Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDOURADO, Dionísio Lindoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979297384407972por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee1SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee2MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee3PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.date.accessioned2023-11-17T01:49:10Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.identifier.citationDOURADO, Dionísio Lindoso. Integração curricular no IFMA campus Pinheiro e São Luís - Centro Histórico: o pensado e o praticado. 2023.175 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5048-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFMA CAMPUS PINHEIRO E SÃO LUÍS - CENTRO HISTÓRICO: o pensado e o praticado”, foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica, a partir da observação das dificuldades na integração curricular em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFMA Campus Pinheiro e São Luís – Centro Histórico. Ela buscou verificar esse fato empírico e, teve como objetivo geral: analisar as práticas de integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA Campus Pinheiro e Centro Histórico, considerando os impactos da formação dos professores nesse desenvolvimento. Teve como objetivos específicos: discutir os fundamentos que envolvem a integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFMA Campus Pinheiro e São Luís - Centro Histórico; relacionar a atividade prática de integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio com a capacitação dos professores e os contextos de trabalho; desenvolver o CADERNO DE SUGESTÕES PEDAGÓGICAS: possibilidades de integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Seguimos as premissas metodológicas: natureza aplicada, abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos, como pesquisa de intervenção pedagógica. Utilizando como instrumentos de coleta de dados: entrevista e pesquisa documental. Nos apoiamos principalmente nas contribuições de Fonseca (1961), Cordão e Moraes (2017), Cunha (2000; 2005), Goodson (2020), Lopes (2011), Manfredi (2017), Manacorda (2013), Ramos (2014), Sacristán (2014), Santomé (1998), Silva (1999) e Pereira (2019). Ficou demonstrado que: ao ingressarem no IFMA os profissionais (professores, pedagogas e técnicos em assuntos educacionais) não recebem uma capacitação voltada para o trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os profissionais das equipes pedagógicas não se sentem preparados/as para orientar o trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os professores não se sentem preparados/as para o trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os Diretores de Desenvolvimento Educacional consideram que os profissionais das equipes pedagógicas e professores não estão preparados para o trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Ademais, os seguintes problemas dificultam a integração curricular nos campi pesquisados, exposto em síntese: a ausência de uma política de formação continuada para os profissionais; ausência de momentos específicos para debater a integração das ações didáticopedagógicas, dificuldade de fazer planejamentos coletivos para haver maior integração. Desenvolvemos o CADERNO DE SUGESTÕES PEDAGÓGICAS com uma adaptação do acrônimo “5W2H”, objetivando produzir recomendações teóricometodológicas que auxiliem o trabalho de professores e equipe pedagógica vinculados aos lócus da pesquisa no trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e fundado em Projetos Integradores.por
dc.description.abstractLa investigación titulada “INTEGRACIÓN CURRICULAR EN IFMA CAMPUS PINHEIRO Y SÃO LUÍS - CENTRO HISTÓRICO: lo que se piensa y lo que se practica”, se desarrolló en el ámbito de la Maestría Profesional en Gestión Docente de la Educación Básica, a partir de la observación de dificultades en el ámbito curricular. integración en cursos de Educación Técnico Profesional de Nivel Secundario en IFMA Campus Pinheiro y São Luís – Centro Histórico. Buscó verificar este hecho empírico y tuvo como objetivo general: analizar las prácticas de integración curricular en los cursos de Educación Profesional Técnica Media de IFMA Campus Pinheiro y Centro Histórico, considerando los impactos de la formación docente en ese desarrollo. Sus objetivos específicos fueron: discutir los fundamentos que involucran la integración curricular en los cursos de Educación Profesional Técnica del Nivel Secundario en IFMA Campus Pinheiro y São Luís - Centro Histórico; relacionar la actividad práctica de integración curricular en los cursos de Educación Secundaria Técnico Profesional con la formación docente y los contextos laborales; Desarrollar el Cuaderno Pedagógico: posibilidades de integración curricular en la Educación Secundaria Técnico Profesional. Seguimos las premisas metodológicas: carácter aplicado, enfoque cualitativo, en cuanto a objetivos es descriptiva y en cuanto a procedimientos es investigación de intervención pedagógica. Utilización de instrumentos de recogida de datos: entrevistas e investigación documental. Nos basamos principalmente en los aportes de Fonseca (1961), Cordão y Moraes (2017), Cunha (2000; 2005), Goodson (2020), Lopes (2011), Manfredi (2017), Manacorda (2013), Ramos (2014), Sacristán (2014), Santomé (1998), Silva (1999) y Pereira (2019). Se demostró que: cuando los profesionales (Docentes, Pedagogos y Técnicos en Asuntos Educativos) ingresan al IFMA, no reciben una formación orientada a trabajar con la integración curricular en la Educación Técnico Profesional del Nivel Secundario. Los profesionales de los equipos pedagógicos no se sienten preparados para orientar el trabajo con integración curricular en la Educación Secundaria Técnico Profesional. Los docentes no se sienten preparados para trabajar con la integración curricular en la Educación Secundaria Técnico Profesional. Los Directores de Desarrollo Educativo consideran que los profesionales de los equipos pedagógicos y docentes no están preparados para trabajar con la integración curricular en la Educación Técnico Profesional del Nivel Secundario. Se destacaron los siguientes problemas que dificultan la integración curricular en los campus investigados, resumidos: la ausencia de una política de formación continua de los profesionales; falta de momentos específicos para debatir la integración de acciones didáctico-pedagógicas, dificultad para hacer planes colectivos para una mayor integración. Desarrollamos el CUADERNO DE SUGERENCIAS PEDAGÓGICAS con una adaptación de la sigla “5W2H”, con el objetivo de producir recomendaciones teórico-metodológicas que coadyuven al trabajo de docentes y equipos pedagógicos vinculados al locus de investigación en el trabajo con la integración curricular en la Educación Técnico Profesional de Nivel Secundario y fundada en Proyectos Integrativos.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-11-17T01:49:10Z No. of bitstreams: 1 DIONISIODOURADO.pdf: 17054270 bytes, checksum: f3b82eb6f7d988b4a234948287c2b4e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-17T01:49:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIONISIODOURADO.pdf: 17054270 bytes, checksum: f3b82eb6f7d988b4a234948287c2b4e8 (MD5) Previous issue date: 2023-10-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcurrículo;por
dc.subjecteducação profissional;por
dc.subjectpráticas pedagógicas;por
dc.subjectintegração curricular;por
dc.subjectcurrículo;spa
dc.subjecteducación profesional;spa
dc.subjectprácticas pedagógicas;spa
dc.subjectintegración curricular.spa
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleIntegração curricular no IFMA campus Pinheiro e São Luís - Centro Histórico: o pensado e o praticadopor
dc.title.alternativeIntegración curricular en IFMA campus Pinheiro y São Luís – Centro Histórico: lo que se piensa y lo que se practicaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIONISIODOURADO.pdfDissertação de Mestrado16,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.