Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5067
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Antonio Mario Santos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7340434646538650 | por |
dc.contributor.advisor1 | SANTIROCCH, Ítalo Domingos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7056417913303834 | por |
dc.contributor.referee1 | SANTIROCCH, Ítalo Domingos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7056417913303834 | por |
dc.contributor.referee2 | CARDOSO, Alírio Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7761198726472591 | por |
dc.contributor.referee3 | PEREIRA, Josenildo de Jesus | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9341633651001873 | por |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T17:11:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Antonio Mario Santos. A política de provimento docente no Maranhão: na trama da instrução pública, governadores, inspetores e professores, (1890-1900). 2018. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, Sãpo Luís, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5067 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo trata de desenvolver uma análise da configuração política de provimento docente no Maranhão na última década do século XIX, alinhavando este tema com as estratégias utilizadas pelos agentes da Instrução pública para materializar suas propostas de ensino contidas nas leis e Regulamentos, no início da República. Para contemplar tal intento nos munimos do exame de fontes primárias relativas a Instrução Pública nesse período. A perspectiva é trazer a proposta de redução de escala de Giovane Levi presente na micro história ao pensar as estratégias, relações, trajetórias, subjetividades e escolhas pertinentes aos contextos educacionais. Essa postura perante as fontes permitirá a obtenção de um olhar dinâmico sobre a Instrução Pública maranhense e a prática dos docentes. Nesse sentido a análise em curso permite compreender a retroalimentação entre política educacional almejada pelo Estado e a importância das práticas dos sujeitos compositores daquela sociedade para a configuração dos contextos educacionais, pois são os não lugares contidos nesses contextos que ajudam a tecer o diagrama social, de enunciações, agenciamentos e relações de força que tencionam o cotidiano. | por |
dc.description.abstract | La continuación se presenta un resumen de los resultados de la configuración de la política de servicio y de la documentación del siglo XIX, como parte de las estrategias de uso y de las instrucciones de uso público para materializar las características de su contenido. Inicio de la República. Para mirar el intento de hacer uso de las palabras clave en relación con la administración pública, no hay período. La continuación se presenta una propuesta de redacción de la escala de Giovanni Levi presente en las micro-históricas y las estrategias, las relaciones, las actividades y las oportunidades pertinentes a los contextos educativos. Es una postura correcta como fuentes en una fuente de datos sobre un tema público en una publicación pública y una práctica docente. Este sentido y análisis en el curso permite comprender una retroalimentação entre la política educacional y el tiempo y la importancia de los compositores de la vida social para la configuración de los contextos educacionales, el lugar de comunicación social, el contenido, el contexto, el contexto y el contexto social, agenciamentos e relações de fuerza que tencionam lo cotidiano. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-12-11T17:11:05Z No. of bitstreams: 1 COSTA__ANTONIO_MARIO_SANTOS.pdf: 950577 bytes, checksum: 1a1d28db367f5e1c4ad8443c5114b78a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-11T17:11:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA__ANTONIO_MARIO_SANTOS.pdf: 950577 bytes, checksum: 1a1d28db367f5e1c4ad8443c5114b78a (MD5) Previous issue date: 2018-10-30 | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEMA | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | instrução pública; | por |
dc.subject | Maranhão; | por |
dc.subject | provimento de professores; | por |
dc.subject | instrução pública; | spa |
dc.subject | Maranhão; | spa |
dc.subject | provimento de profesores. | spa |
dc.subject.cnpq | História | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | A política de provimento docente no Maranhão: na trama da instrução pública, governadores, inspetores e professores, (1890-1900). | por |
dc.title.alternative | La política de oferta docente en Maranhão: en el contexto de la instrucción pública, gobernadores, inspectores y profesores, (1890-1900). | spa |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA__ANTONIO_MARIO_SANTOS.pdf | Dissertação de Mestrado | 928,3 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.