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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito de quatro meses de intervenção aquática no desenvolvimento motor de bebês
Título(s) alternativo(s): Effect of four months of aquatic intervention on the motor development of babies
Autor: MARTINS, Fernanda Cristina Nogueira Figueiredo 
Primeiro orientador: WALTER, Cinthya
Primeiro membro da banca: WALTER, Cinthya
Segundo membro da banca: MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto
Terceiro membro da banca: SIQUEIRA FILHO, Mário Alves de
Quarto membro da banca: SANTOS, Fernando Garbeloto dos
Resumo: Introdução: As experiências sensoriais do bebê sobre o meio ambiente ocorrem através dos movimentos, pela exploração. Sua abrangência e profundidade dependem da capacidade de controlar esses movimentos, definindo a sua qualidade. A participação de bebês em atividades aquáticas tem aumentado consideravelmente, entretanto na literatura há escassez de investigações sobre a sua influência no desenvolvimento motor. Objetivo: Investigar o efeito de quatro meses de intervenção aquática no desenvolvimento motor de bebês. Método: A amostra foi composta por 17 bebês, de ambos sexos, de seis a nove meses na avaliação inicial, sem experiência prévia com atividade motora sistematizada. Os responsáveis responderam um questionário socioeconômico e anamnese sobre o período de amamentação, tempo de gestação e se os bebês já frequentaram alguma creche. O Teste de Denver II foi aplicado para avaliar o desenvolvimento maturacional e em conjunto com as informações dos questionários os bebês foram pareados em dois grupos: experimental (GE, n =10, 7,5 ±1,08 meses), com quatro meses de intervenção e controle (GC, n = 7, 7,43 ± 0,98 meses), sem intervenção. A intervenção com atividades aquáticas iniciou após um mês da avaliação inicial. As aulas tiveram 30 minutos, distribuídos em três momentos: interação pais e filhos, manipulação de materiais e submersão, com frequência de duas vezes semanais. O intervalo entre as aulas foi de no mínimo um e no máximo quatro dias. A variável dependente, desenvolvimento motor, foi acessada pela Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA) aplicada nos dois grupos em três momentos: no início do experimento, após três meses e após cinco meses. Os resultados foram apresentados em média e desvio padrão. A comparação dos escores brutos na EMIA de bebês do GC (teste de Friedman, seguido do post hoc de Wilcoxon) indicou aumento na segunda e terceira avaliação. No GE houve aumento significativo apenas na segunda avaliação. Na comparação entregrupos (U de Man Whitney) não houve diferença na primeira avaliação, indicando que os grupos iniciaram de forma semelhante, na segunda avaliação o GE apresentou superioridade significativa com médio tamanho de efeito e na terceira avaliação não houve diferença significativa. Conclusão: Na avaliação por bebê com intervenção não houve redução do escore bruto, os valores de manutenção foram superiores e mais tardios do que os bebês sem intervenção. Por idade, exceto o grupo que iniciou com 6 meses na 2ª avaliação, a média com intervenção foi superior a sem intervenção. Na classificação percentílica os bebês com intervenção apresentaram menor proporção de regressão e maior de progressão e manutenção, também mais tardia. Dois meses de intervenção com atividades aquáticas levou a uma melhor pontuação na EMIA, tanto em relação a avaliação anterior (3 meses antes) como também comparado a bebês sem intervenção adicionando evidências para os benefícios das atividades aquáticas no desenvolvimento motor de bebês
Abstract: Introduction: The baby's sensory experiences about the environment occur through movements, through exploration. Its scope and depth depend on the ability to control these movements, defining their quality. The participation of babies in water activities has increased considerably, however, in the literature there is a lack of investigations into their influence on motor development. Objective: To investigate the effect of four months of aquatic intervention on the motor development of babies. Method: The sample consisted of 17 babies, of both sexes, aged six to nine months at the initial assessment, with no previous experience with systematized motor activity. Those responsible answered a socioeconomic questionnaire and anamnesis about the breastfeeding period, gestation period and whether the babies had already attended a daycare center. The Denver II Test was applied to evaluate maturational development and, together with information from the questionnaires, the babies were paired into two groups: experimental (EG, n =10, 7.5 ±1.08 months), four months old intervention and control (CG, n = 7, 7.43 ± 0.98 months), without intervention. The intervention with aquatic activities began one month after the initial assessment. Classes lasted 30 minutes, divided into three moments: parent-child interaction, material handling and submersion, twice a week. The interval between classes was a minimum of one and a maximum of four days. The dependent variable, motor development, was assessed using the Alberta Infant Motor Scale (EMIA) applied to both groups at three moments: at the beginning of the experiment, after three months and after five months. The results were presented as mean and standard deviation. Comparison of the raw EMIA scores of babies in the CG (Friedman test, followed by the Wilcoxon post hoc test) indicated an increase in the second and third assessment. In GE there was a significant increase only in the second assessment. In the comparison between groups (U of Man Whitney) there was no difference in the first assessment, indicating that the groups started in a similar way, in the second assessment the EG showed significant superiority with a medium effect size and in the third assessment there was no significant difference. Conclusion: In the evaluation per baby with intervention, there was no reduction in the raw score, maintenance values were higher and later than those of babies without intervention. By age, except for the group that started at 6 months in the 2nd assessment, the average with intervention was higher than without intervention. In the percentile classification, babies with intervention showed a lower proportion of regression and a higher proportion of progression and maintenance, also later. Two months of intervention with aquatic activities led to a better EMIA score, both in relation to the previous assessment (3 months before) and also compared to babies without intervention, adding evidence for the benefits of aquatic activities on the motor development of babies.
Palavras-chave: estimulação precoce;
natação;
desempenho motor;
ABS;
early stimulation;
swimming;
motor performance.
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Citação: MARTINS, Fernanda Cristina Nogueira Figueiredo. Efeito de quatro meses de intervenção aquática no desenvolvimento motor de bebês. 2023.81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduacao em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5100
Data de defesa: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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