Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHO, Marilea de Jesus Mendes Everton-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2685611959957780por
dc.contributor.advisor1LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee1LIMA-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee2BIANCHINI, Ângelo Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee3DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.date.accessioned2023-12-14T13:21:19Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationPINHO, Marilea de Jesus Mendes Everton. A assistência estudantil nas escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais Brasileiras: dinâmica, potencialidades e limites. 2023. 160f.Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5079-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a Assistência Estudantil no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo como objeto de análise a dinâmica dessa política nas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais do país. No percurso do estudo desenvolveram-se reflexões acerca dos aspectos conceituais e históricos mais gerais sobre a assistência estudantil e sua relação com a proteção social brasileira e o direito à educação, consagrado pela Constituição Federal de 1988 como direito social de todo cidadão brasileiro, analisando a particularidade da Assistência Estudantil implementada nas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais. A pesquisa é de natureza, predominantemente, exploratória, com enfoque qualitativo e utilização de dados quantitativos, caracterizando-se, portanto, como uma pesquisa de natureza mista. Quanto aos procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, optando-se pelo questionário eletrônico para coleta de dados junto às 23 (vinte e três) Escolas Técnicas Vinculadas existentes no país, que constituiu o universo da pesquisa. Para o aporte teórico destacam-se os estudos de Boschetti (2009a, 2009b), Yazbek (2008, 2018), Bobbio (2004), Oliveira (2009), Kuenzer (2017), Frigotto (2007, 2009, 2011, 2014), Dutra e Santos (2017), Kowalski (2012), Souza (2017), dentre outros. A pesquisa documental baseou-se especialmente em textos normativos relacionados à assistência estudantil e às Escolas Técnicas Vinculadas, como portarias, decreto, leis, regulamentos e editais. A pesquisa de campo contou com a colaboração de dirigentes de Escolas Técnicas Vinculadas, sujeitos participantes que retornaram a pesquisa e fizeram parte da amostra do estudo. A análise dos dados resulta em contribuições importantes sobre o movimento dessa política no interior das escolas pesquisadas, apontando potencialidades e limites para a permanência estudantil. Observou-se que as ações de apoio estudantil implementadas nas Escolas Técnicas Vinculadas, embora não regulamentadas pelo Decreto Nº 7.234/2010, são com ele condizentes, e que apesar dos limites orçamentários apontados, os programas convertem-se em ações relevantes para a permanência estudantil no conjunto dessas escolas.por
dc.description.abstractThe research addresses Student Assistance in the context of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, having as its object of analysis the dynamics of this policy in the Technical Schools Linked to the Federal Universities of the country. In the course of the study, reflections were developed about the more general conceptual and historical aspects of student assistance and its relationship with Brazilian social protection and the right to education, enshrined by the Federal Constitution of 1988 as a social right of every Brazilian citizen, analyzing the particularity of Student Assistance implemented in Technical Schools Linked to Federal Universities. The research is predominantly exploratory in nature, with a qualitative focus and use of quantitative data, characterizing, therefore, a mixed research. As for the methodological procedures, we resorted to bibliographic and documentary research, opting for the electronic questionnaire for data collection from the 23 (twenty-three) Linked Technical Schools existing in the country, which constituted the universe of the research. For the theoretical contribution, the studies of Boschetti (2009a, 2009b), Yazbek (2008, 2018), Bobbio (2004), Oliveira (2009), Kuenzer (2017), Frigotto (2007, 2009, 2011, 2014), Dutra and Santos (2017), Kowalski (2012), Souza (2017), among others, stand out. The documentary research was based especially on normative texts related to student assistance and Linked Technical Schools, such as ordinances, decrees, laws, regulations and public notices. The field research had the collaboration of directors of Linked Technical Schools, participating subjects who returned to the research and were part of the study sample. The analysis of the data results in important contributions on the movement of this policy within the schools studied, pointing out potentialities and limits for student permanence. It was observed that the student support actions implemented in the Linked Technical Schools, although not regulated by Decree No. 7,234/2010, are consistent with it, and that despite the budget limits indicated, the programs become relevant actions for student permanence in the set of these schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-12-14T13:21:19Z No. of bitstreams: 1 MARILEA_PINHO.pdf: 1433250 bytes, checksum: 0af82fd4a9fcdcc4a56c27b088ac6d4b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-14T13:21:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARILEA_PINHO.pdf: 1433250 bytes, checksum: 0af82fd4a9fcdcc4a56c27b088ac6d4b (MD5) Previous issue date: 2023-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectproteção social;por
dc.subjectEducação;por
dc.subjectassistência estudantil;por
dc.subjectsocial protection;por
dc.subjectEducation;por
dc.subjectstudent assistance.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA assistência estudantil nas escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais Brasileiras: dinâmica, potencialidades e limitespor
dc.title.alternativeStudent assistance in technical schools linked to Brazilian Federal Universities: dynamics, potential and limitseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARILEA_PINHO.pdfDissertação de Mestrado1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.