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Tipo do documento: Dissertação
Título: Metrificação da memória de trabalho nos elementos do material design: experimento em um protótipo para smartphone
Título(s) alternativo(s): Metrification of working memory in material design elements: experiment on a smartphone prototype
Autor: PINHEIRO, Lucas Mendes 
Primeiro orientador: CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque
Primeiro membro da banca: CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque
Segundo membro da banca: FERNANDES, Fabiane Rodrigues
Terceiro membro da banca: SANTOS, Denilson Moreira
Quarto membro da banca: MONAT, André Soares
Resumo: A memória é um campo amplo de estudo, e existem diversas perspectivas sobre ela. Atualmente entende-se que o encéfalo utiliza múltiplas estruturas para formar o armazenamento da memória. Mesmo sem saber a real capacidade humana, ela ainda é parte essencial no processo cotidiano de utilização de artefatos, daí surge a relevância dessa pauta na construção de interfaces digitais. No contexto atual, onde o celular se tornou uma ferramenta essencial para o cotidiano do ser humano, são desenvolvidos cada vez mais artefatos digitais através de princípios de design. Muitos desses preceitos e suas aplicações foram catalogados num sistema criado pela Google, para auxiliar times a desenvolverem experiências de alta qualidade visando a aderência do público. Esses elementos utilizam-se de modelos mentais, que tentam replicar padrões estabelecidos para reduzir a curva de aprendizagem da pessoa usuária ao utilizar determinado artefato digital. Contudo, o cenário ideal, onde apenas a reprodução ipsis litteris desses padrões consegue resolver, de fato, os problemas enfrentados por quem participa do desenvolvimento dos projetos dessas interfaces, parece não ser uma constante. Assim, considerando que os procedimentos disponíveis para a avaliação da ‘‘taxa de memorabilidade’’ de uma interface digital de fácil acesso inexistem ou tangenciam as intenções iniciais do profissional, e certas ferramentas popularizadas no mercado já capturam e criam de relatórios de eficiência (task success), eficácia, gravam as telas e geram mapas de calor, tendo essa prática alinhada a uma abordagem de valorização da utilização de dados nos projetos de design, levantou-se como o objetivo de pesquisa: analisar se o uso combinado de métricas usuais de mercado é eficaz para medir o custo da memorabilidade em interfaces para smartphones, a fim de gerar recomendações para a estruturação de métricas que auxiliem na avaliação dos padrões, quanto ao seu grau de dificuldade de ‘memorabilidade’. Para isso, delineou-se um estudo que permitiu validar a possibilidade de metrificar o custo para a memorização de fluxos de interfaces, através de experimentos quantitativos. Como resultados obteve-se uma base de dados com o sucesso e tempo para completar a tarefa, e o preenchimento de mapas de calor em porcentagem. Essas investigações mostraram uma possível correlação entre a eficiência na conclusão da tarefa e a objetividade na interação demonstrada pela relação entre a variação percentual entre as telas e o desvio padrão do preenchimento.
Abstract: Memory is a broad field of study, with various perspectives on it. Currently, it is understood that the brain utilizes multiple structures to form memory storage. Despite not knowing the true capacity of human memory, it remains an essential part of everyday artifact usage, hence the relevance of this topic in digital interface design. In the current context, where smartphones have become essential tools in human daily life, an increasing number of digital artifacts are being developed based on design principles. Many of these principles and their applications have been cataloged in a system created by Google to assist teams in developing high-quality experiences that resonate with the audience. These elements rely on mental models, which attempt to replicate established patterns to reduce the user's learning curve when using a particular digital artifact. However, the ideal scenario, where faithfully reproducing these patterns can effectively solve the problems faced by those involved in interface design projects, does not seem to be a constant. Considering that existing procedures for evaluating the "cost of memorability" of an easily accessible digital interface are either non-existent or only tangentially aligned with the intentions of professionals, and that certain widely adopted tools in the market already capture and generate efficiency reports (task success), efficacy metrics, screen recordings, and heat maps, aligning this practice with a data-driven approach in design projects, the research objective was raised: to analyze whether the combined use of commonly used market techniques is effective in measuring the cost of memorability in smartphone interfaces, in order to provide recommendations for structuring metrics that assist in evaluating the patterns' level of memorability difficulty. To achieve this, a study was designed that allowed for the validation of metrication for the memorization cost of interface flows through quantitative experiments. The results yielded a database with task success rates, completion times, and the percentage of heat map filling. These investigations demonstrated a potential correlation between task efficiency and interaction objectivity, as indicated by the relationship between the percentage variation between screens and the standard deviation of filling.
Palavras-chave: Memória de trabalho;
Mapas de calor;
UX Design;
Ergonomia cognitiva.
Work Memory;
Heatmaps;
UX Design;
Cognitive ergonomics.
Área(s) do CNPq: Desenho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: PINHEIRO, Lucas Mendes. Metrificação da memória de trabalho nos elementos do material design: experimento em um protótipo para smartphone. 2023. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5076
Data de defesa: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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