Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5079
Tipo do documento: Dissertação
Título: A assistência estudantil nas escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais Brasileiras: dinâmica, potencialidades e limites
Título(s) alternativo(s): Student assistance in technical schools linked to Brazilian Federal Universities: dynamics, potential and limits
Autor: PINHO, Marilea de Jesus Mendes Everton 
Primeiro orientador: LIMA, Lucinete Marques
Primeiro membro da banca: LIMA
Segundo membro da banca: BIANCHINI, Ângelo Rodrigo
Terceiro membro da banca: DUBLANTE, Carlos André Sousa
Resumo: A pesquisa aborda a Assistência Estudantil no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo como objeto de análise a dinâmica dessa política nas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais do país. No percurso do estudo desenvolveram-se reflexões acerca dos aspectos conceituais e históricos mais gerais sobre a assistência estudantil e sua relação com a proteção social brasileira e o direito à educação, consagrado pela Constituição Federal de 1988 como direito social de todo cidadão brasileiro, analisando a particularidade da Assistência Estudantil implementada nas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais. A pesquisa é de natureza, predominantemente, exploratória, com enfoque qualitativo e utilização de dados quantitativos, caracterizando-se, portanto, como uma pesquisa de natureza mista. Quanto aos procedimentos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, optando-se pelo questionário eletrônico para coleta de dados junto às 23 (vinte e três) Escolas Técnicas Vinculadas existentes no país, que constituiu o universo da pesquisa. Para o aporte teórico destacam-se os estudos de Boschetti (2009a, 2009b), Yazbek (2008, 2018), Bobbio (2004), Oliveira (2009), Kuenzer (2017), Frigotto (2007, 2009, 2011, 2014), Dutra e Santos (2017), Kowalski (2012), Souza (2017), dentre outros. A pesquisa documental baseou-se especialmente em textos normativos relacionados à assistência estudantil e às Escolas Técnicas Vinculadas, como portarias, decreto, leis, regulamentos e editais. A pesquisa de campo contou com a colaboração de dirigentes de Escolas Técnicas Vinculadas, sujeitos participantes que retornaram a pesquisa e fizeram parte da amostra do estudo. A análise dos dados resulta em contribuições importantes sobre o movimento dessa política no interior das escolas pesquisadas, apontando potencialidades e limites para a permanência estudantil. Observou-se que as ações de apoio estudantil implementadas nas Escolas Técnicas Vinculadas, embora não regulamentadas pelo Decreto Nº 7.234/2010, são com ele condizentes, e que apesar dos limites orçamentários apontados, os programas convertem-se em ações relevantes para a permanência estudantil no conjunto dessas escolas.
Abstract: The research addresses Student Assistance in the context of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, having as its object of analysis the dynamics of this policy in the Technical Schools Linked to the Federal Universities of the country. In the course of the study, reflections were developed about the more general conceptual and historical aspects of student assistance and its relationship with Brazilian social protection and the right to education, enshrined by the Federal Constitution of 1988 as a social right of every Brazilian citizen, analyzing the particularity of Student Assistance implemented in Technical Schools Linked to Federal Universities. The research is predominantly exploratory in nature, with a qualitative focus and use of quantitative data, characterizing, therefore, a mixed research. As for the methodological procedures, we resorted to bibliographic and documentary research, opting for the electronic questionnaire for data collection from the 23 (twenty-three) Linked Technical Schools existing in the country, which constituted the universe of the research. For the theoretical contribution, the studies of Boschetti (2009a, 2009b), Yazbek (2008, 2018), Bobbio (2004), Oliveira (2009), Kuenzer (2017), Frigotto (2007, 2009, 2011, 2014), Dutra and Santos (2017), Kowalski (2012), Souza (2017), among others, stand out. The documentary research was based especially on normative texts related to student assistance and Linked Technical Schools, such as ordinances, decrees, laws, regulations and public notices. The field research had the collaboration of directors of Linked Technical Schools, participating subjects who returned to the research and were part of the study sample. The analysis of the data results in important contributions on the movement of this policy within the schools studied, pointing out potentialities and limits for student permanence. It was observed that the student support actions implemented in the Linked Technical Schools, although not regulated by Decree No. 7,234/2010, are consistent with it, and that despite the budget limits indicated, the programs become relevant actions for student permanence in the set of these schools.
Palavras-chave: proteção social;
Educação;
assistência estudantil;
social protection;
Education;
student assistance.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PINHO, Marilea de Jesus Mendes Everton. A assistência estudantil nas escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais Brasileiras: dinâmica, potencialidades e limites. 2023. 160f.Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5079
Data de defesa: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARILEA_PINHO.pdfDissertação de Mestrado1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.