Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5039
Tipo do documento: Dissertação
Título: Professoras das escolas comunitárias luteranas no Brasil: uma ciranda histórico-feminista da educação
Título(s) alternativo(s): Teachers at Lutheran community schools in Brazil: a historical-feminist journey in education
Autor: SANDER, Franciele Vanessa 
Primeiro orientador: NUNES, Iran de Maria Leitão
Primeiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Segundo membro da banca: MOTTA, Diomar das Graças
Terceiro membro da banca: BRANDENBURG, Laude Erandi
Resumo: RESUMO: A ciranda é uma imagem usada pela teóloga feminista Elizabeth Schüssler Fiorenza para representar a sua forma de pesquisa, nela, não há hierarquia ou poder, pois, todas as pessoas são iguais no círculo. Na presente pesquisa utiliza-se dessa imagem como fio condutor de sua escrita, na qual busca-se analisar a influência do processo de feminização nas escolas comunitárias Evangélico-Luteranas vinculadas à Rede Sinodal de Educação, visando identificar o período e o contexto em que ocorreu o ingresso das mulheres no Seminário Evangélico de Formação de Professores, no Rio Grande do Sul, e seus motivos; e, historicizar o processo da feminização docente das escolas comunitárias, dando voz às suas protagonistas. Partiu-se da constatação de uma lacuna quanto ao registro da presença de mulheres nos textos históricos das referidas escolas, e, apesar dos poucos relatos, há motivos que levam à suspeita, na perspectiva da hermenêutica feminista, de que as mulheres estariam presentes de forma mais ativa do que o observado nas bibliografias analisadas sobre o tema. Inicialmente, discute-se a relevância do estudo de nosso objeto, seguido de um resgate histórico para compreender a complexidade identitária do grupo étnico sobre o qual vai se debruçar. Na sequência, busca-se entender as nuances da formação de professores do Seminário Evangélico e a participação das mulheres nesse espaço. Dando seguimento contam-se histórias de mulheres professoras e seus contextos de trabalho. Conclui-se identificando o momento de encerramento de um ciclo de atividades como escolas étnicas situando-o no período da nacionalização do ensino na Era Vargas. Para tanto, faz-se uma pesquisa de natureza qualitativa, documental realizada junto ao Arquivo Histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e bibliográfica; tendo os aportes teóricos de: Altmann (1991), Dreher (1984, 1992), Deifelt (2003), Dubar (2020), Kreutz (2000), Meyer (2000), Nunes (2006), Scott (1989), Streck (1997) e Yannoulas (2011). A pesquisa está situada na área de conhecimento da História da Educação chamando para cirandar a Teologia Feminista por sua relação com os estudos de gênero. A chave metodológica da qual a teologia feminista se utiliza para leitura é a hermenêutica feminista da suspeita que é usada como critério de coleta e análise de dados. Nesta pesquisa, descobriu-se algumas mulheres que trabalharam como professoras. Estas foram nominadas, juntamente com suas histórias e foram situadas historicamente, vinculando-as com sua formação e espaços de atuação. Esta dissertação, pretende se somar aos estudos que buscam dar visibilidade à presença das mulheres no magistério brasileiro, fazendo registro de sua atuação em espaços nos quais houve o silenciamento quanto ao seu exercício da docência.
Abstract: The ciranda is an image used by the feminist theologian Elizabeth Schüssler Fiorenza to represent her form of research, in which there is no hierarchy or power, because all people are equal in the circle. In the present research, this image is used as a symbol of her writing, in which she seeks to analyze the influence of the feminization process in the EvangelicalLutheran communitarian schools linked to the Synodal Education Network, aiming at identifying the period and context in which the entrance of women into the Evangelical Seminary of Teacher's Formation in Rio Grande do Sul occurred, and its reasons; and, to historicize the process of the feminization of teachers in communitarian schools, giving voice to its protagonists. We started from the verification of a gap regarding the record of the presence of women in the historical texts of the mentioned schools, and, despite the few reports, there are reasons, that lead to the suspicion, from the perspective of the feminist hermeneutics, that women would be present in a more active way than what is observed in the bibliographies analyzed regarding this topic. Initially, the relevance of the study of our object is discussed, followed by a historical review to understand the identity complexity of the ethnic group on which it will focus. Next, we seek to understand the nuances of the education of teachers in the Evangelical Seminary and the participation of women in this space. Then, the stories of women teachers and their work contexts are told. We conclude by identifying the closing moment of the ethnic schools, placing it in the period of the nationalization of teaching in the Vargas Era. To this end, the research is qualitative in nature, documental carried out in the Historical Archive of the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil and bibliographic; having the theoretical contributions of: Altmann (1991), Dreher (1984, 1992), Deifelt (2003), Dubar (2020), Kreutz (2000), Meyer (2000), Nunes (2006), Scott (1989), Streck (1997) and Yannoulas (2011). The research is situated in the field of History of Education with the Feminist Theology for its relationship with gender studies. The methodological key that feminist theology uses for reading is the feminist hermeneutic of suspicion that is used as a criterion for data collection and analysis. In this research, some women who worked as teachers were discovered. These were named, along with their stories, and were historically placed, linking them to their training and performance spaces. This dissertation intends to add to the studies that seek to give visibility to the presence of women in the Brazilian teaching profession, making a record of their working in spaces in which there was silencing as to their teaching practice.
Palavras-chave: escolas confessionais luteranas;
identidade;
feminização docente;
história da educação;
lutheran confessional schools;
identity;
feminization of teachers;
history of education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SANDER, Franciele Vanessa. Professoras das escolas comunitárias luteranas no Brasil: uma ciranda histórico-feminista da educação. 2022.125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5039
Data de defesa: 19-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Franciele_Vanessa_Sander.pdfDissertação de Mestrado1,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.