Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Mariana Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8306721728571449por
dc.contributor.advisor1JULIO, Kelly Lislie-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0498013615092538por
dc.contributor.referee1JULIO, Kelly Lislie-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0498013615092538por
dc.contributor.referee2SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.contributor.referee3NEVES, Josélia Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1098108142638272por
dc.date.accessioned2023-10-11T17:22:42Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Matos. O Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) e suas implicações para o ensino de História nos anos iniciais – uma análise a partir da perspectiva intercultural. 2023. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5015-
dc.description.resumoNa contemporaneidade, dialogar a respeito de currículo compreende acessar diferentes esferas culturais, sociais e políticas de um território e seus pertencentes. Nesse sentido, um currículo democrático seria aquele que atento às culturas, diferenças e diversidades, consideraria as especificidades locais, ainda que sob orientações de políticas e documentos curriculares. O presente estudo conta com o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) como objeto de pesquisa, tendo o foco na análise e problematização do componente curricular História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa documental, de natureza qualitativa, considera especialmente as chamadas “Unidades Temáticas” desse componente curricular na tentativa de identificar em que medida e de que maneira é possível uma educação à luz da perspectiva intercultural. De um modo geral, considerando as propostas presentes nas “Unidades Temáticas” em análise, o DCTMA denota uma constante contrariedade nas propostas dos objetos de conhecimento e suas habilidades. É possível identificar no organizador curricular do componente curricular História tentativas de trabalhar conhecimentos outros, mas, por outro lado, ele também minimiza as possibilidades de problematização das temáticas pela educação intercultural. As reflexões desenvolvidas serviram de base para a criação de um site direcionado especialmente ao público docente. Nele estão reunidas algumas sugestões didáticas interculturais para o ensino de História. A plataforma, além das recomendações curriculares, oferece o ambiente dos fóruns para o diálogo e trocas de experiência entre professoras e professores em busca do “interculturalizar” no currículo. A proposta como o site é possibilitar uma prática pedagógica capaz de criar conexões entre interculturalidade, DCTMA e docente como modo de indagar com a interculturalidade as vicissitudes do currículo no seu cotidiano.por
dc.description.abstractIn contemporary times, talking about curriculum includes accessing different cultural, social, and political spheres of a territory and its people. In this sense, a democratic curriculum would be the one that is aware of cultures, differences, and diversities, and considers local specificities, even under the guidelines of policies and curriculum documents. The present study has the Curriculum Document of the Maranhão Territory (DCTMA) as research object, focusing on the analysis and problematization of the curricular component History, from the initial years of Elementary School. The documentary research, qualitative in nature, considers especially the so-called "Thematic Units" of this curricular component in an attempt to identify to what extent and in which way an education in the light of the intercultural perspective is possible. In general, considering the proposals present in the "Thematic Units" under analysis, the DCTMA denotes a constant contrast in the proposals of the objects of knowledge and their abilities. It is possible to identify in the curricular organizer of the History curriculum component attempts to work on other knowledge, but, on the other hand, it also minimizes the possibilities of problematization of the themes by intercultural education. The reflections developed were the basis for the creation of a website directed especially to the teaching public. In it, some intercultural didactic suggestions for the teaching of History are gathered. The platform, besides the curricular recommendations, offers a forum environment for the dialogue and exchange of experiences among teachers in search of the "interculturalizing" in the curriculum. The proposal as the site is to enable a pedagogical practice capable of creating connections between interculturality, DCTMA and teachers as a way to investigate with interculturality the vicissitudes of the curriculum in their daily lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-10-11T17:22:42Z No. of bitstreams: 1 MARIANAMATOSSILVA.pdf: 624475 bytes, checksum: 6fc5bcef88fead187dcbfc9477849ed1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-11T17:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIANAMATOSSILVA.pdf: 624475 bytes, checksum: 6fc5bcef88fead187dcbfc9477849ed1 (MD5) Previous issue date: 2023-03-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdocumento curricular do território;por
dc.subjectMaranhense;por
dc.subjectinterculturalidade;por
dc.subjectcurrículo;por
dc.subjectHistória.por
dc.subjectcurriculum document of the maranhense;eng
dc.subjectterritory;eng
dc.subjectinterculturality;eng
dc.subjectHistory.eng
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleO Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) e suas implicações para o ensino de História nos anos iniciais – uma análise a partir da perspectiva interculturalpor
dc.title.alternativeThe Maranhão Territory Curriculum Document (DCTMA) and its implications for teaching History in the early years - an analysis from an intercultural perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANAMATOSSILVA.pdfDissertação de Mestrado609,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.