Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Gabriela Almeida de-
dc.contributor.advisor1VIEIRA, José Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087600061589123por
dc.contributor.referee1VIEIRA, José Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087600061589123por
dc.contributor.referee2BERTOLDO, Ernesto Sergio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4496372523574155por
dc.contributor.referee3LIMA, Paulo-
dc.date.accessioned2023-11-21T04:00:48Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriela Almeida de. O ensino de língua portuguesa e as concepções de leitura e de linguagem no documento curricular do território maranhense para as séries finais do ensino fundamental. 2023. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5054-
dc.description.resumoSabemos que o ensino e a aprendizagem da leitura são marcados ideologicamente na medida em que o fazer cotidiano da escola passa a ser estruturado a partir de orientações que vão sendo institucionalizadas por documentos governamentais. Tendo Análise do Discurso (AD) francesa como suporte teórico central que sustenta a análise de dados, o objeto desta pesquisa são os efeitos de sentido constituídos pelas discursividades que mobilizam o evocar das concepções de leitura e de linguem enunciadas no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA). Desta forma, lançamos mão dos conceitos basilares do campo da AD que evidencia a materialidade linguístico-histórica a partir dos estudos de Pêcheux ([1965-1975] 2014 e 2012) ao propor uma a reflexão sobre a linguagem tendo suas bases fundadas no desconforto de não se ajeitar nas evidências e no lugar já-feito, somado aos estudos dos conceitos de Coracini (1995, 2005) e de Geraldi (2005) acerca das concepções clássicas de leitura e concepções linguagem, bem como os conceitos de leitura de Chartier (2004) entre outros autores que coadunam com os pressupostos teóricos da AD francesa. Delineamos como objetivo geral da pesquisa, investigar como se constituem os efeitos de sentidos das concepções de leitura e das concepções de linguagem no organizador curricular de língua portuguesa para as séries finais do ensino fundamental. Esta pesquisa coloca como questão norteadora: Como as concepções de leitura e de linguagem atravessam as orientações do Documento Curricular do Território Maranhense constituindo implicações na formação do aluno leitor proficiente? Nosso corpus constituiu-se de excertos recortados do DCTMA, a partir dos quais podemos constatar que o discurso institucionalizado frente as prescrições dadas no documento, evoca o efeito de autoridade sobre a ação do professor, (re)afirmando unicidade teórica de uma concepção de leitura e de linguagem em detrimento de outras concepções como marca de uma prática voltada para atender as necessidades de formação para o mercado de trabalho. Para que fosse elucidado o funcionamento das discursividades constituintes do que está enunciado nas orientações do DCTMA, ancorados no aporte teórico da análise do discurso, lançamos mão da teoria pechetiana que propõe que o sentido não está simplesmente contido nas palavras, mas é produzido e negociado em contextos discursivos específicos. E que também desenvolve o conceito de interdiscurso, se referindo à influência de outros discursos e ideologias presentes na produção e interpretação dos enunciados. As análises marcam a evidência dos usos e representações da leitura (CHARTIER, 2004) como materialidade constituinte da implementação das práticas de linguagem, para refletir sobre as mais diversas formas de leitura (BARZOTTO, 1999). Sugerimos uma releitura não do trabalho do professor como efeito de responsabilizá-lo pela falha ou pelo equívoco, mas do aluno maranhense e da realidade diversa em que sua escola está inscrita, na medida em que o ensino e a aprendizagem de leitura transitam e significam mudança não de lugar, mas de posicionamento acerca das possibilidades de leitura que alcança o aluno das series finais do ensino fundamental na escola maranhense.por
dc.description.abstractIt is known that the teaching and learning of reading are ideologically marked to the extent that the school’s daily activities become structured based on guidelines that are gradually institutionalized by government documents. Having the French Discourse Analysis (DA) as the central theoretical support that supports data analysis, this research object is the effects of meaning constituted by the discourses that mobilize the evocation of the reading and language concepts enunciated in the Maranhão’s Curricular Document (Documento Curricular do Território Maranhense) (DCTMA). In this way, we make use of the fundamental concepts in the field of DA that evidence the linguistic-historical materiality from the studies of Pêcheux ([1965-1975] 2014 and 2012) by proposing a reflection on language having its bases founded on the discomfort of not settle for the evidence and the already-made place, added to the studies of the concepts of Coracini (1995, 2005) and Geraldi (2005) about the classic of reading and language conceptions, as well as the reading concepts of Chartier (2004 ) among other authors who are in line with the theoretical assumptions of French DA. We outlined as the general goal of the research, to investigate how the meanings effects of reading conceptions and language conceptions are constituted in the Portuguese language curriculum organizer for the final grades in elementary school. This research poses as a guiding question: How do the reading and language concepts cross the guidelines of Maranhão’s Curricular Document, constituting implications in the formation of the proficient reader student? Our corpus consisted of excerpts cut from the DCTMA, from which we can see that the institutionalized discourse in face of the prescriptions given in the document, evokes the effect of authority on the teacher's action, (re)affirming the theoretical uniqueness of a reading and language conception to the detriment of other conceptions as a practice mark aimed at meeting the training needs of the labor market. In order to elucidate the functioning of the constituent discursivities of what is stated in the DCTMA guidelines, anchored in the theoretical contribution of discourse analysis, we used the Pechetian theory that proposes that meaning is not simply contained in words, but is produced and negotiated in specific discursive contexts. And that also develops the concept of interdiscourse, referring to the influence of other discourses and ideologies present in the production and interpretation of statements. The analyzes highlight the evidence of the uses and representations of reading (CHARTIER, 2004) as a constituent materiality of the language practices implementation, to reflect on the most diverse forms of reading (BARZOTTO, 1999). We suggest a reinterpretation not of the teacher's work as an effect of blaming him for the failure or mistake, but of the student from Maranhão and the diverse reality in which his school is enrolled, insofar as the teaching and learning of reading transit and means change not of place, but of positioning about the possibilities of reading that reach the student of the final grades of Maranhão’s elementary school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-11-21T04:00:45Z No. of bitstreams: 1 GABRIELA_ALMEIDA_DE_SOUSA.pdf: 684471 bytes, checksum: be0d80c4761ae6467504e46a372fd565 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-21T04:00:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELA_ALMEIDA_DE_SOUSA.pdf: 684471 bytes, checksum: be0d80c4761ae6467504e46a372fd565 (MD5) Previous issue date: 2023-07-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectconcepções de leitura;por
dc.subjectconcepções de linguagem;por
dc.subjectefeito de sentido;por
dc.subjectensino de língua portuguesa;por
dc.subjectreading conceptions;eng
dc.subjectlanguage conceptions;eng
dc.subjectmeaning effect;eng
dc.subjectportuguese language teaching.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleO ensino de língua portuguesa e as concepções de leitura e de linguagem no documento curricular do território maranhense para as séries finais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe teaching of the Portuguese language and the concepts of reading and language in the curriculum document of the Maranhão territory for the final grades of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA_ALMEIDA_DE_SOUSA.pdfDissertação de Mestrado668,43 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.