Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPRETTO, Sá de Moraes-
dc.contributor.advisor1FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee1FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee2TEJADA, Fabiane-
dc.contributor.referee3PANAMBY, Elton-
dc.date.accessioned2023-09-26T14:12:02Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.citationPRETTO, Sá de Moraes. O Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores. 2023. 119 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4986-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria entre espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na Coletiva Ruidosa Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos como objeto de estudo as performances relacionais de ambas as práticas cênicas e que contem com a atuação de espectadores como vetores criativos da ação cênica. A pesquisa tem como centro de reflexão a teoria sistematizada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal (2012), em seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, os estudos de Bárbara Santos (2019) e Dodi Leal (2019), que apresentam novas abordagens do TO e as experimentações cênico-performáticas desenvolvidas pela coletiva Ruidosa Alma no cenário da produção teatral e performática. A pesquisa pretende refletir sobre o potencial de práticas que abarquem a ação do espectador como elemento constituinte do fenômeno cênico colaborando para construção de uma cena ampliada e para outras compreensões sobre fazer teatral e o papel do espectador.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the processes of composition and co-authorship between spect-actresses/spect-actors and the theatrical and performative event in Coletiva Ruidosa Alma and Teatro do Oprimido take place. In this approach, we consider as an object of study the relational performances of both scenic practices and that rely on the performance of spectators as creative vectors of scenic action. The research focuses on the theory systematized by the Brazilian playwright Augusto Boal (2012), in his writings on the Theater of the Oppressed, the studies by Bárbara Santos (2019) and Dodi Leal (2019), which present new approaches to TO and the scenic-performative experiments developed by the collective Ruidosa Alma in the theater and performance production scenario. The research intends to reflect on the potential of practices that encompass the spectator's action as a constituent element of the scenic phenomenon, collaborating for the construction of an expanded scene and for other understandings about theater making and the role of the spectator.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-09-26T14:12:02Z No. of bitstreams: 1 FINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdf: 13369701 bytes, checksum: b7e4eff6f06fd3a4848660e0387d7b21 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T14:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdf: 13369701 bytes, checksum: b7e4eff6f06fd3a4848660e0387d7b21 (MD5) Previous issue date: 2023-04-14eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteatro do oprimido;por
dc.subjectPerformance Ruidosa;por
dc.subjectespect-ator;por
dc.subjectespect-atriz;por
dc.subjectestética autoralpor
dc.subjecttheater of the oppressed;eng
dc.subjectNoisy Performance;eng
dc.subjectspect-actor;eng
dc.subjectspect-actress;eng
dc.subjectauthorial aestheticseng
dc.subject.cnpqInterpretação Teatralpor
dc.titleO Teatro do Oprimido e a performance ruidosa: Dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atorespor
dc.title.alternativeThe Theater of the Oppressed and the noisy performance: Aesthetic-political dimensions in the relationship between the event theatrical and spect-actresses and spect-actorseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL_O_TEATRO_DO_OPRIMIDO_E_A_PERFORMANCE_RUIDOSA.docx__1_.pdfDissertação de Mestrado13,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.