Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Fabíola Christiane Rocha Frota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8393047890684869por
dc.contributor.advisor1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.advisor-co1ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee2ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130388359786108por
dc.contributor.referee3PINHEIRO, Regina Cláudia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0525000732630906por
dc.contributor.referee4CUTRIM, Ilza do Socorro Galvão-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6628313480144303por
dc.contributor.referee5FARIA, Maria da Graça dos Santos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255188189054410por
dc.date.accessioned2023-12-13T15:36:16Z-
dc.date.issued2023-09-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fabíola Christiane Rocha Frota. Aprendizagem de língua inglesa sob a perspectiva dos sistemas complexos por meio da modalidade on-line para iniciantes do NCL. 2023. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5077-
dc.description.resumoEste trabalho intitulado “Aprendizagem de Língua Inglesa sob a perspectiva dos sistemas complexos por meio da modalidade on-line para iniciantes do NCL” busca analisar o processo de aprendizagem de Língua Inglesa sob a perspectiva dos sistemas complexos por meio da modalidade on-line para iniciantes do NCL com foco nas estratégias sociais de aprendizagem da tipologia de Oxford e a autonomia à luz do paradigma da complexidade. Os teóricos que fundamentam a pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada são Larsen-Freeman (2008), Moita Lopes (2013), Paiva (2001) e Leffa (2003). Sobre a teoria da Complexidade parte-se dos pressupostos teóricos de Morin (2001, 2011, 2015, 2020). Para a análise dos dados, os estudos de autonomia de Benson (1997, 2001), Little (1991, 2000), Paiva (2005, 2006) e acerca das Estratégias de Aprendizagem tem-se a tipologia de Oxford (1990). Quanto à metodologia, esta pesquisa insere-se em uma abordagem do tipo qualitativa, exploratória e trata-se de um estudo de caso realizado por meio de questionários e de entrevistas com aprendizes iniciantes do NCL-UFMA da modalidade remota, tendo como corpus a análise da emergência de estratégias sociais de aprendizagem de Oxford (1990) e da autonomia a partir de características dos Sistemas Complexos. Dentre as características de sistemas complexos pode-se ressaltar a imprevisibilidade dos fenômenos, adaptação, auto-organização, dinamicidade, não-linearidade e a complexidade enquanto que os tipos de estratégias sociais da tipologia de Oxford (1990) são (1) perguntas, pedir esclarecimento ou verificação, pedir correção; (2) cooperação, cooperar com colegas e cooperar com usuários proficientes da língua; (3) empatia, entendimento cultural e tornar-se consciente dos pensamentos e sentimentos dos outros. Os resultados da análise apontam para a emergência das estratégias sociais de aprendizagem no contexto virtual; e a emergência da autonomia dos aprendizes pelo uso de tecnologias digitais. Conclui-se que as tecnologias digitais podem ajudar a desenvolver diferentes níveis de autonomia no processo de aprendizagem de língua inglesa.por
dc.description.abstractThis paper entitled "English Language Learning from the perspective of complex systems through the online modality for NCL beginners" seeks to analyze the process of English language learning from the perspective of complex systems through the online modality for beginners of the NCL with a focus on the social learning strategies of the Oxford typology and autonomy in the light of the paradigm of complexity. The theorists who support the research in the field of Applied Linguistics are Larsen-Freeman (2008), Moita Lopes (2013), Paiva (2001) and Leffa (2003). On the theory of Complexity we start from the theoretical assumptions of Morin (2001, 2011, 2015, 2020). For data analysis, the studies of autonomy of Benson (1997, 2001), Little (1991, 2000), Paiva (2005, 2006) and about the Learning Strategies there is the typology of Oxford (1990). As for the methodology, this research is part of a qualitative, exploratory approach and is a case study through questionnaires and interviews conducted with beginner learners of the NCL-UFMA of the remote modality, having as corpus the analysis of the emergence of social learning strategies of Oxford (1990) and of the autonomy from characteristics of the Complex Systems. Among the characteristics of complex systems we can highlight the unpredictability of phenomena, adaptation, self-organization, dynamism, non- linearity and complexity while the types of social strategies of the Oxford typology (1990) are (1) questions, ask for clarification or verification, ask for correction; (2) cooperation, cooperating with colleagues, and cooperating with proficient language users; (3) empathy, cultural understanding, and becoming aware of the thoughts and feelings of others. The results of the analysis point to the emergence of social learning strategies in the virtual context; and the emergence of learners' autonomy through the use of digital technologies. It is concluded that digital technologies can help develop different levels of autonomy in the English language learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-12-13T15:36:16Z No. of bitstreams: 1 FABÍOLACHRISTIANEROCHAFROTAFERREIRA.pdf: 1442838 bytes, checksum: a73e5ea94a67549373b1c8fb295d85c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-13T15:36:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABÍOLACHRISTIANEROCHAFROTAFERREIRA.pdf: 1442838 bytes, checksum: a73e5ea94a67549373b1c8fb295d85c5 (MD5) Previous issue date: 2023-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem de língua inglesa;por
dc.subjectsistemas complexos;por
dc.subjectautonomia;por
dc.subjectestratégias sociais de aprendizagem.por
dc.subjectenglish language learning;eng
dc.subjectcomplex systems;eng
dc.subjectautonomy;eng
dc.subjectsocial learning strategies.eng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.subject.cnpqAvaliação da Aprendizagempor
dc.subject.cnpqLingüísticapor
dc.titleAprendizagem de língua inglesa sob a perspectiva dos sistemas complexos por meio da modalidade on-line para iniciantes do NCLpor
dc.title.alternativeEnglish language learning from the perspective of complex systems through the online modality for NCL beginnerseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABÍOLACHRISTIANEROCHAFROTAFERREIRA.pdfDissertação de Mestrado1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.