Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5046
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Artevisualidades entre linhas poéticas têxteis em oficinas de artes visuais no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Artevisualidades entre líneas poéticas textiles en talleres de artes visuales en la escuela secundaria. |
Autor: | SANTOS , Rejane Maria Sousa Fonsêca dos |
Primeiro orientador: | COSTA FILHO, José Almir Valente |
Primeiro coorientador: | DOURADO, Nereida Viana |
Primeiro membro da banca: | COSTA FILHO, José Almir Valente |
Segundo membro da banca: | MATOS, Elisene Castro |
Terceiro membro da banca: | DOURADO, Nereida Viana |
Resumo: | Esta investigação apresenta um estudo sobre As poéticas têxteis no ensino das Artes Visuais e propõe a análise das possibilidades técnicas e do envolvimento de adolescentes, discentes do Instituto Federal do Maranhão Campus São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís, em oficinas de criação artística contemporânea a partir de artesanias têxteis tradicionais presentes nos seus contextos familiar e comunitário. A proposta “Artevisualidades entre linhas - Poéticas têxteis em oficinas de Artes Visuais no Ensino Médio“, alinhada com Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes, é uma pesquisa-ação, com abordagem quantiqualitativa, exploratório-descritiva, com coleta de dados traçada por questionários, diários de observação, registros fotográficos, entrevistas e portifólios dos sujeitos pesquisadores, ao longo de seis meses. Apresenta um panorama do fazer têxtil na História, geral e nacional, e no ensino das Artes Visuais em contexto brasileiro; elenca algumas produções artísticas têxteis, tradicionais e contemporâneas, e analisa como as noções básicas em artesanias têxteis são recepcionadas e utilizadas por discentes do Ensino Médio, em processos de aprendizagem nas aulas de Artes Visuais. Esta investigação tem base referencial em autores e autoras como: Dewey (2010), Cauquelin (2005), Larrosa (2021), Cáurio (1985), e Ostrower (2012). Partindo de observações, registros e questionário semiestruturado, a pesquisa mostrou considerável envolvimento dos adolescentes que participaram das oficinas, mudança na leitura das práticas têxteis e desejo de aprofundar o estudos das técnicas iniciadas nas oficinas, exercício importante para desenvolverem suas poéticas. |
Abstract: | Esta investigación presenta un estudio sobre Las poéticas textiles en la enseñanza de las Artes Visuales y propone el análisis de las posibilidades técnicas y participación de adolescentes, estudiantes del Instituto Federal de Maranhão Campus San José de Ribamar, Región Metropolitana de São Luís, en talleres de creación artística contemporánea a partir de artesanías textiles tradicionales presentes en sus contextos familiares y comunitarios. La propuesta “Artevisualidades entre líneas - Poéticas textiles en talleres de Artes Visuales en escuela secundaria", alineado con Procesos de Enseñanza, Aprendizaje y Creación en las Artes, es una investigación-acción, con enfoque cuantitativo y cualitativo, exploratorio-descriptivo, con la recopilación de datos obtenidos a través de cuestionarios, diarios de observación, registros fotográficos, entrevistas y portafolio de los sujetos de la investigación, a lo largo de seis meses. Presenta una visión general de la fabricación de textiles en la Historia general y nacional, y en la enseñanza de las Artes Visuales, en contexto brasileño; enumera algunas producciones de artísticas textiles tradicionales e contemporáneas, y analiza como las nociones básicas en artesanía textil son recibidas y utilizadas por los estudiantes de secundaria, en los procesos de aprendizaje en las clases de Artes Visuales. Esta investigación tiene una base referencial en autores y autoras como: Dewey (2010), Cauquelin (2005), Larrosa (2021), Cáurio (1985) e Ostrower (2012). Con base en observaciones, registros y cuestionario semiestructurado, la investigación mostró una participación considerable de los adolescentes que participaron de los talleres, cambio en la lectura de prácticas textiles y deseo de profundizarse en el estudio de las técnicas iniciadas en los talleres, ejercicio importante para que desarrollen su poética. |
Palavras-chave: | ensino; artes visuais; fazer têxtil; enseñanza; artes visuales; hacer textil. |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | SANTOS , Rejane Maria Sousa Fonsêca dos. Artevisualidades entre linhas poéticas têxteis em oficinas de artes visuais no ensino médio. 2023. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5046 |
Data de defesa: | 23-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REJANESANTOS.pdf | Dissertação de Mestrado | 7,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.