Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5078
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Vou continuar estudando, quero fazer o curso de Medicina”: processos de escolarização no quilombo da liberdade em São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): “I’m going to continue studying, I want to study Medicine”: schooling processes in the quilombo da Liberdade in São Luís-MA
Autor: COSTA, Karine Cristine 
Primeiro orientador: SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da
Primeiro membro da banca: SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da
Segundo membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Terceiro membro da banca: NERIS, Cidinalva Silva Câmara
Resumo: Em vista da necessidade da falta de estudos no Brasil sobre processos de escolarização de estudantes negros e escolha do estabelecimento escolar, em comunidades quilombolas, a proposta da presente pesquisa foi analisar a relação das práticas sociais das famílias, levando em consideração, o espaço social e simbólico do Quilombo Urbano, dimensões da vida do estudante, entre elas dar visibilidade às vivências e práticas dos agentes, sua identidade racial e a rede de apoio afro afetivas da qual fazem parte. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia teve uma abordagem qualitativa, descrição etnográfica do espaço social e simbólico, utilizando como instrumentos de coleta de dados, observação participante acompanhada com entrevistas abertas semiestruturadas com as famílias e os estudantes. Primeiramente foi feito entrevistas com os estudantes de uma escola estadual da rede pública, considerada a primeira a oferecer a educação quilombola, no município de São Luís do Maranhão. Na segunda etapa da pesquisa, foram entrevistadas 06 famílias negras de camadas popular com a intenção de analisar as práticas sociais das famílias que compõem o quilombo urbano com as práticas escolares dos filhos. Os resultados da pesquisa revelaram que a realidade social e racial dos estudantes entrevistados os deixa em desvantagens em relação ao estudante branco, pois têm que lutar para prosseguir estudando e conviver com desigualdades sócio raciais, e estar traçando para si perspectivas de vida, pois a cada momento estão sendo colocados em evidências. As características sociais do território influenciam as estratégias educativas das famílias, sobretudo na escolha (e não escolha) do estabelecimento de ensino.
Abstract: In view of the lack of studies in Brazil on schooling processes for black students and the choice of school establishment in quilombola communities, the purpose of this research was to analyze the relationship between the social practices of families, taking into account the social and symbolic space of the Urban Quilombo, dimensions of the student's life, including giving visibility to the agents' experiences and practices, their racial identity and the Afro-affective support network of which they are part. To achieve the proposed objective, the methodology had a qualitative approach, ethnographic description of the social and symbolic space, using as data collection instruments, direct observation followed by interviews with families and students. First, interviews were conducted with students from a public state school, considered the first to offer quilombola education, in the municipality of São Luís do Maranhão. In the second stage of the research, 06 black families from popular classes were interviewed with the intention of analyzing the social practices of the families that make up the urban quilombo with the school practices of their children. The results of the research revealed that the social and racial reality of the interviewed students leaves them at a disadvantage in relation to the white student, as they have to fight to continue studying and live with socio-racial inequalities, and to be tracing life prospects for themselves, because every are currently being highlighted. The social characteristics of the territory influence the families' educational strategies, especially in choosing (and not choosing) the educational establishment.
Palavras-chave: família;
escola;
trajetória escolar;
escolarização;
family;
school;
school trajectory;
escolarization.
Área(s) do CNPq: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: COSTA, Karine Cristine. “Vou continuar estudando, quero fazer o curso de Medicina”: processos de escolarização no quilombo da liberdade em São Luís-MA. 2023. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5078
Data de defesa: 15-Ago-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINECOSTA.pdfDissertação de Mestrado2,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.