Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5048
Tipo do documento: Dissertação
Título: Integração curricular no IFMA campus Pinheiro e São Luís - Centro Histórico: o pensado e o praticado
Título(s) alternativo(s): Integración curricular en IFMA campus Pinheiro y São Luís – Centro Histórico: lo que se piensa y lo que se practica
Autor: DOURADO, Dionísio Lindoso 
Primeiro orientador: SANTOS, Maria José Albuquerque
Primeiro membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Segundo membro da banca: MELO, José Carlos de
Terceiro membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Resumo: A pesquisa intitulada “INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFMA CAMPUS PINHEIRO E SÃO LUÍS - CENTRO HISTÓRICO: o pensado e o praticado”, foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica, a partir da observação das dificuldades na integração curricular em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFMA Campus Pinheiro e São Luís – Centro Histórico. Ela buscou verificar esse fato empírico e, teve como objetivo geral: analisar as práticas de integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA Campus Pinheiro e Centro Histórico, considerando os impactos da formação dos professores nesse desenvolvimento. Teve como objetivos específicos: discutir os fundamentos que envolvem a integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFMA Campus Pinheiro e São Luís - Centro Histórico; relacionar a atividade prática de integração curricular nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio com a capacitação dos professores e os contextos de trabalho; desenvolver o CADERNO DE SUGESTÕES PEDAGÓGICAS: possibilidades de integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Seguimos as premissas metodológicas: natureza aplicada, abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos, como pesquisa de intervenção pedagógica. Utilizando como instrumentos de coleta de dados: entrevista e pesquisa documental. Nos apoiamos principalmente nas contribuições de Fonseca (1961), Cordão e Moraes (2017), Cunha (2000; 2005), Goodson (2020), Lopes (2011), Manfredi (2017), Manacorda (2013), Ramos (2014), Sacristán (2014), Santomé (1998), Silva (1999) e Pereira (2019). Ficou demonstrado que: ao ingressarem no IFMA os profissionais (professores, pedagogas e técnicos em assuntos educacionais) não recebem uma capacitação voltada para o trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os profissionais das equipes pedagógicas não se sentem preparados/as para orientar o trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os professores não se sentem preparados/as para o trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Os Diretores de Desenvolvimento Educacional consideram que os profissionais das equipes pedagógicas e professores não estão preparados para o trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Ademais, os seguintes problemas dificultam a integração curricular nos campi pesquisados, exposto em síntese: a ausência de uma política de formação continuada para os profissionais; ausência de momentos específicos para debater a integração das ações didáticopedagógicas, dificuldade de fazer planejamentos coletivos para haver maior integração. Desenvolvemos o CADERNO DE SUGESTÕES PEDAGÓGICAS com uma adaptação do acrônimo “5W2H”, objetivando produzir recomendações teóricometodológicas que auxiliem o trabalho de professores e equipe pedagógica vinculados aos lócus da pesquisa no trabalho com a integração curricular na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e fundado em Projetos Integradores.
Abstract: La investigación titulada “INTEGRACIÓN CURRICULAR EN IFMA CAMPUS PINHEIRO Y SÃO LUÍS - CENTRO HISTÓRICO: lo que se piensa y lo que se practica”, se desarrolló en el ámbito de la Maestría Profesional en Gestión Docente de la Educación Básica, a partir de la observación de dificultades en el ámbito curricular. integración en cursos de Educación Técnico Profesional de Nivel Secundario en IFMA Campus Pinheiro y São Luís – Centro Histórico. Buscó verificar este hecho empírico y tuvo como objetivo general: analizar las prácticas de integración curricular en los cursos de Educación Profesional Técnica Media de IFMA Campus Pinheiro y Centro Histórico, considerando los impactos de la formación docente en ese desarrollo. Sus objetivos específicos fueron: discutir los fundamentos que involucran la integración curricular en los cursos de Educación Profesional Técnica del Nivel Secundario en IFMA Campus Pinheiro y São Luís - Centro Histórico; relacionar la actividad práctica de integración curricular en los cursos de Educación Secundaria Técnico Profesional con la formación docente y los contextos laborales; Desarrollar el Cuaderno Pedagógico: posibilidades de integración curricular en la Educación Secundaria Técnico Profesional. Seguimos las premisas metodológicas: carácter aplicado, enfoque cualitativo, en cuanto a objetivos es descriptiva y en cuanto a procedimientos es investigación de intervención pedagógica. Utilización de instrumentos de recogida de datos: entrevistas e investigación documental. Nos basamos principalmente en los aportes de Fonseca (1961), Cordão y Moraes (2017), Cunha (2000; 2005), Goodson (2020), Lopes (2011), Manfredi (2017), Manacorda (2013), Ramos (2014), Sacristán (2014), Santomé (1998), Silva (1999) y Pereira (2019). Se demostró que: cuando los profesionales (Docentes, Pedagogos y Técnicos en Asuntos Educativos) ingresan al IFMA, no reciben una formación orientada a trabajar con la integración curricular en la Educación Técnico Profesional del Nivel Secundario. Los profesionales de los equipos pedagógicos no se sienten preparados para orientar el trabajo con integración curricular en la Educación Secundaria Técnico Profesional. Los docentes no se sienten preparados para trabajar con la integración curricular en la Educación Secundaria Técnico Profesional. Los Directores de Desarrollo Educativo consideran que los profesionales de los equipos pedagógicos y docentes no están preparados para trabajar con la integración curricular en la Educación Técnico Profesional del Nivel Secundario. Se destacaron los siguientes problemas que dificultan la integración curricular en los campus investigados, resumidos: la ausencia de una política de formación continua de los profesionales; falta de momentos específicos para debatir la integración de acciones didáctico-pedagógicas, dificultad para hacer planes colectivos para una mayor integración. Desarrollamos el CUADERNO DE SUGERENCIAS PEDAGÓGICAS con una adaptación de la sigla “5W2H”, con el objetivo de producir recomendaciones teórico-metodológicas que coadyuven al trabajo de docentes y equipos pedagógicos vinculados al locus de investigación en el trabajo con la integración curricular en la Educación Técnico Profesional de Nivel Secundario y fundada en Proyectos Integrativos.
Palavras-chave: currículo;
educação profissional;
práticas pedagógicas;
integração curricular;
currículo;
educación profesional;
prácticas pedagógicas;
integración curricular.
Área(s) do CNPq: Educação
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: DOURADO, Dionísio Lindoso. Integração curricular no IFMA campus Pinheiro e São Luís - Centro Histórico: o pensado e o praticado. 2023.175 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5048
Data de defesa: 17-Out-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIONISIODOURADO.pdfDissertação de Mestrado16,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.