Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMUNIZ, Sérgio César Corrêa Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1447731937255143 por
dc.contributor.advisor1COELHO, Elisabeth Maria Beserra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976340283035276por
dc.contributor.referee1COELHO, Elisabeth Maria Beserra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976340283035276por
dc.contributor.referee2FURTADO, Marivania Leonor Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3275591203804166por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279006668275644por
dc.contributor.referee4ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277258075147296por
dc.contributor.referee5SILVA, David Junior de Souza-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265076306351873por
dc.date.accessioned2023-11-21T03:05:24Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationMUNIZ, Sérgio César Corrêa Soares. Eu queria ver o mar e tô batendo cabeça: (auto)reflexividades sobre a educação superior indígena na/da UEMA. 2023. 232 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5053-
dc.description.resumoEsta tese é resultado de um investimento teórico-metodológico cuja motivação é a presença de indígenas no ensino superior do Maranhão. A principal fonte geradora dos resultados apresentados neste trabalho foram as experiências acadêmicas vivenciadas por homens e mulheres indígenas que cursaram a primeira Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena do estado (LIEBI), ofertada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), entre os anos de 2016 e 2022. Nesse sentido, este trabalho é uma tentativa de construir uma análise antropológica acerca das dificuldades e oportunidades, dos encontros e desencontros vividos por acadêmicos e acadêmicas indígenas da LIEBI ao longo de seus processos formativos no âmbito do ensino superior. A formação acadêmica tem sido buscada pelos indígenas do país inteiro como instrumento de fortalecimento de seus movimentos, lutas e demandas. Para a realização desta pesquisa segui as trilhas da etnografia nos/dos interstícios (FURTADO, OLIVEIRA e MUNIZ, 2018), uma abordagem metodológica em que o/a pesquisador/a direciona suas investigações aos processos sociais e projetos ético-políticos que integra como sujeito/a partícipe e atuante. Nesse sentido, afirmo nesta tese que as travessias feitas pelos/as indígenas ao longo de sua formação na Licenciatura Intercultural Indígena da UEMA expressam as (im)possibilidades da interculturalidade. Das (in)compatibilidades entre as epistemologias de si e a epistemologia do mundo acadêmico, os/as indígenas passaram a tecer “arranjos gnosiológicos” (COLEHO e MUNIZ, 2020) ao se apropriarem das categorias e conceitos ocidentais, pelos quais tem sido possível superar colisões epistêmicas - um mal estar com os termos e a burocracia acadêmica – e vislumbrar coalizões epistêmicas, alianças entre matrizes de conhecimento distintas, presentes nas produções intelectuais dos indígenas e com a quais podem lutar e resistir aos equívocos etnocêntricos sobre suas vidas e seus projetos de futuro, portanto resistir ao epistemicídio e às forças da colonialidade.por
dc.description.abstractThis thesis is the result of a theoretical-methodological investment whose motivation is the presence of indigenous people in higher education in Maranhão. The main source of the results presented in this work were the academic experiences of indigenous men and women who attended the first Intercultural Degree for Indigenous Basic Education in the state (LIEBI), offered by the State University of Maranhão (UEMA), between the years 2016 and 2022. In this sense, this work is an attempt to construct an anthropological analysis about the meanings and meanings that indigenous academics and academics of LIEBI have constructed from their formative processes. Academic training has been sought by indigenous people throughout the country as an instrument to strengthen their movements, struggles and demands. Following the trails of ethnography in the interstices, a methodological approach in which the researcher is situated in the "colonial difference" and becomes aware of it, directing his investigations to the social processes and ethical-political projects that he integrates as a participant and active subject, it has been possible to affirm that the crossings made by the indigenous throughout their training in the Indigenous Intercultural Degree of UEMA express the (im)possibilities of interculturality. From the (in)compatibilities between the epistemologies of the self and the epistemology of the academic world, the indigenous people began to weave "gnosiologic arrangements" (COLEHO and MUNIZ, 2020) by appropriating western categories and concepts, by which it has been possible to overcome epistemic collisions – a malaise with academic terms and bureaucracy – and to envision epistemic coalitions, alliances between distinct knowledge matrices, present in the intellectual productions of the indigenous and with which they can fight and resist ethnocentric misconceptions about their lives and their future projects, thus resisting epistemicide and the forces of coloniality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-11-21T03:05:24Z No. of bitstreams: 1 SÉRGIOMUNIZ.pdf: 7149448 bytes, checksum: 93b33e842629d47eb9b3119becd10c22 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-21T03:05:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SÉRGIOMUNIZ.pdf: 7149448 bytes, checksum: 93b33e842629d47eb9b3119becd10c22 (MD5) Previous issue date: 2023-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino superior;por
dc.subjectpovos indígenas;por
dc.subjectinterculturalidade;por
dc.subjectetnografia no/dos interstícios;por
dc.subjectcolonialidade;por
dc.subjecthigher education;eng
dc.subjectindigenous peoples;eng
dc.subjectinterculturality;eng
dc.subjectethnography in/of the interstices;eng
dc.subjectcoloniality.eng
dc.subject.cnpqAntropologiapor
dc.titleEu queria ver o mar e tô batendo cabeça: (auto)reflexividades sobre a educação superior indígena na/da UEMApor
dc.title.alternativeI wanted to see the sea and I'm headbanging: (self)reflections on indigenous higher education at/at UEMAeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÉRGIOMUNIZ.pdfTese de doutorado6,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.