Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5020
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Argemiro Cesar do Vale Verde de Lima e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062087479509267por
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2817952441255593por
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2817952441255593por
dc.contributor.referee2BORGES, Arleth Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8813708846010758por
dc.contributor.referee3SILVA, José de Ribamar Sá-
dc.contributor.referee3Lattes0418404538115970por
dc.date.accessioned2023-10-17T19:06:59Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationSILVA, Argemiro Cesar do Vale Verde de Lima e. Emendas parlamentares orçamentárias como mecanismo de financiamento da educação pública: uma análise no período de 2015 a 2021. 2023. 147. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5020-
dc.description.resumoA dissertação aborda as emendas parlamentares orçamentárias como mecanismo de financiamento público da educação brasileira. O estudo tem como contexto de análise as transferências dos parlamentares para o orçamento público da Educação no período 2015 a 2021, considerando os expressivos recursos disponíveis aos Deputados e Senadores a cada ciclo orçamentário. A dinâmica de alocação de recursos ao orçamento público da educação pelos parlamentares é avaliada a partir da legislação federal. Fundamentado na abordagem teórica da patronagem e do clientelismo político, o estudo analisa as escolhas dos parlamentares na destinação dos recursos públicos do orçamento federal para a educação. O referencial teórico para o desenvolvimento da temática da patronagem e do clientelismo foi baseado nas obras de Max Weber (2001), Raymundo Faoro (2001), Vitor Nunes Leal (2012), Sérgio Buarque de Holanda (1995), Richard Graham (1997) e Edson Nunes (2003). A partir do padrão de alocação das emendas parlamentares no orçamento da educação buscou-se avaliar o perfil e o caráter público dessa forma de financiamento da educação pública. Com o suporte de dados extraídos das leis orçamentárias anuais do período em análise, bem como da base de dados orçamentário do governo, a dissertação avalia o perfil de alocação das emendas transferidas para o orçamento da Educação. Os dados levantados foram obtidos a partir da plataforma disponibilizada pelo Senado Federal (SIGA Brasil), da plataforma SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento) do Ministério do Planejamento, Portal da Transparência e do Portal Tesouro Transparente. Para a realização das análises, os dados foram organizados em tabelas dinâmicas e representados de forma gráfica e em tabelas, utilizando-se o software MS Excel. As evidências empíricas indicam que a alocação de recursos por meio de emendas parlamentares orçamentárias no orçamento da educação concentra-se em poucas ações específicas, geralmente associadas a construção de infraestrutura e financiamento do custeio das instituições de ensino, deixando em segundo plano ações estratégicas relevantes como a formação de professores e o ensino de jovens e adultos. Os dados obtidos indicam que as alocações não estão integradas de maneira efetiva nas ações de melhoria sistêmica da área de Educação, limitando o papel das emendas como instrumentos eficientes de políticas públicas.por
dc.description.abstractThe dissertation addresses budgetary parliamentary amendments as a mechanism for public financing of Brazilian education. The study contextualizes the analysis within the transfers made by parliamentarians to the public Education budget during the period from 2015 to 2021, considering the significant resources available to Deputies and Senators in each budgetary cycle. The dynamics of resource allocation to the public education budget by parliamentarians are assessed based on federal legislation. Grounded in the theoretical framework of patronage and political clientelism, the study examines the choices made by parliamentarians in allocating public resources from the federal budget to education.The theoretical framework for developing the theme of patronage and clientelism is based on the works of Max Weber (2001), Raymundo Faoro (2001), Vitor Nunes Leal (2012), Sérgio Buarque de Holanda (1995), Richard Graham (1997), and Edson Nunes (2003). Analyzing the pattern of allocation of parliamentary amendments within the education budget aims to evaluate the profile and public nature of this form of public education financing. Supported by data extracted from the annual budget laws of the analyzed period, as well as the government's budgetary database, the dissertation assesses the allocation profile of amendments transferred to the Education budget.The gathered data were obtained from platforms provided by the Federal Senate (SIGA Brasil), the SIOP platform (Integrated Planning and Budget System) of the Ministry of Planning, the Transparency Portal, and the Transparent Treasury Portal. For the purpose of analysis, the data were organized in dynamic tables and graphically represented using MS Excel software. Empirical evidence indicates that the allocation of resources through budgetary parliamentary amendments within the education budget is concentrated in a few specific actions, usually associated with infrastructure construction and financing of educational institution operational costs. This focus sidelines strategic actions of significance, such as teacher training and adult education. The obtained data suggest that these allocations are not effectively integrated into systemic improvement actions within the Education sector, thereby limiting the role of amendments as efficient instruments of public policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-10-17T19:06:57Z No. of bitstreams: 1 ArgemiroLimaeSilva.pdf: 1504890 bytes, checksum: b3630d60e6518aa901235382e7c3d7ac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-17T19:06:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArgemiroLimaeSilva.pdf: 1504890 bytes, checksum: b3630d60e6518aa901235382e7c3d7ac (MD5) Previous issue date: 2023-09-25eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectemendas parlamentares;por
dc.subjectorçamento;por
dc.subjectfinanciamento da educação;por
dc.subjectpatronagem;por
dc.subjectclientelismo;por
dc.subjectpatronage;eng
dc.subjectclientelism;eng
dc.subjectparliamentary amendments;eng
dc.subjectbudget;eng
dc.subjecteducation financing.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpor
dc.titleEmendas parlamentares orçamentárias como mecanismo de financiamento da educação pública: uma análise no período de 2015 a 2021.por
dc.title.alternativeParliamentary budget amendments as a financing mechanism for public education: an analysis from 2015 to 2021.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArgemiroLimaeSilva.pdfDissertação de Mestrado1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.