Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Tatiane Da Conceição Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7360716702528183por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Cacio José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928500395861445por
dc.contributor.referee1FERREIRA, Cacio José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928500395861445por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814177911312131por
dc.contributor.referee3DANTAS, Priscila Vasques Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460408881000132por
dc.date.accessioned2023-10-03T17:43:18Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Tatiane Da Conceição Marques. Os personagens negros na literatura brasileira oitocentista: representação do negro nas obras abolicionistas Úrsula, de Maria Firmina dos Reis e as vítimas-algozes, de Joaquim Manuel de Macedo. 2023. 130 f. Dissertação (Programa De Pós-Graduação Em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5005-
dc.description.resumoO objeto de estudo e temática geral da presente investigação foi o estudo da representação do negro em duas obras do período oitocentista: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, e As Vítimas-Algozes, de Joaquim Manuel de Macedo. Os dois autores pesquisados são considerados abolicionistas, contudo, cada um tem uma visão diferente em relação ao negro e essas concepções divergentes se refletem na escrita por meio da construção dos personagens negros de distintas maneiras. Para que esta pesquisa se concretizasse, o objetivo geral da pesquisa foi investigar a representação do negro nas obras Úrsula e As Vítimas-Algozes, analisando se os autores representam o negro como um objeto ou como sujeito. Para sustentar a análise investigativa, utilizou-se como método o comparatismo e como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, ancorada na fortuna crítica de David Brookshaw (1983), Domício Proença Filho (2004), Evaristo de Morais (2019), Kabengele Munanga (2019), Marcos Francisco Alves (2012), José Antônio Dias de Abreu (2004), Laurentino Gomes (2019, 2021, 2022), entre outros, como aporte para responder às questões-problemas e fundamentar a temática abordada, verticalizando a análise. Ademais, como resultados obtidos, percebeu-se que o romance Úrsula destaca a abolição da escravidão a partir da fala dos escravizados trazendo à baila, a voz, a história, os sentimentos, as emoções do negro como protagonista, com isso, o texto firminiano descontrói imagens estereotipadas do negro escravizado, desvinculando-o de um mero objeto. No entanto, enquanto Maria Firmina dos Reis tem uma escrita comprometida e luta pelo fim da escravidão no Brasil por razões humanitárias, o abolicionismo na obra As Vítimas-Algozes ocorre às avessas, Macedo acaba imprimindo na escravidão, por motivos políticos e econômicos, elementos em que os senhores escravocratas se tornavam vítimas dos negros cativos. Por meio das três histórias presente no livro, o autor constrói o negro de forma demoníaca, prevalecendo somente estereótipos negativos sobre o negro, que permeavam a mentalidade do século XIX. Observa-se, no decorrer da narrativa, a desvalorização do escravizado enquanto sujeito histórico.por
dc.description.abstractThe object of study and general argument of this investigation was the study of the representation of the Black in two nineteenth-century works: Úrsula, by Maria Firmina dos Reis, and The Executioner-Victims, by Joaquim Manuel de Macedo. Both of the researched authors are considered as abolitionists, however, each one of them has a different point of view as to the Black and these distinct conceptions are reflected in their writing by means of the making of the black characters in many ways. As a means to carry out this research, its general aim was to analyze the representation of the Black in the works Ursula and The Executioner-Victims, verifying if the authors depict the Black as an object or as a subject. In order to maintain this inquiry, comparativism was utilized as a method, whereas bibliographic and documental research was its methodological procedure, supported by the critical fortune of David Brookshaw (1983), Domício Proença Filho (2004), Evaristo de Morais (2019), Kabengele Munanga (2019), Marcos Francisco Alves (2012), José Antônio Dias de Abreu (2004), Laurentino Gomes (2019, 2021, 2022), among others, so as to answer to the problem questions and to base the matter addressed, verticalizing the analysis. In addition, as obtained results, it was noticed that the novel Ursula points out the abolition of slavery from the speech of the enslaved mentioning the voice, the history, the feelings, the emotions of the Black as a protagonist, this way, the Firminian text deconstructs stereotyped images of the enslaved black, detaching it from the idea of a mere object. Nevertheless, while Maria Firmina dos Reis writes with commitment and fights for the end of slavery in Brazil for humanitarian reasons, the abolitionism in the work The Executioner-Victims occurs in an inverted manner, Macedo ends up imprinting into slavery, for political and economic reasons, elements that make the slaveowners become the victims of the captive black. By means of the three stories in the book, the author constructs the image of the black as something demoniac, prevailing only negative stereotypes as to the Black, which permeated the nineteenth-century mentality. What can be observed, throughout the narrative, is the devaluation of the enslaved as a historical subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-10-03T17:43:18Z No. of bitstreams: 1 TATIANEDACONCEIÇÃOMARQUESSILVA.pdf: 888054 bytes, checksum: 6ba986b83962ab2cc23befdd2130b80f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-03T17:43:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TATIANEDACONCEIÇÃOMARQUESSILVA.pdf: 888054 bytes, checksum: 6ba986b83962ab2cc23befdd2130b80f (MD5) Previous issue date: 2023-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnegro;por
dc.subjectrepresentação;por
dc.subjectabolição;por
dc.subjectÚrsula;por
dc.subjectas vítimas-algozes.por
dc.subjectblack;eng
dc.subjectrepresentation;eng
dc.subjectabolition;eng
dc.subjectÚrsula;eng
dc.subjectthe executioner-victims.eng
dc.subject.cnpqLinguísticapor
dc.titleOs personagens negros na literatura brasileira oitocentista: representação do negro nas obras abolicionistas Úrsula, de Maria Firmina dos Reis e as vítimas-algozes, de Joaquim Manuel de Macedopor
dc.title.alternativeBlack characters in nineteenth-century Brazilian literature: the representation of black people in the abolitionist works Úrsula, by Maria Firmina dos Reis and as vítimas-algozes, by Joaquim Manuel de Macedoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANEDACONCEIÇÃOMARQUESSILVA.pdfDissertação de Mestrado867,24 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.