. To do so, we will be based mainly on the studies Silva (2016) and Lima (2014), which bring perspectives on the methodology under study; in the theoretical constructs of the National Common Curricular Base (BNCC), the National Curriculum Parameters of the Portuguese Language (PCNLP) and the Curricular Document of the Maranhense Territory (DCTMA), which address the teaching of Portuguese in the Brazilian school context; in studies by Bronckart (2007), who proposes a model of textual architecture based on language capabilities; in addition, the theoretical contribution of organization of language practices (Marcuschi, 2008). Regarding the type of research, we adopted action research, since it allows the actors involved to build theories and strategies, which validated within their field of study, lead to desirable changes to question or solve a problem. At the end of this study, we will seek to verify how the use of the systemic-functional approach, associated with the concept of literacy as a social practice for the study and analysis of texts, provides an understanding of genres and their different purposes in different social domains.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-01-12T14:43:24Z No. of bitstreams: 1 Antonia_Luzianevec.pdf: 44192350 bytes, checksum: ccb65ed5c3ca15013e78168e592c1192 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-12T14:43:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonia_Luzianevec.pdf: 44192350 bytes, checksum: ccb65ed5c3ca15013e78168e592c1192 (MD5) Previous issue date: 2023-07-13eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgêneros textuais;por
dc.subjectescrita e reescrita de textos;por
dc.subjectciclo de ensino aprendizagem;por
dc.subjectmétodos de ensino de língua portuguesapor
dc.subjectTextual genres;eng
dc.subjectwriting and rewriting of texts;eng
dc.subjectteaching-learning cycleeng
dc.subject.cnpqTeoria Literáriapor
dc.titleEscrita/reescrita de textos: O ciclo de ensino aprendizagem como caminho metodológico nas aulas de Língua Portuguesa do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Bacabal – MApor
dc.title.alternativeWriting/rewriting texts: The teaching-learning cycle as a methodological path in Portuguese language classes in the 3rd year of high school at a public school in the city of Bacabal – MA.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia_Luzianevec.pdfDissertação de Mestrado43,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.