Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4977
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso da realidade aumentada e o QR CODE com o auxílio do aplicativo AR CIRCUITS 4D PHYSICS como recurso didático para o ensino de Física: Uma sequência didática para circuitos elétricos |
Título(s) alternativo(s): | Use of augmented reality and QR CODE with the help of the AR CIRCUITS 4D PHYSICS application as a teaching resource for teaching Physics: A teaching sequence for electrical circuits |
Autor: | COELHO, Pedro Henrique Lindoso |
Primeiro orientador: | SILVA, Eder Nascimento |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Eder Nascimento |
Segundo membro da banca: | MOTA, Gunar Vingre da Silva |
Terceiro membro da banca: | OLIVEIRA, Antônio José Silva |
Resumo: | O grande avanço com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, junto com o uso de dispositivos móveis entre crianças e jovens, estão crescendo bastante no Brasil e principalmente em sala de aula. O uso de QR code nas salas de aula podem potencializar as aulas e auxiliar o professor de diversas maneiras, entre elas é a possibilidade de estender um tópico que foi ministrado em sala de aula em qualquer ambiente da preferência do aluno utilizando apenas cartões de QR code e um Smartphone. Nesta dissertação são apresentadas atividades aplicadas na montagem de circuitos elétricos por intermédio do aplicativo AR Circuits 4D physics, junto com os cartões de QR code como recurso didático para a melhoria do ensino aprendizagem de Física. A base teórica educacional do referido trabalho e aplicada de forma significativa é a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Sobre Produto Educacional desenvolvido neste trabalho e que acompanha esta dissertação, foi elaborado com o propósito de torná lo um material Potencialmente Significativo e consiste na montagem de circuitos elétricos na forma de sequência didática, usando a realidade aumentada com o uso smartphone e o aplicativo que podem ser utilizadas pelos professores do terceiro ano do Ensino Médio para analisarem e visualizarem por meio da realidade aumentada, a corrente elétrica que passa pelos dispositivos elétricos de circuitos, medir tenções elétricas, aplicação direta da lei de Ohm, à eletroeletrônica, magnetismo, acústica, óptica e mecânica e manipulações de outros elementos de circuitos elétricos. As montagens dos circuitos usando os cartões de QR code facilitam o processo ensino- aprendizagem por meio de estímulos à curiosidade do aluno, despertando o interesse desse aluno, pelo conteúdo ministrado, através da utilização da tecnologia informação e comunicação. |
Abstract: | The great advance with the use of Information and Communication Technologies, along with the use of mobile devices among children and young people, is growing a lot in Brazil and especially in the classroom. Using QR code in classrooms can enhance classes and assist the teacher in many ways, including extending a topic that was taught in the classroom to any student-preferred environment using only QR code cards and a smartphone. This dissertation presents activities applied in the assembly of electrical circuits through the AR Circuits 4D physics application, along with QR code cards as a didactic resource for the improvement of Physics learning teaching. The educational theoretical basis of this work and applied meaningfully is David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. About Educational Product developed in this work and accompanying this dissertation, was designed with the purpose of making it a Potentially Significant material and consists of the assembly of electrical circuits in the form of didactic sequence, using augmented reality with the use smartphone and the application that can be used by junior high school teachers to analyze and visualize through augmented reality, the electric current through circuit electrical devices, measuring electrical voltages, direct application of Ohm's law, electronics, magnetism, acoustics, optics and mechanics and manipulations of other electrical circuit elements . Circuit assemblies using QR code cards facilitate the teaching-learning process by stimulating student curiosity, arousing student interest in the content taught through the use of information and communication technology. |
Palavras-chave: | AR Circuits 4D Physics; Tecnologia da informação e comunicação; QR code; Ensino de Física; Aprendizagem significativa AR circuits 4D Physics; Information and Communication Technology; QR code; Physics Education; Meaningful learning |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | COELHO, Pedro Henrique Lindoso. Uso da realidade aumentada e o QR CODE com o auxílio do aplicativo AR CIRCUITS 4D PHYSICS como recurso didático para o ensino de Física: Uma sequência didática para circuitos elétricos. 2023. 131 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4977 |
Data de defesa: | 5-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro_Henrique_Lindoso_Coelho.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.