Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4986
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
Título(s) alternativo(s): The Theater of the Oppressed and the noisy performance: Aesthetic-political dimensions in the relationship between the event theatrical and spect-actresses and spect-actors
Autor: PRETTO, Sá de Moraes
Primeiro orientador: FONSECA, Michelle Nascimento Cabral
Primeiro membro da banca: FONSECA, Michelle Nascimento Cabral
Segundo membro da banca: TEJADA, Fabiane
Terceiro membro da banca: PANAMBY, Elton
Resumo: Esta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria entre espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na Coletiva Ruidosa Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos como objeto de estudo as performances relacionais de ambas as práticas cênicas e que contem com a atuação de espectadores como vetores criativos da ação cênica. A pesquisa tem como centro de reflexão a teoria sistematizada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal (2012), em seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, os estudos de Bárbara Santos (2019) e Dodi Leal (2019), que apresentam novas abordagens do TO e as experimentações cênico-performáticas desenvolvidas pela coletiva Ruidosa Alma no cenário da produção teatral e performática. A pesquisa pretende refletir sobre o potencial de práticas que abarquem a ação do espectador como elemento constituinte do fenômeno cênico colaborando para construção de uma cena ampliada e para outras compreensões sobre fazer teatral e o papel do espectador.
Abstract: This research aims to analyze how the processes of composition and co-authorship between spect-actresses/spect-actors and the theatrical and performative event in Coletiva Ruidosa Alma and Teatro do Oprimido take place. In this approach, we consider as an object of study the relational performances of both scenic practices and that rely on the performance of spectators as creative vectors of scenic action. The research focuses on the theory systematized by the Brazilian playwright Augusto Boal (2012), in his writings on the Theater of the Oppressed, the studies by Bárbara Santos (2019) and Dodi Leal (2019), which present new approaches to TO and the scenic-performative experiments developed by the collective Ruidosa Alma in the theater and performance production scenario. The research intends to reflect on the potential of practices that encompass the spectator's action as a constituent element of the scenic phenomenon, collaborating for the construction of an expanded scene and for other understandings about theater making and the role of the spectator.
Palavras-chave: teatro do oprimido;
Performance Ruidosa;
espect-ator;
espect-atriz;
estética autoral
theater of the oppressed;
Noisy Performance;
spect-actor;
spect-actress;
authorial aesthetics
Área(s) do CNPq: Interpretação Teatral
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: PRETTO, Sá de Moraes. O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores. 2023. 119 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4986
Data de defesa: 14-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdfDissertação de Mestrado13,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.