Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Elrilene da Cruz-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9149479944959766por
dc.contributor.advisor1MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee1MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee2COSTA, Danielle Rodrigues Monteiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4290254798340032por
dc.contributor.referee3SOUSA, Carlos Erick Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039452387227749por
dc.date.accessioned2024-01-12T12:54:30Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Elrilene da Cruz. Argumentações e construção da aprendizagem segundo docentes de ciências: um panorama no contexto do ensino de ciências da rede pública da cidade de Codó/MA. 2023. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5101-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender as diferentes abordagens e técnicas utilizadas pelos professores no contexto educacional, com o propósito de incentivar o desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos nas aulas de ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino na cidade de Codó-Maranhão, durante o processo da educação científica, com o intuito de compreender a dinâmica aprendizagem a partir das estratégias de ensino trabalhados em sala de aula. A pesquisa aborda a importância das argumentações como ferramenta pedagógica para promover o pensamento crítico e o desenvolvimento do conhecimento científico. Dessa forma, o estudo baseou-se em uma abordagem qualitativa, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas com professores de ciências atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Para análise de dados utilizou-se análise de conteúdo na qual retiramos as Unidades de Significados e agrupamos em uma rede sistêmica com suas categorias e suas subcategorias, através de uma análise minuciosa dos dados coletados, foram identificadas as principais estratégias utilizadas pelos docentes para fomentar a prática de argumentação em sala de aula. Os resultados também revelaram que as argumentações desempenham um papel fundamental na construção do saber científico dos estudantes de acordo com os discursos dos professores. Ao serem incentivados a expor suas ideias, formular hipóteses e debater conceitos, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas essenciais, além de aprenderem a comunicar suas opiniões de forma clara e fundamentada. Diante desses resultados, este estudo defende a importância de investir em formação contínua para os docentes, proporcionar recursos adequados e criar espaços institucionais para discussão e troca de experiências. Assim, será possível fortalecer a utilização das argumentações como estratégia pedagógica e, consequentemente, melhorar a qualidade do ensino de Ciências na rede pública de Codó/MA.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate and understand the different approaches and techniques used by teachers in the educational context, with the purpose of encouraging the development of students' argumentation skills in science classes from 6th to 9th grade in the public education system in the city of Codó-Maranhão, during the process of scientific education, in order to comprehend the dynamics of learning through the teaching strategies used in the classroom. The research addresses the importance of arguments as a pedagogical tool to promote critical thinking and the development of scientific knowledge. Thus, the study was based on a qualitative approach, using semi-structured interviews with science teachers working in the final years of elementary education. For data analysis, content analysis was used, in which we extracted Units of Meaning and grouped them into a systemic network with their categories and subcategories, through a careful analysis of the collected data, the main strategies used by teachers to promote argumentation in the classroom were identified. The results also revealed that arguments play a fundamental role in the construction of students' scientific knowledge. By being encouraged to express their ideas, formulate hypotheses, and debate concepts, students develop essential cognitive skills, as well as learn to communicate their opinions clearly and based on evidence. However, the research also pointed out challenges faced by teachers in the effective implementation of argumentation in science education. Among them, the lack of specific training to deal with this approach, the limitation of didactic resources, and the need for institutional support to improve pedagogical practice stand out. Considering these results, this study advocates the importance of investing in continuous training for teachers, providing adequate resources, and creating institutional spaces for discussion and exchange of experiences. Thus, it will be possible to strengthen the use of arguments as a pedagogical strategy and, consequently, improve the quality of science education in the public education system of Codó/MA.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-01-12T12:54:30Z No. of bitstreams: 1 ElrilenePereira.pdf: 3392112 bytes, checksum: 9a9bf60ad387d9be65195f2fa9fce985 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-12T12:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElrilenePereira.pdf: 3392112 bytes, checksum: 9a9bf60ad387d9be65195f2fa9fce985 (MD5) Previous issue date: 2023-11-28eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de ciências;por
dc.subjectargumentações científicas;por
dc.subjectprofessores de ciências;por
dc.subjectscience education;eng
dc.subjectscientific argumentation;eng
dc.subjectscience teachers.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.titleArgumentações e construção da aprendizagem segundo docentes de ciências: um panorama no contexto do ensino de ciências da rede pública da cidade de Codó/MApor
dc.title.alternativeArguments and construction of learning according to science teachers: a panorama in the context of science teaching in the public network of the city of Codó/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElrilenePereira.pdfDissertação de Mestrado3,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.