Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Alex de Castro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127991747543007por
dc.contributor.advisor1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814177911312131por
dc.contributor.referee3CARNEIRO, Waltersar José de Mesquita-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3240348860015664por
dc.date.accessioned2023-12-19T14:43:14Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Alex de Castro da. A produção de textos na educação básica: desenvolvendo as capacidades de linguagem. 2023. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5088-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a prática de escrita/reescrita na Educação Básica, propondo uma intervenção em textos escolares por meio do ensino do gênero textual artigo de opinião, com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. A pesquisa foi conduzida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na cidade de Pio XII-MA. A questão central da pesquisa é: quais as dificuldades que os alunos do 9º ano de uma escola pública em Pio XII/MA enfrentam ao mobilizar suas capacidades de linguagem na produção do gênero artigo de opinião? Por conseguinte, tem-se por objetivo geral: promover a competência comunicativa dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental por meio da prática de escrita/reescrita de textos. Como objetivos específicos: utilizar a correção textual-interativa e a lista de constatações como reguladoras do processo de produção de textos; verificar a mobilização das capacidades de linguagem dos discentes na produção do artigo de opinião; empregar a sequência didática como ferramenta auxiliar na produção de textos na escola; averiguar em que sentido a sequência didática contribui para a produção dos textos dos estudantes. Em concordância com os objetivos propostos, a pesquisa adota uma perspectiva metodológica qualitativa que, segundo Lara e Molina (2011), visa a uma investigação direta dos dados em seu ambiente natural. Assim sendo, sob o ponto de vista da abordagem do problema de pesquisa, a investigação realizada é de cunho qualitativo e colaborativo, sendo, portanto, classificada como pesquisa-ação. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa empregada é a bibliográfica. O embasamento teórico que sustenta este trabalho está ancorado nos estudos de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (1999, 2004, 2004b), Cristovão (2001, 2007), Machado (2004), Machado e Cristovão (2006), Gonçalves e Barros (2010), Barros (2012), Gonçalves e Ferraz (2014), Nascimento e Pereira (2014), Gonçalves (2007, 2011), dentre outros autores. Os resultados do estudo revelaram uma significativa evolução entre a primeira e a última produção dos discentes, demonstrando, assim, o aprimoramento de sua competência comunicativa e um desenvolvimento considerável das suas capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas).por
dc.description.abstractThe present work addresses the practice of writing/rewriting in Basic Education, proposing an intervention in school texts through the teaching of the textual genre opinion article, based on the theoretical-methodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism. The research was conducted with 9th-grade students from a public school in the city of Pio XII-MA. The central question of the research is: what difficulties do 9th-grade students from a public school in Pio XII/MA face when mobilizing their language abilities in the production of opinion articles? Consequently, the general objective is to: promote the communicative competence of 9th-grade students through the practice of writing/rewriting texts. The specific objectives are: to use interactive textual correction and the list of findings as regulators of the text production process, verify the mobilization of the language abilities of the students in the production of opinion articles, employ didactic sequences as an auxiliary tool in text production at school, and investigate in what way didactic sequences contribute to the production of the students' texts. In line with the proposed objectives, the research adopts a qualitative methodological perspective, which, according to Lara and Molina (2011), aims for a direct investigation of data in their natural environment. Therefore, from the standpoint of the research problem approach, the investigation carried out is qualitative and collaborative, thus classified as action research. As for the technical procedures, bibliographic research is employed. The theoretical framework supporting this work is anchored in the studies of Bronckart (1999), Dolz and Schneuwly (1999, 2004, 2004b), Cristovão (2001, 2007), Machado (2004), Machado and Cristovão (2006), Gonçalves and Barros (2010), Barros (2012), Gonçalves and Ferraz (2014), Nascimento and Pereira (2014), Gonçalves (2007, 2011), among other authors. The results of the study revealed a significant evolution between the students' first and last productions, thus demonstrating an improvement in their communicative competence and a considerable development of their language abilities (action abilities, discursive abilities, and linguistic-discursive abilities).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-12-19T14:43:13Z No. of bitstreams: 1 AlexdaCosta.pdf: 3994340 bytes, checksum: 863aa692c2ab6ab90a2896c5edf1032c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T14:43:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlexdaCosta.pdf: 3994340 bytes, checksum: 863aa692c2ab6ab90a2896c5edf1032c (MD5) Previous issue date: 2023-11-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprodução de textos;por
dc.subjectinteracionismo sociodiscursivo;por
dc.subjectsequência didática;por
dc.subjectgêneros textuais;por
dc.subjectcapacidades de linguagem;por
dc.subjecttext production;eng
dc.subjectsociodiscursive interactionism;eng
dc.subjectdidactic sequence;eng
dc.subjecttextual genres;eng
dc.subjectlanguage abilities.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleA produção de textos na educação básica: desenvolvendo as capacidades de linguagempor
dc.title.alternativeText production in basic education: developing language skillseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexdaCosta.pdfDissertação de Mestrado3,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.