Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5027
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da integração da metodologia ativa Coding Dojo Randori a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos
Título(s) alternativo(s): Analysis of the integration of the active Coding Dojo Randori methodology into a platform for teaching and learning algorithms
Autor: SOUSA, Jovennilton Soares de 
Primeiro orientador: SOARES NETO, Carlos de Salles
Primeiro membro da banca: SOARES NETO, Carlos de Sales
Segundo membro da banca: BORCHARTT, Tiago Bonini
Terceiro membro da banca: BARRÉRE, Eduardo
Resumo: O presente trabalho investiga a integração da metodologia Coding Dojo, no formato Randori, a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos. A questão a ser enfrentada é como reduzir as dificuldades de aprendizagem em disciplinas relacionadas a algoritmos e, consequentemente, reduzir a desmotivação dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, além disso, foi realizado uma investigação com professores, por meio de questionário, com a finalidade de compreender suas experiências sobre o uso de metodologias ativas e suas dificuldades em adotá-las. Dessa forma, em conformidade com os dados coletados, uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos foi adaptada para o uso da metodologia ativa Coding Dojo Randori. A seguir, essa proposta foi testada em uma sessão piloto e, posteriormente, aplicada em sessões com alunos em aulas remotas. Logo, ao final de cada sessão, averiguou-se a receptividade dos alunos por meio de um questionário de avaliação e observações durante as sessões. Os resultados obtidos corroboram a hipótese de que o uso de metodologias ativas, como o Coding Dojo, quando incorporado a plataformas de ensino, pode atuar como um facilitador e potencialmente ampliar a motivação e o aprendizado de algoritmos.
Abstract: This study investigates the integration of the Coding Dojo methodology, in the Randori format, into a platform for teaching and learning algorithms. The question to be addressed is how to reduce learning difficulties in algorithm-related disciplines and, consequently, decrease student demotivation. For this purpose, an exploratory and descriptive research was conducted, as well as an investigation with teachers through a questionnaire, aiming to understand their experiences and difficulties in adopting active methodologies. In accordance with the collected data, an algorithm teaching and learning platform was adapted to incorporate the active methodology of Coding Dojo Randori. Subsequently, this proposal was tested in a pilot session and later implemented in remote sessions with students. At the end of each session, student receptivity was assessed through an evaluation questionnaire and observations during the sessions. The results obtained support the hypothesis that the use of active methodologies, such as Coding Dojo, when integrated into teaching platforms, can act as a facilitator and potentially enhance motivation and learning in algorithms.
Palavras-chave: metodologias ativas;
Coding Dojo;
plataforma de ensino e aprendizagem;
algoritmos;
pensamento computacional.
active methodologies;
Coding Dojo;
teaching and learning platform;
algorithms;
computational thinking.
Área(s) do CNPq: Ciência da Computação
Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET
Citação: SOUSA, Jovennilton Soares de. Análise da integração da metodologia ativa Coding Dojo Randori a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos. 2023. 62 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5027
Data de defesa: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JovenniltonSoaresdeSousa.pdfDissertação de Mestrado9,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.