Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5047
Tipo do documento: Dissertação
Título: E-book como ferramenta de aprendizagem em Física: o ensino de unidades de medida para alunos do primeiro ano do ensino médio.
Título(s) alternativo(s): The electronic book as a learning tool in Physics: teaching units of measurement to first-year high school students.
Autor: SEIXAS, José Humberto 
Primeiro orientador: DINIZ, Eduardo Moraes
Primeiro membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Segundo membro da banca: PINTO NETO, Antonio
Terceiro membro da banca: DYTZ, Aline Guerra
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância do estudo das unidades de medida, a partir da apresentação do contexto histórico, a relevância política, econômica e sociocultural, bem como a evolução do conceito dessas unidades no decorrer do tempo. A pesquisa também apresenta as mudanças de paradigmas no estudo das unidades de medida, aplicadas às trocas comerciais e ao impacto voltado ao cotidiano das pessoas, até chegar-se à consolidação do Sistema Internacional de Unidades (SI). Ademais, busca-se a compreensão desse objeto de pesquisa recorrendo-se ora a conceitos necessários, ora a estudos da Metrologia, os quais permitem resultados mais precisos e eficientes, a partir da adoção de constantes físicas, em vez de objetos materiais, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como abordando assuntos da Física Moderna e Quântica devido às novas definições do SI. Além disso, faz-se um estudo com base na ligação interdisciplinar do conteúdo abordado, por meio do método da Teoria dos Campos Conceituais, do matemático, filósofo e psicólogo francês, Gérard Vergnaud, o que contribui para a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo pesquisado. O estudo em questão é mediado pela utilização de um produto educacional, em formato de e-book, como ferramenta de aprendizagem no ensino de Física para alunos do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual. Intitulado de FÍSICA DE PRECISÃO NO ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDA: um Guia para Alunos do Ensino Médio, o livro digital apresenta, de forma didática, conteúdos abrangentes sobre as unidades de medida, desde o contexto histórico até a sua importância para a Ciência, associando os tópicos selecionados ao uso de novas tecnologias, de forma dinâmica e interativa, de modo que esse produto educacional poderá ser utilizado em qualquer situação de ensino-aprendizagem.
Abstract: This work aims to present the importance of studying units of measurement by exploring the historical context, political, economic, and sociocultural relevance, as well as the evolution of the concept of these units over time. The research also discusses paradigm shifts in the study of units of measurement, particularly in relation to commercial exchanges and their impact on people's daily lives, leading to the establishment of the International System of Units (SI). Furthermore, the research seeks to enhance the understanding of this subject by incorporating necessary concepts and insights from Metrology, which enable more precise and efficient results through the adoption of physical constants rather than material objects. This contributes to scientific and technological development, as well as addressing topics in Modern and Quantum Physics due to the new definitions of the SI. Additionally, the study explores the interdisciplinary connection of the discussed content, employing the Theory of Conceptual Fields, a method developed by the French mathematician, philosopher, and psychologist Gérard Vergnaud. This approach helps students comprehend the researched content. The study is mediated by the use of an educational product in the form of an e-book, designed as a learning tool for teaching Physics to first-year students in public high schools. Titled "PRECISION PHYSICS IN THE TEACHING OF UNITS OF MEASUREMENT: A Guide for High School Students," the digital book provides comprehensive and didactic content on units of measurement, from their historical context to their significance in the field of Science. It also incorporates the selected topics with the use of new technologies in a dynamic and interactive manner, making it suitable for various teaching and learning situations.
Palavras-chave: unidades de medida;
contexto histórico;
metrologia;
constantes físicas;
precisão.
units of measurement;
historical context;
metrology;
physical constants;
precision.
Área(s) do CNPq: Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SEIXAS, José Humberto. E-book como ferramenta de aprendizagem em Física: o ensino de unidades de medida para alunos do primeiro ano do ensino médio.. 2023. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5047
Data de defesa: 29-Ago-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Humberto_Seixas.pdfDissertação de Mestrado6,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.