Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Jovennilton Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721313056390624por
dc.contributor.advisor1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee1SOARES NETO, Carlos de Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee2BORCHARTT, Tiago Bonini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352727269839328por
dc.contributor.referee3BARRÉRE, Eduardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735298552666402por
dc.date.accessioned2023-10-30T12:17:00Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationSOUSA, Jovennilton Soares de. Análise da integração da metodologia ativa Coding Dojo Randori a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos. 2023. 62 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5027-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a integração da metodologia Coding Dojo, no formato Randori, a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos. A questão a ser enfrentada é como reduzir as dificuldades de aprendizagem em disciplinas relacionadas a algoritmos e, consequentemente, reduzir a desmotivação dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, além disso, foi realizado uma investigação com professores, por meio de questionário, com a finalidade de compreender suas experiências sobre o uso de metodologias ativas e suas dificuldades em adotá-las. Dessa forma, em conformidade com os dados coletados, uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos foi adaptada para o uso da metodologia ativa Coding Dojo Randori. A seguir, essa proposta foi testada em uma sessão piloto e, posteriormente, aplicada em sessões com alunos em aulas remotas. Logo, ao final de cada sessão, averiguou-se a receptividade dos alunos por meio de um questionário de avaliação e observações durante as sessões. Os resultados obtidos corroboram a hipótese de que o uso de metodologias ativas, como o Coding Dojo, quando incorporado a plataformas de ensino, pode atuar como um facilitador e potencialmente ampliar a motivação e o aprendizado de algoritmos.por
dc.description.abstractThis study investigates the integration of the Coding Dojo methodology, in the Randori format, into a platform for teaching and learning algorithms. The question to be addressed is how to reduce learning difficulties in algorithm-related disciplines and, consequently, decrease student demotivation. For this purpose, an exploratory and descriptive research was conducted, as well as an investigation with teachers through a questionnaire, aiming to understand their experiences and difficulties in adopting active methodologies. In accordance with the collected data, an algorithm teaching and learning platform was adapted to incorporate the active methodology of Coding Dojo Randori. Subsequently, this proposal was tested in a pilot session and later implemented in remote sessions with students. At the end of each session, student receptivity was assessed through an evaluation questionnaire and observations during the sessions. The results obtained support the hypothesis that the use of active methodologies, such as Coding Dojo, when integrated into teaching platforms, can act as a facilitator and potentially enhance motivation and learning in algorithms.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-10-30T12:17:00Z No. of bitstreams: 1 JovenniltonSoaresdeSousa.pdf: 9786843 bytes, checksum: 693e5d414087962ad543facad97bc45b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T12:17:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JovenniltonSoaresdeSousa.pdf: 9786843 bytes, checksum: 693e5d414087962ad543facad97bc45b (MD5) Previous issue date: 2023-09-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmetodologias ativas;por
dc.subjectCoding Dojo;por
dc.subjectplataforma de ensino e aprendizagem;por
dc.subjectalgoritmos;por
dc.subjectpensamento computacional.por
dc.subjectactive methodologies;eng
dc.subjectCoding Dojo;eng
dc.subjectteaching and learning platform;eng
dc.subjectalgorithms;eng
dc.subjectcomputational thinking.eng
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleAnálise da integração da metodologia ativa Coding Dojo Randori a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmospor
dc.title.alternativeAnalysis of the integration of the active Coding Dojo Randori methodology into a platform for teaching and learning algorithmseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JovenniltonSoaresdeSousa.pdfDissertação de Mestrado9,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.