Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Sabrina Lima dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0609358241480262por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee3ANECLETO, Úrsula Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781613113942036por
dc.contributor.referee4TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040665303459075por
dc.contributor.referee5RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2023-11-17T02:10:45Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Sabrina Lima dos. O ensino de língua inglesa com aplicativos móveis: uma proposta pedagógica para professores de língua inglesa em uma escola municipal na cidade de Rosário/MA. 2023. 291 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5049-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre o uso dos aplicativos móveis como recurso didático em aulas de Língua Inglesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Elenca-se como objetivo geral analisar a utilização dos aplicativos móveis, por professores, no processo de ensino de Língua Inglesa. A problemática foi delineada a partir do seguinte questionamento: como o uso de aplicativos móveis contribuem para o processo de ensino da Língua Inglesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental? A metodologia adotada foi o Estudo de Caso utilizando a abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. O instrumento de coleta de dados foi as entrevistas realizadas com o auxílio do aplicativo WhatsApp. O referencial teórico baseia-se no uso dos aplicativos móveis na educação (MORAIS, 2003; VIEIRA, 1999), a formação do professor para uso da tecnologia (PAIVA, 2013; BARAN, 2014), no conceito de aprendizagem com mobilidade ou M-Learning (CARVALHO, 2015; BARCELOS; TAROUCO; BERCHT, 2009), o uso dos aplicativos móveis no ensino de língua inglesa (ZARDINI,2009; PAIVA, 2017), na história, definição, identificação do conceito de língua subjacente, método de ensino empregado, no desenvolvimento da compreensão oral, fala, leitura, escrita, de vocabulário e o estimulo à interação dos aplicativos móveis (VERA, 2017; NEULS, 2015). Os resultados obtidos na pesquisa indicam que nem todos os professores possuem formação em Letras – Língua Inglesa e nem tampouco uma formação continuada na área. Em relação ao domínio da tecnologia, eles estão em sua maioria na faixa básica. Em relação à apropriação das tecnologias digitais, muitos dos professores não tiveram uma formação promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SEMED) para o domínio das tecnologias. O produto da pesquisa foi um E-book com a discussão sobre como utilizar a metodologia M-Learning nas aulas de Língua Inglesa e a apresentação de tutoriais sobre como utilizar os aplicativos móveis nas aulas de Língua Inglesa com o objetivo de demonstrar os benefícios do uso da metodologia M-Learning no processo de ensinoaprendizagem da Língua Inglesa a serem utilizadas pelos professores da Unidade Integrada Maria José Macau no município de Rosário (MA).por
dc.description.abstractThe research deals with the use of mobile applications as a teaching resource in English language classes in the final years of elementary school. The general objective is to analyze the use of mobile applications by teachers in the English language teaching process. The problem was outlined based on the following question: how does the use of mobile applications contribute to the English language teaching process in the final years of elementary school? The methodology adopted was the Case Study using a qualitative approach, exploratory and descriptive in nature. The data collection instrument was interviews carried out with the help of the WhatsApp application. The theoretical framework is based on the use of mobile applications in education (MORAIS, 2003; VIEIRA, 1999), teacher training for the use of technology (PAIVA, 2013; BARAN, 2014), the concept of learning with mobility or M- Learning (CARVALHO, 2015; BARCELOS; TAROUCO; BERCHT, 2009), the use of mobile applications in teaching English (ZARDINI, 2009; PAIVA, 2017), history, definition, identification of the underlying language concept, teaching method used in the development of oral comprehension, speaking, reading, writing, vocabulary and encouraging interaction with mobile applications (VERA, 2017; NEULS, 2015). The results obtained in the research indicate that not all teachers have training in Literature – English, nor have continued training in the area. Regarding technology mastery, they are mostly in the basic range. In relation to the appropriation of digital technologies, many of the teachers did not have training promoted by the Municipal Department of Education (SEMED) to master the technologies. The research product was an E-book with a discussion on how to use the M-Learning methodology in English language classes and the presentation of tutorials on how to use mobile applications in English language classes with the aim of demonstrating the benefits of using of the M-Learning methodology in the English language teaching-learning process to be used by teachers at the Maria José Macau Integrated Unit in the municipality of Rosário (MA).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-11-17T02:10:45Z No. of bitstreams: 1 SABRINA_SANTOS.pdf: 15873685 bytes, checksum: 714f8c07d88805a5aa78a3280d121589 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-17T02:10:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SABRINA_SANTOS.pdf: 15873685 bytes, checksum: 714f8c07d88805a5aa78a3280d121589 (MD5) Previous issue date: 2023-10-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem móvel;por
dc.subjectprática pedagógica;por
dc.subjectensino de língua inglesa;por
dc.subjectaplicativos móveis;por
dc.subjectmobile learning;por
dc.subjectpedagogical practice;eng
dc.subjectteaching english language;eng
dc.subjectmobile applications.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO ensino de língua inglesa com aplicativos móveis: uma proposta pedagógica para professores de língua inglesa em uma escola municipal na cidade de Rosário/MApor
dc.title.alternativeTeaching English with mobile applications: a pedagogical proposal for English language teachers in a municipal school in the city of Rosário/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA_SANTOS.pdfDissertação de Mestrado15,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.