Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOELHO, Adriana Regina Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4243308652409327por
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Marize Helena de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121119695020091por
dc.contributor.referee1CAMPOS, Marize Helena de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121119695020091por
dc.contributor.referee2BARROS, Antônio Evaldo Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769por
dc.contributor.referee3SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855por
dc.date.accessioned2023-10-03T11:54:45Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationCOELHO, Adriana Regina Oliveira. Possibilidades e limites da aula oficina para o ensino-aprendizagem de história. 2022. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5002-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema as metodologias do ensino de História. Refletindo sobre a epistemologia do ensino e da aprendizagem de História. Mensurando como as metodologias ativas podem contribuir para uma aprendizagem histórica significativa, em oposição aos métodos tradicionalmente utilizados. Analisa as potencialidades e limites da aula oficina para o ensino e aprendizagem de História. Aponta o modelo de Aula Oficina como proposta metodológica que é de protagonismo do estudante e não da perspectiva da aula “catequética”. Analisa os impactos do uso de fontes históricas pelos estudantes e sugere modelos de aulas oficinas para os professores de História, utilizarem com as turmas do 7o ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, metodologicamente foram feitas pesquisas e reflexões bibliográficas do campo da História e da Educação. Por fim, apresentamos o produto, Caderno Pedagógico, que é um conjunto de Oficinas Históricas para serem aplicadas nas aulas de História para turmas do 7o ano do Ensino Fundamental II.por
dc.description.abstractThis work has as its theme the methodologies of history teaching. Reflecting on the epistemology of teaching and learning history. Measuring how active methodologies can contribute to meaningful historical learning, as opposed to traditionally used methods. Analyzes the potential and limits of the workshop class for the teaching and learning of History. It points out the model of the Workshop Classroom as a methodological proposal that is of student protagonism and not from the perspective of the "catechetical" class. It analyzes the impacts of the use of historical sources by the students and suggests models of workshop classes for History teachers to use with 7th grade classes of Elementary School II. To do so, methodologically, bibliographical research and reflections were done in the fields of History and Education. Finally, we present the product, the Pedagogical Notebook, which is a set of History Workshops to be applied in History classes for 7th grade classes of Elementary II.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-10-03T11:54:45Z No. of bitstreams: 1 AdrianaReginaOliveiraCoelho.pdf: 4928497 bytes, checksum: a38c74397310baf2aa7f56ee76af4f5c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-03T11:54:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaReginaOliveiraCoelho.pdf: 4928497 bytes, checksum: a38c74397310baf2aa7f56ee76af4f5c (MD5) Previous issue date: 2022-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectensino e aprendizagem em espaços não-formais;por
dc.subjectmétodos de ensino.por
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjectteaching and learning in non-formal spaces;eng
dc.subjectteaching methods.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titlePossibilidades e limites da aula oficina para o ensino-aprendizagem de históriapor
dc.title.alternativePossibilities and limits of the workshop class for teaching and learning historyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaReginaOliveiraCoelho.pdfDissertação de Mestrado4,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.