Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5017
Tipo do documento: Dissertação
Título: A escrita em diálogo com o outro: alteridade em monografias do curso de Letras
Título(s) alternativo(s): Writing in dialog with the other: alterity in Literature course monographs
Autor: SALES, Milena Océria 
Primeiro orientador: RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
Primeiro membro da banca: RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira
Segundo membro da banca: FRANÇA, Katia Cilene Ferreira
Terceiro membro da banca: SUGIYAMA JÚNIOR, Ênio
Resumo: Este trabalho visa produzir uma discussão sobre as relações dialógicas que o aluno de graduação estabelece com os discursos mobilizados na escrita da monografia. Nesta pesquisa, problematizamos a monografia enquanto ato de fazer ciência na graduação, o que significa também a constituição de novos saberes frente a um objeto de pesquisa. A monografia, sendo o último trabalho acadêmico desenvolvido pelo graduando, é também um espaço de possíveis reflexões frente a uma problematização que possa ter surgido durante o percurso do aluno em sua formação. Nesse sentido, o aluno de graduação é um pesquisador em formação. Tais reflexões são visíveis nas formas como se mobilizam os diversos discursos na escrita do texto, isto é, as formas de alteridade presentes no texto são capazes de denunciar o diálogo entre o aluno-pesquisador e os autores e teorias que são constituintes da escrita. Partimos da seguinte pergunta: como se dá a relação dialógica do aluno-pesquisador com os diversos discursos mobilizados na escrita da monografia? Nosso corpus é composto por dez monografias escritas por alunos do curso de Letras de duas universidades públicas situadas na região Médio- Mearim do Maranhão. Tivemos como objetivo analisar como a alteridade se inscreve em monografias produzidas por alunos concluintes da graduação em Letras. O aporte teórico no qual esta pesquisa se ancora parte do Círculo Bakhtiniano, mais especificamente, Volóchinov (1929) e Bakhtin (1929) com o conceito de dialogismo e discurso de outrem; Authier-Revuz (2004) com o conceito de heterogeneidade enunciativa; e Coracini (1991) e Amorim (2004) com suas discussões sobre subjetividade e ciência. A partir disso, as duas grandes categorias que constituem nossas análises são as seguintes: a) vozes referenciadas; b) vozes não referenciadas. A primeira diz respeito às vozes passíveis de identificação através das formas de remissão ao discurso descritas por Authier-Revuz (2004), como: discurso direito; indireto; modalização em discurso segundo; ilha textual; e discurso direto com “que”. A segunda diz respeito às vozes presentes no texto que não são passíveis de identificação a partir de uma referência, pois não possuem marcações como, por exemplo, de acordo com, para o autor, ou ainda, não possuem os nomes ou datas dos autores ou obras citadas. Os resultados obtidos a partir das analises realizadas demonstram a busca do aluno de graduação por inserir-se e ser reconhecido na comunidade acadêmica, e essa busca ocorre de forma marcada no texto quando esse aluno mobiliza o discurso de autores fontes como uma forma de validar e sustentar sua pesquisa. Além disso, a mobilização do discurso de outros autores (fontes ou comentadores) ocorre como uma forma de responsabilização do outro pelo que é dito. Isso ocorre de modo que é perceptível a preocupação com a imparcialidade e a objetividade próprias do fazer científico. No entanto, foi possível notar que há uma oscilação nessa busca que diz respeito a quando há a mobilização de discursos de forma não referenciada, algo que não é próprio da cultura acadêmica. Isso demonstra uma dificuldade em se adequar aos discursos institucionalizados sobre a construção do texto científico.
Abstract: This work aims to produce a discussion about the dialogical relations that the undergraduate student establishes with the discourses mobilized in the writing of the monograph. In this research, we problematize the monograph as an act of doing science in graduation, which also means the constitution of new knowledge in front of a research object. The monograph, being the last academic work developed by the undergraduate student, is also a space for possible reflections in the face of a problematization that may have arisen during the student's path in their training. In this sense, the undergraduate student is a researcher in training. Such reflections are visible in the ways in which the different discourses are mobilized in the writing of the text, that is, the forms of otherness present in the text are capable of denouncing the dialogue between the student-researcher and the authors and theories that are constituents of the writing. We start from the following question: how does the dialogic relationship between the student-researcher and the different discourses mobilized in the writing of the monograph take place? Our corpus is composed of ten monographs written by students of the Literature course of two public universities located in the Middle- Mearim region of Maranhão. We aimed to analyze how otherness is inscribed in monographs produced by students completing their graduation in Literature. The theoretical framework on which this research is anchored comes from the Bakhtinian Circle, more specifically, Voloshinov (1929) and Bakhtin (1929) with the concept of dialogism and the discourse of others; Authier-Revuz (2004) with the concept of enunciative heterogeneity; and Coracini (1991) and Amorim (2004) with their discussions on subjectivity and science. From this, the two major categories that constitute our analyzes are the following: a) referenced voices; b) unreferenced voices. The first concerns the voices that can be identified through the forms of reference to discourse described by Authier-Revuz (2004), such as: right speech; indirect; Modalization in Second Discourse; textual island; and direct speech with “que”. The second concerns the voices present in the text that cannot be identified from a reference, as they do not have markings such as, for example, according to, for the author, or even, they do not have the names or dates of the authors or cited works. The results obtained from the analyzes carried out demonstrate the undergraduate student's quest to insert himself and be recognized in the academic community, and this quest occurs markedly in the text when this student mobilizes the discourse of source authors as a way of validating and sustaining his research. In addition, the mobilization of the discourse of other authors (sources or commentators) occurs as a form of making the other responsible for what is said. This occurs in such a way that the concern with the impartiality and objectivity of scientific work is perceptible. However, it was possible to notice that there is an oscillation in this search with regard to when there is the mobilization of discourses in a non-referenced way, something that is not typical of academic culture. This demonstrates a difficulty in adapting to institutionalized discourses on the construction of the scientific text.
Palavras-chave: alteridade;
diálogo;
escrita;
monografia.
alterity;
dialogue;
writing;
monography.
Área(s) do CNPq: Análise Lingüística
Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: SALES, Milena Océria. A escrita em diálogo com o outro: alteridade em monografias do curso de Letras. 2023. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5017
Data de defesa: 25-Jul-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENAOCÉRIASALES.pdfDissertação de Mestrado1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.