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Tipo do documento: Dissertação
Título: A teoria histórico-cultural e processo de apropriação da linguagem escrita: repercussões teórico-metodológicas para o fazer docente na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Cultural-historical theory and the process of appropriating written language: theoretical and methodological repercussions for teaching in Early Childhood Education
Autor: ABREU NETO, Raimundo Simas 
Primeiro orientador: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Primeiro membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Segundo membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Terceiro membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Quarto membro da banca: COSTA, Cristiane Dias Martins da
Quinto membro da banca: SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos
Resumo: Desenvolvemos esta pesquisa com base na seguinte questão problematizadora: a partir da Teoria Histórico-Cultural, quais pressupostos teórico-metodológicos podem contribuir para a prática de professores e professoras da última etapa da Educação Infantil em relação ao trabalho pedagógico com a Linguagem Escrita? O objetivo geral, desse modo, foi: compreender, a partir da Teoria Histórico-Cultural, os pressupostos teórico-metodológicos que contribuem para a prática de professores e professoras da última etapa da Educação Infantil em relação ao trabalho pedagógico com a linguagem escrita, com vistas à elaboração do Caderno de Orientações Didáticas. Definimos como objetivos específicos: a) situar as concepções de criança e de seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento na Educação Infantil com base na perspectiva Histórico-Cultural; b) identificar as concepções das professoras colaboradoras da pesquisa sobre criança e seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento, de linguagem, de linguagem escrita e do processo de apropriação da Educação Infantil; c) averiguar quais atividades referentes à linguagem escrita são priorizadas nas situações de aprendizagem e se elas têm favorecido a construção das bases para sua apropriação; e d) elaborar orientações teórico-metodológicos, materializando-as no Caderno de Orientações Didáticas, para subsidiar práticas que envolvem a linguagem escrita, na última etapa da Educação Infantil, do CEI Aquarela, no município de Alto Alegre do Pindaré – MA. A fim de atingir os objetivos da pesquisa, elegemos como abordagem a pesquisa qualitativa e como metodologia a pesquisa- ação do tipo colaborativa (DESGAGNÉ, 2007; IBIAPINA, 2008). O processo de geração de dados aconteceu por meio da utilização da entrevista narrativa, da análise documental e sessões reflexivas. Tivemos como colaboradoras da pesquisa, duas professoras do Pré II e a Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Aquarela, escola situada no município de Alto Alegre do Pindaré – MA. Adotamos como referenciais os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, a partir das teorizações de Vigotski (1988; 1995; 2000; 2007; 2010); Lúria (1988; 2001); Leontiev (1978; 1988); Mello (2004; 2005; 2010), Bakhtin/Volochínov (2006); Geraldi (2000), dentre outros, utilizados na análise dos dados e nas sessões reflexivas. Os resultados apontam para a necessidade de serem constituídos espaços de formação que contemplem aspectos referentes ao processo de apropriação da linguagem escrita na Educação Infantil, de modo a ampliar o olhar das/dos professoras/professores sobre algumas concepções, que por vezes se divergiram dos pressupostos assumidos nesta pesquisa. A partir dessa constatação, como resultado de um trabalho colaborativo, propomos um caderno de orientações teórico-metodológicas, para subsidiar a/o professora/o da Educação Infantil na organização das situações de aprendizagem.
Abstract: We conducted this research based on the following problematizing question: from the Historical-Cultural Theory, what theoretical and methodological assumptions can contribute to the practice of teachers in the final stage of Early Childhood Education regarding pedagogical work with Written Language? The overall objective, therefore, was to understand, from the Historical-Cultural Theory, the theoretical and methodological assumptions that contribute to the practice of teachers in the final stage of Early Childhood Education in relation to pedagogical work with written language, with a view to the development of the Didactic Guidelines Handbook. We defined specific objectives as follows: a) Situate the conceptions of the child and their learning and development process in Early Childhood Education based on the Historical- Cultural perspective; b) Identify the conceptions of the collaborating teachers in the research about children and their learning and development process, language, written language, and the appropriation process in Early Childhood Education; c) Investigate which activities related to written language are prioritized in learning situations and whether they have favored the construction of foundations for its appropriation; d) Develop theoretical and methodological guidelines, materializing them in the Didactic Guidelines Handbook, to support practices involving written language in the final stage of Early Childhood Education at CEI Aquarela, in the municipality of Alto Alegre do Pindaré – MA. To achieve the research objectives, we chose a qualitative research approach and collaborative action research methodology (DESGAGNÉ, 2007; IBIAPINA, 2008). Data generation occurred through the use of narrative interviews, document analysis, and reflective sessions. The research collaborators were two Pre- K II teachers and the Pedagogical Coordinator of the Aquarela Early Childhood Education Center, a school located in the municipality of Alto Alegre do Pindaré – MA. We adopted as theoretical references the assumptions of the Historical-Cultural Theory, based on the theorizations of Vygotsky (1988; 1995; 2000; 2007; 2010); Luria (1988; 2001); Leontiev (1978; 1988); Mello (2004; 2005; 2010), Bakhtin/Volochínov (2006); Geraldi (2000), among others, used in data analysis and reflective sessions. The results point to the need to establish training spaces that encompass aspects related to the appropriation process of written language in Early Childhood Education, in order to broaden the perspective of teachers on certain concepts, which at times diverged from the assumptions assumed in this research. Based on this finding, as a result of collaborative work, we propose a handbook of theoretical and methodological guidelines to support Early Childhood Education teachers in the organization of learning situations.
Palavras-chave: Educação Infantil;
Teoria Histórico-Cultural;
linguagem escrita.
Early Childhood Education;
Historical-Cultural Theory;
written language.
Área(s) do CNPq: Educação
Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: ABREU NETO, Raimundo Simas. A teoria histórico-cultural e processo de apropriação da linguagem escrita: repercussões teórico-metodológicas para o fazer docente na Educação Infantil. 2023. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5018
Data de defesa: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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