Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5002
Tipo do documento: Dissertação
Título: Possibilidades e limites da aula oficina para o ensino-aprendizagem de história
Título(s) alternativo(s): Possibilities and limits of the workshop class for teaching and learning history
Autor: COELHO, Adriana Regina Oliveira 
Primeiro orientador: CAMPOS, Marize Helena de
Primeiro membro da banca: CAMPOS, Marize Helena de
Segundo membro da banca: BARROS, Antônio Evaldo Almeida
Terceiro membro da banca: SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos
Resumo: Este trabalho tem como tema as metodologias do ensino de História. Refletindo sobre a epistemologia do ensino e da aprendizagem de História. Mensurando como as metodologias ativas podem contribuir para uma aprendizagem histórica significativa, em oposição aos métodos tradicionalmente utilizados. Analisa as potencialidades e limites da aula oficina para o ensino e aprendizagem de História. Aponta o modelo de Aula Oficina como proposta metodológica que é de protagonismo do estudante e não da perspectiva da aula “catequética”. Analisa os impactos do uso de fontes históricas pelos estudantes e sugere modelos de aulas oficinas para os professores de História, utilizarem com as turmas do 7o ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, metodologicamente foram feitas pesquisas e reflexões bibliográficas do campo da História e da Educação. Por fim, apresentamos o produto, Caderno Pedagógico, que é um conjunto de Oficinas Históricas para serem aplicadas nas aulas de História para turmas do 7o ano do Ensino Fundamental II.
Abstract: This work has as its theme the methodologies of history teaching. Reflecting on the epistemology of teaching and learning history. Measuring how active methodologies can contribute to meaningful historical learning, as opposed to traditionally used methods. Analyzes the potential and limits of the workshop class for the teaching and learning of History. It points out the model of the Workshop Classroom as a methodological proposal that is of student protagonism and not from the perspective of the "catechetical" class. It analyzes the impacts of the use of historical sources by the students and suggests models of workshop classes for History teachers to use with 7th grade classes of Elementary School II. To do so, methodologically, bibliographical research and reflections were done in the fields of History and Education. Finally, we present the product, the Pedagogical Notebook, which is a set of History Workshops to be applied in History classes for 7th grade classes of Elementary II.
Palavras-chave: ensino de história;
ensino e aprendizagem em espaços não-formais;
métodos de ensino.
history teaching;
teaching and learning in non-formal spaces;
teaching methods.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: COELHO, Adriana Regina Oliveira. Possibilidades e limites da aula oficina para o ensino-aprendizagem de história. 2022. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5002
Data de defesa: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaReginaOliveiraCoelho.pdfDissertação de Mestrado4,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.