Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4995
Tipo do documento: Dissertação
Título: INTEGRAÇÃO SENSORIAL EM INTERFACE COM PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA
Título(s) alternativo(s): SENSORY INTEGRATION IN INTERFACE WITH INCLUSION PROCESS OF CHILDREN WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER IN INSTITUTIONS CHILDHOOD EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF AÇAILANDIA-MA
Autor: REIS, Tereza Sabina Souza 
Primeiro orientador: SILVEIRA, Francisca Morais da
Primeiro membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Segundo membro da banca: LEAL, Carlos dos Santos
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Ilma dos Santos
Quarto membro da banca: ZAQUEU, Livia da Conceição Costa
Quinto membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Resumo: No autismo, os transtornos do processamento sensorial que compõe um dos critérios diagnósticos, trazem prejuízos significativos no desenvolvimento global desta população. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a interface entre integração sensorial e o processo de inclusão da criança com TEA em creche. Partindo desse ideal, estabeleceu-se um diálogo entre os campos da educação e da neurociência, em específico da Teoria de Integração Sensorial. Já que as dificuldades em planejar e executar práticas pedagógicas junto a essas crianças têm sido constantemente mencionadas em relatos dos professores. No delineamento metodológico optou-se pela pesquisa-ação e análise documental. Por meio da apreciação dos documentos, infere-se que a construção conceitual de deficiência e autismo, bem como a elaboração de políticas públicas e educacionais voltadas a essa população tem caminhado junto a mudanças de paradigmas vigentes em cada época, concomitante aos estudos científicos. Por outro lado, com a pesquisa-ação foi possível perceber a necessidade de aquisição e construção de conhecimento que os professores apresentam frente a inclusão escolar e ainda, que o aporte teórico oferecido pela teoria da integração sensorial é capaz de contribuir com a inclusão da criança com TEA. Portanto, os resultados foram significativos na mudança intencional da prática docente, induzida pelo processo investigativo da pesquisa-ação, as professoras foram instigadas à reflexão e criticidade de suas próprias práticas possibilitando-as ampliar o olhar e abrir-se às atitudes e experiências de seus alunos.
Abstract: In autism, sensory processing disorders that make up one of the diagnostic criteria bring significant damage to the overall development of this population. This research aimed to analyze the interface between sensory integration and the process of including children with ASD in day care. Based on this ideal, a dialogue was established between the fields of education and neuroscience, specifically the Sensory Integration Theory. Since the difficulties in planning and executing pedagogical practices with these children have been constantly mentioned in teachers' reports. In the methodological design, action research and document analysis were chosen. Through the analysis of the documents, it is inferred that the conceptual construction of disability and autism, as well as the elaboration of public and educational policies aimed at this population, has walked together with changes in paradigms in force at each time, concomitant with scientific studies. On the other hand, with action research, it was possible to perceive the need for acquisition and construction of knowledge that teachers present in relation to school inclusion and that the theoretical support offered by the theory of sensory integration is capable of contributing to the inclusion of the child. with TEA. Therefore, the results were significant in the intentional change in teaching practice, induced by the investigative process of action research, the teachers were instigated to reflect and criticize their own practices, allowing them to broaden their view and open up to the attitudes and experiences of their peers students.
Palavras-chave: Integração sensorial;
TEA;
Inclusão escolar
Sensory integration;
ASD;
School inclusion
Área(s) do CNPq: Psicologia Cognitiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: REIS, Tereza Sabina Souza. Integração sensorial em interface com processo de inclusão da criança com transtorno do espectro autista em instituições de educação infantil no município de Açailândia Ma. 2022. 110 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas- PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4995
Data de defesa: 12-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEREZA_SABINA.pdfDissertação de Mestrado2,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.