Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Antonio Mario Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7340434646538650por
dc.contributor.advisor1SANTIROCCH, Ítalo Domingos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7056417913303834por
dc.contributor.referee1SANTIROCCH, Ítalo Domingos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7056417913303834por
dc.contributor.referee2CARDOSO, Alírio Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7761198726472591por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.date.accessioned2023-12-11T17:11:05Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Antonio Mario Santos. A política de provimento docente no Maranhão: na trama da instrução pública, governadores, inspetores e professores, (1890-1900). 2018. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, Sãpo Luís, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5067-
dc.description.resumoO presente estudo trata de desenvolver uma análise da configuração política de provimento docente no Maranhão na última década do século XIX, alinhavando este tema com as estratégias utilizadas pelos agentes da Instrução pública para materializar suas propostas de ensino contidas nas leis e Regulamentos, no início da República. Para contemplar tal intento nos munimos do exame de fontes primárias relativas a Instrução Pública nesse período. A perspectiva é trazer a proposta de redução de escala de Giovane Levi presente na micro história ao pensar as estratégias, relações, trajetórias, subjetividades e escolhas pertinentes aos contextos educacionais. Essa postura perante as fontes permitirá a obtenção de um olhar dinâmico sobre a Instrução Pública maranhense e a prática dos docentes. Nesse sentido a análise em curso permite compreender a retroalimentação entre política educacional almejada pelo Estado e a importância das práticas dos sujeitos compositores daquela sociedade para a configuração dos contextos educacionais, pois são os não lugares contidos nesses contextos que ajudam a tecer o diagrama social, de enunciações, agenciamentos e relações de força que tencionam o cotidiano.por
dc.description.abstractLa continuación se presenta un resumen de los resultados de la configuración de la política de servicio y de la documentación del siglo XIX, como parte de las estrategias de uso y de las instrucciones de uso público para materializar las características de su contenido. Inicio de la República. Para mirar el intento de hacer uso de las palabras clave en relación con la administración pública, no hay período. La continuación se presenta una propuesta de redacción de la escala de Giovanni Levi presente en las micro-históricas y las estrategias, las relaciones, las actividades y las oportunidades pertinentes a los contextos educativos. Es una postura correcta como fuentes en una fuente de datos sobre un tema público en una publicación pública y una práctica docente. Este sentido y análisis en el curso permite comprender una retroalimentação entre la política educacional y el tiempo y la importancia de los compositores de la vida social para la configuración de los contextos educacionales, el lugar de comunicación social, el contenido, el contexto, el contexto y el contexto social, agenciamentos e relações de fuerza que tencionam lo cotidiano.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-12-11T17:11:05Z No. of bitstreams: 1 COSTA__ANTONIO_MARIO_SANTOS.pdf: 950577 bytes, checksum: 1a1d28db367f5e1c4ad8443c5114b78a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-11T17:11:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA__ANTONIO_MARIO_SANTOS.pdf: 950577 bytes, checksum: 1a1d28db367f5e1c4ad8443c5114b78a (MD5) Previous issue date: 2018-10-30eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinstrução pública;por
dc.subjectMaranhão;por
dc.subjectprovimento de professores;por
dc.subjectinstrução pública;spa
dc.subjectMaranhão;spa
dc.subjectprovimento de profesores.spa
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA política de provimento docente no Maranhão: na trama da instrução pública, governadores, inspetores e professores, (1890-1900).por
dc.title.alternativeLa política de oferta docente en Maranhão: en el contexto de la instrucción pública, gobernadores, inspectores y profesores, (1890-1900).spa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA__ANTONIO_MARIO_SANTOS.pdfDissertação de Mestrado928,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.