Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5015
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) e suas implicações para o ensino de História nos anos iniciais – uma análise a partir da perspectiva intercultural
Título(s) alternativo(s): The Maranhão Territory Curriculum Document (DCTMA) and its implications for teaching History in the early years - an analysis from an intercultural perspective
Autor: SILVA, Mariana Matos 
Primeiro orientador: JULIO, Kelly Lislie
Primeiro membro da banca: JULIO, Kelly Lislie
Segundo membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: NEVES, Josélia Gomes
Resumo: Na contemporaneidade, dialogar a respeito de currículo compreende acessar diferentes esferas culturais, sociais e políticas de um território e seus pertencentes. Nesse sentido, um currículo democrático seria aquele que atento às culturas, diferenças e diversidades, consideraria as especificidades locais, ainda que sob orientações de políticas e documentos curriculares. O presente estudo conta com o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) como objeto de pesquisa, tendo o foco na análise e problematização do componente curricular História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa documental, de natureza qualitativa, considera especialmente as chamadas “Unidades Temáticas” desse componente curricular na tentativa de identificar em que medida e de que maneira é possível uma educação à luz da perspectiva intercultural. De um modo geral, considerando as propostas presentes nas “Unidades Temáticas” em análise, o DCTMA denota uma constante contrariedade nas propostas dos objetos de conhecimento e suas habilidades. É possível identificar no organizador curricular do componente curricular História tentativas de trabalhar conhecimentos outros, mas, por outro lado, ele também minimiza as possibilidades de problematização das temáticas pela educação intercultural. As reflexões desenvolvidas serviram de base para a criação de um site direcionado especialmente ao público docente. Nele estão reunidas algumas sugestões didáticas interculturais para o ensino de História. A plataforma, além das recomendações curriculares, oferece o ambiente dos fóruns para o diálogo e trocas de experiência entre professoras e professores em busca do “interculturalizar” no currículo. A proposta como o site é possibilitar uma prática pedagógica capaz de criar conexões entre interculturalidade, DCTMA e docente como modo de indagar com a interculturalidade as vicissitudes do currículo no seu cotidiano.
Abstract: In contemporary times, talking about curriculum includes accessing different cultural, social, and political spheres of a territory and its people. In this sense, a democratic curriculum would be the one that is aware of cultures, differences, and diversities, and considers local specificities, even under the guidelines of policies and curriculum documents. The present study has the Curriculum Document of the Maranhão Territory (DCTMA) as research object, focusing on the analysis and problematization of the curricular component History, from the initial years of Elementary School. The documentary research, qualitative in nature, considers especially the so-called "Thematic Units" of this curricular component in an attempt to identify to what extent and in which way an education in the light of the intercultural perspective is possible. In general, considering the proposals present in the "Thematic Units" under analysis, the DCTMA denotes a constant contrast in the proposals of the objects of knowledge and their abilities. It is possible to identify in the curricular organizer of the History curriculum component attempts to work on other knowledge, but, on the other hand, it also minimizes the possibilities of problematization of the themes by intercultural education. The reflections developed were the basis for the creation of a website directed especially to the teaching public. In it, some intercultural didactic suggestions for the teaching of History are gathered. The platform, besides the curricular recommendations, offers a forum environment for the dialogue and exchange of experiences among teachers in search of the "interculturalizing" in the curriculum. The proposal as the site is to enable a pedagogical practice capable of creating connections between interculturality, DCTMA and teachers as a way to investigate with interculturality the vicissitudes of the curriculum in their daily lives.
Palavras-chave: documento curricular do território;
Maranhense;
interculturalidade;
currículo;
História.
curriculum document of the maranhense;
territory;
interculturality;
History.
Área(s) do CNPq: Currículo
Ensino
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SILVA, Mariana Matos. O Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) e suas implicações para o ensino de História nos anos iniciais – uma análise a partir da perspectiva intercultural. 2023. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5015
Data de defesa: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANAMATOSSILVA.pdfDissertação de Mestrado609,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.